Venha fazer parte da KTO
x
Uniformes do Timão remetem ao DNA do Clube
Roberto Gomes Zanin

Jornalista, diretor da RZ Assessoria, Bicampeão do mundo. Não sou ligado a nenhuma corrente política do clube. Quero apenas o melhor para o Timão. Discorde à vontade, mas com o respeito aos irmãos

ver detalhes

Uniformes do Timão remetem ao DNA do Clube

5.9 mil visualizações 91 comentários Comunicar erro

Uniformes do Timão remetem ao DNA do Clube

Camisa em homenagem à democracia corinthiana. Movimento ocorreu 16 anos antes de Pedrinho nascer

Foto: Divulgação Nike

Quem me dá a honra de acompanhar o que escrevo, sabe que meu saudoso pai era palmeirense.

Mas o Corinthians me escolheu. E um dos dias mais marcantes da minha vida foi quando ganhei meu primeiro manto alvinegro.

Era a camisa número dois, preta. E com que orgulho eu a envergava. Era o próprio super-homem. Sei lá, me sentia um daqueles deuses da raça que arregimentavam 120 mil almas para vê-los ganhar de adversários com mais craques, mas com muito menos gana.

Foi com aquela camisa que vi Ruço e Geraldão, em 76, decretarem nossa vitória contra o super time do Inter de Falcão (que faria um golaço, o de honra deles, naquele jogo).

Minhas camisas sempre foram sem marca e não havia pirataria.

Naquela época, a oficial era da Athleta. Tive uma usada por Ademir Gonçalves, contra a Portuguesa, na semifinal do Paulista de 77. Não usei por que era grande para um garoto de 10 anos.

E assim foram se seguindo minhas camisas, sem grife. Apenas com o principal: o glorioso escudo do Sport Club Corinthians Paulista.

Minha primeira camisa oficial foi comprada em 89. Número 10, com o escudeto da FPF, alusivo ao inesquecível título paulista de 88.

Depois vieram as da marca “Finta”. Com o enorme patrocínio da Kalunga, gola preta e botão. Com ela comemorei o primeiro Brasileirão.

Mais tarde, uma camisa que me marcou muito foi a de 96, da Pênalti, desenhada pelo estilista francês Ted Lapidus. Tenho uma branca. Se você não lembra do modelo, dê um Google e vai achá-la.

Gostei muito dos modelos do Mundial de 2000, da Topper, sempre respeitando a tradição do preto e branco.

O ano de 2003 marcou a chegada da Nike. A primeira camisa era bem legal. Depois vieram alguns modelos diferentes, como a cinza de 2004, até que em 2008, veio o divisor de águas.

A camisa roxa, em plena série B, foi um sucesso de vendas e inaugurou as terceiras camisas, com cores diferentes.

O que acho interessante é que todas têm um motivo. A bordô, uma das mais bonitas, foi concebida para relembrar a partida em que homenageamos o Torino, cujos jogadores morreram em tragico acidente aéreo ; a azul, de 2012, muito bonita, resgata a partida que fizemos representando a seleção brasileira contra o Arsenal; a laranja reverencia nosso Terrão, que viu nascer tantos craques.

As camisas atuais também têm uma bela história que as justifica: a branca, em homenagem à Democracia Corinthiana e preta, remete ao histórico de lutas do clube. De acordo com o release (texto de divulgação) da Nike, “muito mais do que uma camisa de futebol, o novo uniforme principal representa um período de empoderamento dos jogadores e funcionários do clube para participarem das decisões dentro e fora de campo. Durante a Democracia Corinthiana, a voz de um era a voz de todos.”

Já a segunda camisa consagra a rica trajetória de garra travadas pelo time, com uma estampa mais moderna que relembra o concreto da cidade de São Paulo e a origem de luta do clube. O manto traz a inscrição “NÃO PARA DE LUTAR”, reforçando o grito entoado por milhões de vozes em todo jogo do Corinthians.

Como comunicólogo, defendo que o clube deve transmitir seu DNA. E o uniforme do Timão faz isso. Não se trata apenas de “bolar” um design, mas de colocar no pano um pouco de nossa história.

Veja mais em: Camisa do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Roberto Gomes Zanin

Por Roberto Gomes Zanin

Jornalista, diretor da RZ Assessoria de imprensa, bicampeão do mundo. Não sou ligado a nenhuma corrente política do clube. Quero apenas o melhor para o Timão. Discorde à vontade, mas com o respeito.

O que você achou do post do Roberto Zanin?