Uma enquete do Meu Timão diz muita coisa

Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

Uma enquete do Meu Timão diz muita coisa

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

13 mil visualizações 96 comentários Comunicar erro

Uma enquete do Meu Timão diz muita coisa

A ideia desse amistoso surgiu pelo resultado de uma enquete do Meu Timão

Foto: Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians

Após a queda de Tiago Nunes, fizemos uma enquete sobre quem a torcida gostaria que fosse o treinador do Corinthians. Menos de 24 horas depois, o link já atingia mais de 100 mil visualizações enquanto a enquete tinha mais de 15 mil votos, de corinthianos.

E isso diz muito. Diz tanto que vou contar outra história de uma enquete no site. Foi de setembro de 2013, antes do Corinthians estrear seu novo estádio.

Na época, estávamos na expectativa de qual seria o jogo inicial e fiz uma enquete sobre o tema no Meu Timão. Coloquei como opções Chelsea, Real Madrid, Barcelona e Corinthian-Casuals. Depois de quase 2 mil votos, Corinthian-Casuals foi a opção escolhida por 61% dos torcedores.

Enquete sobre o jogo inicial da Arena Corinthians (agora Neo Química Arena)

Meu Timão

O resultado foi compartilhado até em Londres, onde Chris Watney, diretor do clube imprimiu a enquete, colocou no vestiário do Casuals e decidiu: "vamos voltar para o Brasil". Chris mandou contato ao Meu Timão perguntando se nós o ajudaríamos. Respondi e salvei o e-mail dele. Também disse que sim, eu poderia o colocar em contato com o clube.

Ele veio para o Brasil meses depois com seu parceiro Jay Barrymore. Nos conhecemos e eu os levei no Parque São Jorge. Apesar do Corinthians acabar não fazendo um grande jogo inicial no estádio novo, o Timão gostou da ideia de um amistoso com a equipe inglesa, algo que não acontecia desde 2001.

A diretoria daqui já sabia que a opinião pública seria favorável, graças a enquete. Alexandre Ferreira, gerente de marketing do Corinthians na época, visitava o Meu Timão diariamente assim como a gestão atual deve fazer. Recentemente o vice-presidente Jorge Kalil disse, em entrevista no YouTube: "Eu leio o site todos os dias. Leio duas a três vezes por dia porque eles estão sempre atualizando".

Chris e eu nos tornamos amigos desde então. Ele e Jay passaram a ficar aqui em casa toda vez que precisaram vir para São Paulo para combinar detalhes do amistoso, que acabou acontecendo em 2015.

Em forma de agradecimento a tudo o que passamos juntos eles colocaram na camisa deles um "patrocínio" do Meu Timão, no que foi o primeiro treino aberto da Arena. A homenagem deles foi surpresa para mim. Fiquei tão emocionado que chorei quando vi e tirei essa foto do Chris.

Chris Watney com a camisa em homenagem ao Meu TImão, em janeiro de 2015

Chris Watney com a camisa em homenagem ao Meu TImão, em janeiro de 2015

Arquivo pessoal

A história disso e muito mais é contada no filme "Irmãos no futebol", dirigido pelo próprio Chris, disponível no Google Play. Em março de 2020 eles voltaram aqui para divulgar o filme. Ficaram aqui em casa. Tenho com o Chris uma amizade que espero levar para o resto da vida. Veio junto até o Jamie Byatt. Jamie sonhava em assistir um jogo do Timão. Embora ele tenha vestido a camisa do Corinthians por alguns minutos durante o amistoso, o inglês, hoje corinthiano, nunca havia visto o Timão jogar.

Eu, Chris Watney, Jamie Byatt e Rich Austin

Eu, Chris Watney, Jamie Byatt e Rich Austin

Arquivo pessoal

Apesar da visita, Jamie continua sem ver o Timão jogar, coitado. No final de semana que eles vieram para cá, explodiu a pandemia de Covid-19 no Brasil, cancelando o público nos estádios na última rodada do Paulistão antes da paralisação do campeonato.

A história do Corinthian-Casuals, em português, também estará disponível em breve num livro que o Meu Timão produziu durante a pausa no futebol pela pandemia, escrito pelo jornalista Tomás Rosolino com a participação do próprio Chris.

Tudo isso por conta de uma enquete em que vocês votaram em 2013.

Então, obrigado. A opinião de vocês vale muito.

Veja mais em: Neo Química Arena, Especiais do Meu Timão, Corinthian-Casuals e Técnicos do Corinthians.

Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?

x