Venha fazer parte da KTO
x
Salve o Corinthians, torne-se sócio!
Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

ver detalhes

Salve o Corinthians, torne-se sócio!

Coluna do Rafael Castilho

Opinião de Rafael Castilho

3.7 mil visualizações 63 comentários Comunicar erro

Salve o Corinthians, torne-se sócio!

Rachaduras na nova camisa do Corinthians

Foto: Reprodução/Internet

Antes de qualquer outro argumento, quero destacar que são fundamentais todas as inciativas que defendam o aumento do eleitorado apto a votar e ser votado no Sport Club Corinthians Paulista.

Existe um movimento que cresce a cada dia que defende o voto do Fiel Torcedor. Merece o apoio e entusiasmo de todas as forças interessadas na ampliação do caráter democrático do nosso amado clube.

Portanto, a mensagem que trago aqui não exclui de forma alguma o conjunto de ações que se desenvolvem visando uma verdadeira transformação no Corinthians.

Nosso desafio é, antes de qualquer coisa, político. Não adianta mais tampar o sol com a peneira. Passaremos semanas, meses e anos criticando técnicos, jogadores, esquemas táticos, mas jamais teremos uma transformação efetiva e sustentável sem uma profunda reforma política no Corinthians.

Quero também dizer que não considero “mais corinthiano” o torcedor que tem uma carteirinha, um cartão de crédito com o nome do time, produtos licenciados dos patrocinadores. Mais vale uma camisa rabiscada com carvão, como vi certa vez no corpo de um morador de rua apaixonado pelo Corinthians, do que qualquer outro bem de consumo que transforma o Corinthians numa mera grife.

Reconheço também a terrível crise econômica e social que vivemos no Brasil. É muito difícil para mulheres e homens corinthianos proverem hoje seu sustento, quanto mais pagar a mensalidade de um clube ou de um programa de sócio torcedor.

O Corinthians não é matéria. Não é marca. O Corinthians paira no ar e existe no sentimento de todos aqueles que fazem de sua vida uma continuação daquele clube que aprendemos a amar. Um Corinthians humilde, justo, merecedor, virtuoso. Um Corinthians que nos inspira a defende-lo em qualquer circunstância, mesmo quando estamos em inferioridade desportiva. Queremos um time que seja o espelho de nossa alma. Que viva o jogo como a gente joga a vida da gente.

Dito isso, quero fazer um apelo aos corinthianos e corinthianas que tenham um mínimo de condição nesse momento. Sejam sócios do Sport Club Corinthians Paulista. Se for possível, se não trouxer consequências danosas para a vida de seus familiares em termos financeiros. O Corinthians precisa urgente de pessoas que doem um pouco mais de si para a participação política e tragam suas experiências de vida em favor desse clube formado pelo nosso povo trabalhador e humilde. É preciso refundar o Corinthians!

Abro mão, nesse momento, de destacar as belezas e o romantismo de viver a vida nas alamedas do Parque São Jorge. Dos atrativos que o clube certamente tem. Não vou falar da nossa igrejinha, da nossa biquinha, do que é ter sua família crescendo no nosso solo sagrado.

Falo aqui do nosso dever cívico! É preciso salvar o Corinthians. Precisamos de pessoas apaixonadas que queiram dar de si para a nossa instituição. Pessoas que do Corinthians não queiram nada, mas que estejam em condições de efetivamente reconstruir o clube que nasceu do sonho de irmãos e irmãs que se levantaram eu seu nome, Corinthians!

Como eu disse, não é uma carteirinha que faz um corinthiano. Mas isso não muda o fato de que será a efetiva participação política que resgatará nosso clube.

Aqueles que porventura não estiverem em condições de se associarem, para votar ou ser votado, junte-se em coletivos de apoio. Existem várias iniciativas dos torcedores nesse sentido.

Reconheço que o voto do Fiel Torcedor é uma bandeira justa e efetiva!

Mas olho também para o que ocorre no Parque São Jorge. Dependemos hoje do esforço e abnegação de poucas pessoas que remam contra tudo e contra todos. Fazendo uma análise política primária, percebe-se a dificuldade de que isso seja aprovado numa reforma de estatuto.

Dessa forma, chamo a atenção dos torcedores, justamente indignados, que não são todos os conselheiros ou associados que estão de braços cruzados. Colocar todo mundo no mesmo saco, além de ser injusto, pode inibir o esforço de mobilização de todas as forças que se engajam pela transformação do Corinthians.

Essa semana foi formada a comissão de reforma. Praticamente todos os indicados foram escolhidos a dedo por quem hoje está no poder.

Sem prejuízo da bandeira de voto do Fiel Torcedor, a qual como Conselheiro Trienal eleito, me comprometo a apoiar, é preciso urgentemente uma reforma política que faça com que o Corinthians supere esse curral eleitoral que se tornou o Parque São Jorge. Pouco mais de mil pessoas escolhem um presidente para representar milhões de espíritos alvinegros.

Particularmente, discordo inclusive do conceito de Sócio Torcedor. Para mim, todos deveriam ser incorporados como efetivos sócios do Corinthians. A noção de sócio torcedor, parte de uma ideologia, a meu ver detestável, de que lugar de torcedor é só no estádio apoiando.

O Corinthians já nasce dessa necessidade de representação do nosso povo. Já nasce pela transpiração da identidade da nossa gente. O Corinthiano não nasceu apenas para torcer. Nasceu também para reivindicar, fiscalizar, querer o melhor para seu clube que, repito, não é uma sigla, uma grife, uma marca. É a razão da nossa existência.

Olhando para o estatuto do Corinthians, parece-me que a tarefa inicial, que não anula as outras que estão por vir, é uma associação em massa de torcedores.

Protestos sempre fizeram parte da nossa história. Muitas vezes (não foram poucas) mudaram o destino da nossa história. Porém, permitam-me dizer, sem nenhuma ironia. Nada pode incomodar mais os poderosos do que o povo estar lá, de igual para igual, sendo igualmente dono ou dona do Corinthians como sócio patrimonial.

Ah, antes de concluir. Vocês sabem que hoje as mulheres são maioria na nossa torcida. O Corinthians é o clube das maiorias numéricas, mas é também o clube das minorias em termos de representação na sociedade. Quantas coringonas têm levado essa instituição nas costas? Quantas mães solos levam seus filhos ao estádio e não deixam morrer nossa tradição? Temos associadas e conselheiras que participam efetivamente da vida do clube.

Sabem quantas mulheres foram “indicadas” para a comissão de reforma de um estatuto que deveria ser mais democrático? NENHUMA.

Nunca vivemos dias tão difíceis. O Corinthians, que é o clube mais brasileiro, padece e apresentam-se cenários terríveis.

Mas digo para vocês com toda certeza. É preciso confiar na torcida corinthiana. Vamos pegar esse clube pelas mãos.

Direito ao voto do Fiel Torcedor! Direito ao sócio do Corinthians para que tenha as mesmas vantagens do Fiel Torcedor. Inovação nos programas de associação. Sub sedes regionais do SCCP. Programas para participação de torcedores que residem em outros estados ou em outros países. Popularização do Parque São Jorge.

Viva a Cidadania Corinthiana!

A Democracia está nas nossas veias!

Vai Corinthians!

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Castilho

Por Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

O que você achou do post do Rafael Castilho?

  • Comentários mais curtidos

    FLORENTINO
    Foto do perfil de FLORENTINO

    Florentino 87 comentários

    @jhonatan.pacheco1 em

    Tu acha mesmo que um conselho presidido por nada mais nada menos que André negão vai votar a favor do estatuto que vai permitir o fiel torcedor a votar e dar a chance da gente mudar as coisas? Sendo sincero amigo você pode esperar sentado...

  • Rod
    Foto do perfil de Rod

    Ranking: 679º

    Rod 2499 comentários

    @john.t em

    Rafael Castilho, boa tarde. Tenho algumas dúvidas, mas não sei se você saberia responder, mas vamos lá:
    - quanto custa virar sócio do clube num plano individual?
    - quanto tempo de associado pra virar conselheiro?
    - quais tipos de conselhos existem?
    - quais os requisitos pra alterar o estatuto, na íntegra ou apenas cláusulas?
    - existe uma data estabelecida pra pautar alteração do estatuto anualmente?
    - um sócio não conselheiro tem qual competência em relação a alteração do estatuto?
    - um sócio comum pode participar de uma comissão de reforma?
    - qual o critério na escolha dos membros de uma comissão de reforma?
    - quais os critérios para aprovar o projeto da comissão de reforma?
    - quais os critérios de o projeto de reforma ser colocada em pleito, e quem teria direito em votar na tal reforma do estatuto?

    Acho que é isso, são muitas dúvidas, perdão pela curiosidade. Abraço!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Locatelli
    Foto do perfil de Locatelli

    Ranking: 459º

    Locatelli 3404 comentários

    63º. @locatelli em

    Eu não gasto 1 real pra virar sócio com essa diretoria bandid4 no comando do Corinthians.

    E nem com camisa eu gasto mais, já que a Nike e o nosso Marketing só vem lançando camisas horríveis. Pqp

  • Leandro
    Foto do perfil de Leandro

    Leandro 72 comentários

    62º. @leandro.ruiz em

    Só que esses vagabundos desenharam tão bem o estatuto, que mesmo você se tornando sócio hoje só tem direito a voto depois de alguns anos.

  • Fernando Zemetek
    Foto do perfil de Fernando Zemetek

    Ranking: 39º

    Fernando 19637 comentários

    61º. @fernando.zemetek1 em

    Entendi o objetivo do post.
    Mas achei MT longo...

  • Paulo
    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 6783º

    Paulo 284 comentários

    60º. @paulo.silva44 em

    Parece matéria paga...nos poupem dessa utopia...volte para realidade...

  • Paulo
    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 6783º

    Paulo 284 comentários

    59º. @paulo.silva44 em

    Respeito seus argumentos...mas enquanto estiver essa corja...na diretoria e no clube social...jamais serei sócio torcedor ou social...meu dinheiro tem valor...