Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians confirma força da Fiel no Paulistão 2023; três jogos definirão local de
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Corinthians confirma força da Fiel no Paulistão 2023; três jogos definirão local de possivel semi

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

1.5 mil visualizações 14 comentários Comunicar erro

Corinthians confirma força da Fiel no Paulistão 2023; três jogos definirão local de possivel semi

Roger Guedes e a Fiel: o campo e a arquibancada jogam muito nesse Paulistão

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Passadas dez rodadas do Campeonato Paulista 2023, o Corinthians já tem classificação às quartas de final confirmada como líder do grupo C e fará a partida inicial da fase eliminatória na Neo Química Arena contra Ituano, São Bento ou Ferroviária, a ser decidido provavelmente apenas na última rodada da primeira fase.

Indepentemente do rival, o Timão certamente entrará como favorito a avançar às semifinais da competição, já que até o momento é o principal mandante do campeonato, com 13 pontos conquistados em 15 possíveis, ou seja, quatro vitórias e um empate em cinco jogos, com doze marcados e três sofridos.

O excelente desempenho do clube em sua casa contrasta, infelizmente, com o futebol praticado fora de casa. De aproveitamento de mais de 86% como mandante, o Timão tem como visitante apenas 33,3% dos pontos conquistados, isto é, cinco em 15 possíveis, com uma vitória, dois empates e duas derrotas, além de dois gols marcados e quatro sofridos. Dentre todos os classificados para a fase eliminatória do Paulistão, ninguém foi tão mal como o Corinthians fora de casa, que neste quesito sequer lideraria o seu próprio grupo.

Dito isto, as duas rodadas finais do Campeonato Paulista, a serem disputadas nos dois próximos finais de semana, serão fundamentais para que o clube busque uma melhor colocação geral na fase final, que garanta ao menos jogar as semifinais em seus domínios. Neste momento, o clube é o 4º colocado geral e teria que sair da Neo Química Arena em caso de enfrentamento contra Palmeiras, São Bernardo ou São Paulo, a frente na classificação.

Como o regulamento do Paulistão prevê o cruzamento entre melhor campanha contra quarta melhor e segunda contra terceira, há a tendência de que uma das semifinais seja realizada, pelo segundo ano consecutivo, por Corinthians e São Paulo. Caso o clube ultrapasse o rival nos dois últimos jogos ou ainda tire a diferença nas quartas-de-final (é possível caso um vença no tempo normal e o outro nos pênaltis), o Timão receberá o rival em sua casa, onde nunca perdeu em 16 jogos realizados.

Do contrário, caso avance até a semifinal, mas não ultrapasse o rival no somatório de pontos, terá que sair e jogar longe dos seus domínios, quando seu aproveitamento cai significativamente. A boa notícia é que, a se confirmar a partida contra o São Paulo, o jogo tende a ser disputado no Allianz Parque, (o Morumbi estará disponível para o show do Coldplay na mesma data), onde o Timão possui bom retrospecto, mesmo jogando sempre com torcida contra.

Ou seja, apesar de classificado, os dois últimos jogos, além das quartas, ainda valem para que o Timão confirme a semi ao lado da Fiel, na Neo Química Arena, onde tem se saído melhor.. É claro, no entanto, que para tudo isso acontecer, o clube precisa passar pelo rival das quartas de final, cuja definição possivelmente ficará apenas para a última rodada.

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Campeonato Paulista.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?