Venha fazer parte da KTO
x
Os raros 'tourinhos' que reforçam o Corinthians e podem 'dar asas' em 2021
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Os raros 'tourinhos' que reforçam o Corinthians e podem 'dar asas' em 2021

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

30 mil visualizações 97 comentários Comunicar erro

Os raros tourinhos que reforçam o Corinthians e podem dar asas em 2021

Observe na foto como Mandaca, à frente, tem pernas, braços e ombros mais fortes que Matheus Araújo

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Apesar de ser bem comum chamar de reforço qualquer novo jogador integrado a um elenco, ao pé da letra a palavra deveria caracterizar só aqueles que chegam com real potencial de agregar. É assim que vejo, hoje, principalmente quatro jovens recém-promovidos no Corinthians. É um quarteto que pode dar frutos em campo e no mercado da bola em 2021.

Se considerarmos a atual safra como a 2020/21, destaco os volantes Xavier, Roni e Mandaca e o atacante Gustavo Mantuan. São os "tourinhos" do Corinthians: casos raros de jogadores que sobem ao profissional do Corinthians em condição física de jogar partidas profissionais - mais parrudos que a média, menos franzinos, acima do "nível Pedrinho".

  • Mandaca é o caso mais recente. Impressionou diversos funcionários da base ano passado em seus primeiros meses pela força física, qualidade com a bola e inteligência na leitura de jogo.
  • Gustavo Mantuan é o caso mais promissor, muito em função da própria carência do elenco, que deve impulsionar sua escalação assim que liberado por médicos e preparadores físicos.
  • Roni, assim como Mandaca, tende a ganhar espaço numa posição ainda em aberto: a de um volante de infiltração. Função feita com perfeição por Elias e Paulinho na última década.
Roni, de 21 anos, batendo de frente com Otero, de 28, no treino do Corinthians

Roni, de 21 anos, batendo de frente com Otero, de 28, no treino do Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

  • Xavier é quem tem menos perspectiva de jogar uma vez que Gabriel seja titular absoluto. Não me espantaria em algum período dos próximos meses engatar uma sequência pontual jogando para ser exibido e vendido igual aconteceu ano passado com Carlos Augusto.

Há outros exemplos de jogadores jovens com força física elogiável entre os que recentemente treinaram entre os profissionais. O zagueiro Raul Gustavo e o lateral-esquerdo Guilherme Biro são bons exemplos, mas acho cedo para considerá-los reforços.

  • Raul Gustavo, apesar dos quase 22 anos já, tem grande concorrência pela frente ainda: Gil, Jemerson, Bruno Méndez, João Victor, Danilo Avelar e Léo Santos só no elenco profissional.
  • Biro, por sua vez, de apenas 16 anos, vê Fábio Santos e Lucas Piton naturalmente à frente e tem ainda uma concorrência de base com nomes do Sub-20 como Reginaldo e Lucas Pires.

Olho nesses dois também, claro. Mas calma também.

Aos demais que formam a maioria dos jovens que começam a ganhar chances no dia a dia profissional, resta pegar firme nos trabalhos físicos e na alimentação. Do contrário, a torcida demorará pra ver talentosos jogadores como Gabriel Pereira, Matheus Araújo, Vitinho, Ruan Oliveira, Adson, Cauê e o próprio Rodrigo Varanda em condições de ganhar sequências de alto nível.

E mais: olha a diferença entre Gabriel Pereira, do Corinthians, e Ferreirinha, do Grêmio

Veja mais em: Base do Corinthians, Gabriel Pereira, Cauê, Luis Mandaca, Xavier, Roni, Mercado da bola, Gustavo Mantuan e Vagner Mancini.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?