O que representa a Arena Corinthians para você?

Mayara Munhoz

Editora do Meu Timão. Vive Corinthians 24 horas por dia.

ver detalhes

O que representa a Arena Corinthians para você?

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

3.2 mil visualizações 73 comentários Comunicar erro

O que representa a Arena Corinthians para você?

Arena Corinthians completa 5 anos nesta sexta

Foto: Bruno Teixeira Rolo / Instagram

Minha história com a Arena Corinthians começou muito antes do dia 10 de maio de 2014 - nessa sexta-feira, completa cinco anos da inauguração do estádio.

Em 2011, quando eu trabalhava no LANCE!, fiz uma viagem de trem ao lado de Ronaldo, Andrés Sanchez, Geraldo Alckmin, então governador de São Paulo, e Gilberto Kassab, o prefeito da cidade na época. Chegamos em um terreno enorme, repleto de operários. No mesmo dia, foi inaugurado um relógio com a contagem regressiva para a Copa do Mundo: 1000 dias.

Em 2013, fiz a cobertura de um churrasco dos operários, no Dia do Trabalho. Muita festa, com direito até a presença das taças da Libertadores e do Mundial, e uma obra que ainda parecia longe de estar terminada - apesar de já ter 71% concluído na época.

Meses depois, no mesmo ano, fui convidada para o show da Ivete Sangalo na Arena Corinthians em comemoração dos 103 anos do clube. Com cerca de 90% das obras prontas, essa foi a primeira vez que realmente vi as partes mais modernas, como o mármore e os banheiros do estádio.

Ausente um pouco desse lado do jornalismo, não estive na inauguração e nem nos primeiros jogos do estádio. Depois, porém, entrei no Meu Timão em janeiro de 2015 e fui em todos os jogos na Arena do ano. No início, o setor da imprensa ainda não estava pronto, depois foi inaugurado lá no alto, no décimo andar.

Hoje já não faço mais a cobertura in loco de todos os jogos, fico mais com a parte de edição. Mas semana passada, contra a Chapecoense, fui ver o jogo e levar meu namorado para conhecer o estádio. Ele nunca tinha ido. E ficou impressionado com o que viu!

Mas, além do mármore, da arquitetura, dos banheiros e tudo mais, a Arena Corinthians é o torcedor alvinegro. Podia não ter nada disso que citei agora e seria incrivelmente tão linda. Só é preciso que todos cantem nas arquibancadas empurrando o Timão por 90 minutos. Isso é a casa do Corinthians. É isso que, para mim, faz a Arena ser tão incrível!

E já que estamos falando de um clube de todos, não vou ser egoísta e fazer dessa coluna um relato só meu sobre a Arena Corinthians. Pedi para todos os meus colegas de Meu Timão dizerem o que significa/representa a Arena Corinthians para eles. Compartilho com vocês abaixo:

Lucas Faraldo

"Como torcedor, a Arena Corinthians significa o estádio que tanto sonhamos para nosso Timão - com um bônus: localizado no coração alvinegro de São Paulo, a Zona Leste. Ainda que ostentando muita porcaria desnecessária como os tais banheiros de mármore, o estádio e seu entorno são espécie de segunda casa para quem tem o Corinthians como principal refúgio.

Já como jornalista, vejo a Arena Corinthians como uma alarmante caixa preta. Não há transparência alguma em relação aos dados financeiros da construção e do pagamento do estádio, levantando possibilidade para as mais diversas teorias conspiratórias (ou não tão conspiratórias) acerca de ilegalidades por trás das obras da Odebrecht.

Nesta sexta-feira mesmo, aniversário de cinco anos da inauguração da Arena, uma espécie de contrapartida à construção do estádio foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo: registros de supostos pagamentos de caixa 2 da construtora aos corinthianos Andrés Sanchez e André Negão (R$ 3 milhões numa planilha de propinas da Odebrecht num universo de mais de R$ 1 bilhão de estimativa de custos com a Arena)".

Ana Paula Araújo

"A Arena Corinthians é, para mim, a maior expressão de amor do clube pela torcida. Enquanto o torcedor traz o Corinthians dentro do coração, o Corinthians traz o torcedor na Arena. Um lugar para chamar de lar. Uma forma de respeito a essa horda gigantesca de fiéis que acompanham o clube em qualquer lugar do mundo. Há anos, era devido à essa massa um estádio que se equiparasse a grandiosidade do Timão".

Danilo Augusto

"A Arena Corinthians foi um símbolo de uma nova fase. Se isso é bom ou não, cada um tem sua resposta. Vou tentar dar a minha. O estádio fica bem mais longe para mim que o Pacaembu. Bem mais caro também. Mas bem melhor. Assisti a um jogo ontem no Pacaembu, do feminino do Corinthians. Achei o campo tão longe, escuro. Já na Arena Corinthians, a proximidade com os atletas é mais cativante. Gosto disso. O único defeito da construção foi ter exagerado nos luxos, como mármores, led no espelho, etc. Vai demorar décadas para pagar o investimento".

Julia Raya

"A Arena Corinthians é como uma segunda casa. Não pela frequência em que eu estou lá, mas pelo sentimento mesmo. É um lugar que me deixa imensamente feliz, do portão para dentro eu esqueço dos problemas, só quero cantar e apoiar o time durante todo o jogo.
Só quem conhece sabe o quanto é incrível a Casa do Povo".

Otávio Ariano

"Para mim, a Arena Corinthians representou a consolidação de uma nova era no Corinthians. Um sonho realizado, algo que honrou a memória de tanta gente que almejou que o Corinthians tivesse um estádio que estivesse a altura da Fiel".

Rafael Bianco

"A Arena Corinthians entrou na minha vida na mesma época em que muitas outras experiências, sendo inaugurada no mesmo ano que eu ia para o Ensino Médio, em 2014.
Significando para todos os torcedores corinthianos enfim um lugar para chamar de seu, o estádio alvinegro chegou de maneira imponente e a sua arquitetura surpreende sempre que você a visita. Acima de tudo, no entanto, a Arena apresenta um local onde o time sempre joga de modo mais interessante e é nitidamente motivado pela torcida, que canta durante os 90 minutos de maneira interrupta. O estádio também representa a coroação de uma fase surpreendente e super vitoriosa do Corinthians, com início na reconstrução após a queda para a segunda divisão e um recomeço da equipe. Mesmo não sendo frequentador assíduo e ainda sentindo falta do Pacaembu, sou apaixonado pela Arena em Itaquera e todo o significado que ela impõe ao torcedor corinthiano".

Sarah Tonon

"Eu cresci frequentando a Fazendinha e o Pacaembu, lugares onde eu me sentia e me sinto em casa até hoje. Lugares que são a cara do Corinthians, que fazem parte da nossa essência. A Arena Corinthians eu também frequentei desde o início, vi o terreno sendo preparado e sempre que passava por ali, ficava imaginando como seria... fantasiando títulos e conquistas por ali. Até fiz parte da obra! Martelei umas partes da construção e instalei uma das cadeiras do Setor Leste. Me dá uma sensação diferente de pertencimento. A primeira vez que vi um jogo na Arena, caí em lágrimas e nem sei te descrever o que eu senti. E o que sinto até hoje toda vez que passo meu Fiel Torcedor pela catraca e entro no estádio. A Arena, pra mim, tem um significado, além de tudo, de amor. Foi lá que conheci meu namorado, em 2015, e fazemos de tudo pra estarmos lá em todo jogo juntos... é tipo um ritual nosso, sabe?
Estar na Arena Corinthians é algo surreal, toda vez uma sensação e um descobrimento novo, juro. Até hoje eu choro quando o time entra em campo na Arena, um choro de alegria misturado com emoção e loucura... Mas isso acho que tem mais relação com o que é ser Corinthians do que a Arena em si. Se a Fazendinha e o Pacaembu são a nossa cara e nossa essência, a Arena pode ser o nosso coração. A Arena pulsa Corinthians e, por ela, passam todas as nossas histórias vividas em outras casas. A Arena é o nosso coração, é um lugar pra guardar e manter viva a nossa história e nossa essência. Um lugar pra chamarmos oficialmente de nosso, porque 'extraoficialmente' temos vários!"

Vitor Chicarolli

"A Arena Corinthians é um lugar muito simbólico para mim, além de especial. Foi lá onde mais me emocionei nos últimos anos, seja por alguma grande vitoria ou até mesmo em caso de derrotas. Depois de passar toda a infância vendo meu time jogar no Pacaembu ou Morumbi, ver a Fiel entoando seus cantos em Itaquera não tem preço. Só aqueles que passaram por isso podem ter a real dimensão disso. Meu avô faleceu há dois anos e o sonho dele era conhecer a nossa casa, mas, infelizmente, por questões de saúde isso não foi possível. Hoje, sempre que entro no estádio sinto uma ligação muito forte a ele. É lá onde tenho a oportunidade de reencontrar familiares e amigos. Sem dúvidas, é o lugar que mais frequento no estado de São Paulo".

Andrew Sousa

"Sonho. A cada jogo que assisto pela televisão, me imagino conhecendo minha segunda casa. Foram anos de espera pelo estádio e agora conto os dias pra ver de perto este sonho que virou realidade".

Rodrigo Vessoni

"Arena Corinthians se tornou a casa do torcedor, além de um território hostil para os adversários. O torcedor do Corinthians vai a Itaquera com a certeza de que vai dar certo. E o torcedor rival vai a mesma Itaquera achando que não vai dá. Isso é ser mandante, isso é se sentir em casa. E a Arena Corinthians é exatamente isso há cinco anos. Não é por acaso que o Corinthians a cada 10 jogos, ganha 7, empata 2 e perde apenas 1"

Victor Gomes

“A Arena Corinthians é muito especial, não sei explicar, é uma alegria imensa cada vez que eu entro lá, é uma sensação diferente de tudo! A garra, fé e paixão representa muito aquele estádio. E outra, pra gente que mora na Zona Leste, próximo ao estádio, foi um motivo de aproximação do clube, parece que a gente vive realmente cada jogo do Corinthians aqui em Itaquera, seja qual for a importância da partida. É muito diferente, cara!”

E para você, torcedor, o que a Arena Corinthians representa?

Veja mais em: Arena Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Editora do Meu Timão. Acompanha tudo que acontece no Corinthians, 24 horas por dia, há mais de dois anos e meio. Escreve mais com o coração do que com a razão.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?