A conta que parece não fechar

Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

A conta que parece não fechar

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

104 mil visualizações 134 comentários Comunicar erro

A conta que parece não fechar

Torcedores preocupados com as contas do estádio

Foto: Reprodução / Twitter

Talvez eu esteja enganado, estou longe de ser uma enciclopédia e acompanho futebol há relativamente pouco tempo (tenho "apenas" 32 anos, contra 105 do Corinthians), mas a impressão que tenho é que nunca perdemos tantos bons profissionais.

De um ano pra cá, se não esqueci ninguém foram: Fábio Santos, Petros, Guerrero, Sheik, Jadson, Renato Augusto, Gil, Malcom, Ralf, Vagner Love, Bruno Maziotti, Felipe, Tite e Edu Gaspar, Matheus Bachi e Cléber Xavier. E a impressão que dá é que a lista só não é maior porque o clube não recebeu mais ofertas. O pior é que nem caixa fizemos muito. Teve jogador titular saindo por U$1 milhão.

A situação preocupa, a bilheteria faz muita falta. Sem o dinheiro da torcida indo para o clube, o endividamento cresce ano após ano. O que também chama atenção é que o relatório de sustentabilidade de 2015 até hoje não foi apresentado.

As contas do estádio são um ponto de interrogação para todos nós já que os CIDs não vendem como imaginávamos e o Naming Rights está atrasado há anos, segundo a própria diretoria.

Isso com certeza afeta o futebol. O Corinthians não será o primeiro clube a construir um estádio e passar por dificuldades. O inglês Arsenal construiu o Emirates Stadium em 2006 e até hoje não ganhou mais nenhum título de grande expressão. O Timão impressionantemente fez diferente e conseguiu, em pouco tempo, se estruturar, montar uma equipe competitiva e conquistar o campeonato nacional. Nesse ponto, parabéns a todos, mas enquanto a conta não fechar, parece que a debandada continuará trazendo cada vez mais dificuldades para a próxima temporada.

É claro que há outros pontos que precisamos considerar para entender a saída de tantos corinthianos. A exposição do Corinthians na imprensa é sempre maior, fazendo o Timão um alvo muito mais tangível para o mercado exterior. Um título de campeão brasileiro também faz o mesmo papel. O assédio que os jogadores do Corinthians recebem de outros clubes imagino que seja maior do Brasil. Mas ponderando os dois lados (propostas x vendas), o que parece é que o clube vende para tentar equilibrar o orçamento anual.

Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 3667º

    Thiago 332 comentários

    por @thiago1982

    Meu caro Danilo,

    Mais do que as contas do clube não terem sido esclarecidas, o clube não apresentou as contas da Arena;

    Há temos venho desenvolvendo tópicos sobre a tal transparência propagada na gestão Sanchez pouco vista de tempos pra cá. Ninguém sabe o valor real da dívida do estádio, da dívida do clube com a união, dívidas trabalhistas, água, luz, telefone, manutenção da fazendinha e da Arena e demais contas que poderia montar um balanço;

    È preciso abrir a caixa de pandora da Arena, avaliar os contratos assinados e dívida real. Sem contar contratos com empresários, OMNI e base.

    Sem isso, nós torcedores ficaremos sem saber as reais condições em que andam as finanças do clube.

  • Foto do perfil de Samu

    Ranking: 41º

    Samu 12126 comentários

    por @samu.zlsp

    O problema é que perdemos receitas, na época do Rosemberg, chovia dinheiro, ele conseguia vender a imagem do clube, agora temos um presidente que é um vendedor, o que ele consegue fazer é isso, vender jogadores.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 167º

    Carlos 4009 comentários

    134º. por @cal.gatto

    Somos um dos clubes de futebol mais viáveis do pais. Que outro clube consegue ter média de público e renda como nós? Ao meu ver uma das soluções chama-se BASE. Essa vai nos ajudar com grandes vendas SEEEEE, uma hora, alguém corajoso e visionário o suficiente, se articular com as pessoas certas na hora certa e conseguir mudar a politica de participação de empresários nos jogadores da base. Dessa forma, todo ano teríamos revelações tanto para atuar como para vender e ajudar nas finanças, os CHOLORADOS faz isso muito bem.

  • Foto do perfil de JC

    Ranking: 159º

    Jc 4125 comentários

    133º. por @jc.penna

    E onde estão aqueles idiotas que defendiam Andrés Sanchez? Vão lá pagar o estádio do bolso agora!

  • Foto do perfil de JC

    Ranking: 159º

    Jc 4125 comentários

    132º. por @jc.penna

    A única saída é prender quem superfaturou o estádio e mandar devolver o dinheiro. Segundo passo: ter uma diretoria honesta e competente.

  • Foto do perfil de Edson

    Ranking: 597º

    Edson 1686 comentários

    131º. por @timaorn

    Pior não é perder jogadores... É lucrar pouquíssimos com as vendas. Qualquer primeira proposta já leva o jogador.
    E vai virar uma bola de neve impagável o estádio se não tiver time competitivo. A torcida vai deixar de ir e vai faltar dinheiro.

  • Foto do perfil de Adeildo

    Ranking: 20º

    Adeildo 19092 comentários

    130º. por @aadeildo

    É amigos de transparencias só o eslogan da chapa, o resto as núvens tapam e ninguém consegue ver, embora saíba o que acontece, como quase tudo que acontece neste País.

  • Foto do perfil de Juliocesar

    Ranking: 5443º

    Juliocesar 204 comentários

    129º. por @juliocesar.oliveira.

    O pior saiu todos esses jogadores não lucou nada não negociá logo o nome da arena e não tá conseguindo pagar

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 65º

    Thiago 7468 comentários

    128º. por @thiagopr

    Preferia um time mais competitivo do que um estádio, várias coisas estranhas acontecendo, o que vejo é que uma hora a Casa vai cair muitos vão ser desmascarados só espero que dessa vez o clube não pague o preço da incompetência, ou corrupção? Não se pode acusar sem provas mais é o que parece.

  • Foto do perfil de CLÁUDIO

    Ranking: 43º

    ClÁudio 11767 comentários

    127º. por @soucorinthians

    O planejamento da chapa RENOVAÇÃO/TRANSPARÊNCIA mais a imagem do FENÔMENO e sua participação nesse planejamento fizeram o CORINTHIANS virar gigante, e coincidentemente com sua saída a 'renovação/transparência' mostrou sua verdadeira cara e esta tratando de apequenar o CORINTHIANS e atolá-lo em dificuldades para dificultar a administração que os sucedera, pois demorarão anos para corrigir os 'erros' que herdarão. CORINTHIANS SEMPRE.

  • Foto do perfil de J.

    Ranking: 473º

    J. 2026 comentários

    126º. por @palencia

    No fundo somos um bando de idiotas, em vez de cobrar de forma mais forte a diretoria por essa caixa de pandora que ninguém sabe o que tem dentro, ficamos peitando treinador e jogadores toda vez que perdemos 1 jogo, perder ou ganhar faz parte da competição, fazer o dinheiro do clube sumir não, porque as T.Os não peitam a diretoria com a mesma intensidade que peitam os jogadores e que fazem protestos contra o ladrão da merenda?
    Será que estão com o rabo preso?
    No caso do Corinthians não é só a merenda que esta sumindo

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 2º

    Guilherme 42959 comentários

    125º. por @guilherme.teixeira.d

    E do jeito que tá a tendencia é entrar menos grana ainda, com um time mais ou menos que temos sem repor algumas peças que foram dadas bem dize de graça, vai ficar difícil a classificação para a Libertadores e a diminuição do FT pela falta de transparência. Essa diretoria juntamente com o Andrés esta matando o Corinthians aos poucos como um câncer