O momento é de preocupação, mas sem caça às bruxas

Roberto Gomes Zanin

Jornalista, diretor da RZ Assessoria, Bicampeão do mundo. Não sou ligado a nenhuma corrente política do clube. Quero apenas o melhor para o Timão. Discorde à vontade, mas com o respeito aos irmãos

ver detalhes

O momento é de preocupação, mas sem caça às bruxas

O momento é de preocupação, mas sem caça às bruxas

Fagner é um dos que estão em má fase

Foto: Agência Corinthians

Amigos e Amigas Fieis:

Antes de falar sobre o Timão, vou desentalar um sapo que está na minha garganta.

É insuportável acompanhar um campeonato que é interrompido a toda hora por causa da Seleção.

Ok, você pode dizer: “Zanin, vocês são engraçados. Quando o time joga desfalcado por causa da Seleção, vocês reclamam. Quando o campeonato para, também reclamam".

Pois é. Mas é um parto. O time vinha embalado e teve que ficar duas semanas sem jogar.

Perdeu o ritmo. Depois para de novo e o bom futebol não voltou.

Mas falemos do time.

Acompanhado os leitores do Meu Timão que se manifestam no Fórum, vejo um certo exagero nas críticas ao time e ao treinador.

Menos, pessoal. Menos. Chamar o Carille de burro, de paneleiro, execrar jogadores que vivem má fase, não me parece sensato. Por outro lado, não podemos enfiar a cabeça na terra, como avestruz. Os problemas da equipe do segundo turno são nítidos.

Salta os olhos a má fase de vários jogadores que foram destaque no Paulistão e no Primeiro Turno do Brasileiro.

Destaco Fagner (Seleção subiu à cabeça?), Pablo (depois que percebeu que não vai ficar, curiosamente, vive contundido), Arana (contusão mal curada ou excesso de “amores”?), Maycon (não marca e não cria), Rodriguinho (com as pernas pesadas e raciocínio lento), Jadson (não recuperou o bom futebol depois das fraturas nas costelas. Faz tempo...), Romero (parece que as convocações e titularidade na seleção do Paraguai fizeram ele “se achar” mais do que realmente é).

Puxa, Zanin, mas você acabou de falar que não devemos execrar os jogadores e corneta os caras?

Calma. Apenas constato que vivem má fase e, observando o pique e a forma física do tome como um todo, percebo que o time está mais lento e pesado do que estava no primeiro turno.

Analisemos as partidas do segundo turno.

Fomos dominados pelo Vitória; ganhamos jogando mal contra a Chape e perdemos para o lanterna na Arena.

Alguns bons resultados vieram porque, apesar dos problemas, esse time tem uma virtude. Ele se recusa a perder.

Foi assim contra o SPFC, contra o Cruzeiro, contra o Vasco e, inclusive, contra o Coritiba. Lembrem que o jogo estava enroscado até metade do segundo tempo.

Além disso, a acomodação sempre espreita o time quando a vantagem de pontos fica maior.

Foi assim durante todo o campeonato. Contra o Bahia, a equipe parecia satisfeita com o empate, em vez de ambicionar uma vitória, que deixaria a equipe 13 pontos à frente do Santos, pressionando o time praiano.

A fotografia que tiro do time hoje é a de uma equipe esgotada física e tecnicamente. Comparo o Corinthians a um corredor de maratona que disparou na frente, tem um terço do percurso a percorrer e começa a sentir o cansaço do caminho. Espero que consiga administrar a vantagem até romper a fita de chegada.

Ou, melhor ainda, que o incentivo da torcida e o brilho da taça sirvam como doping do bem para que a equipe se supere.

E vejamos o lado bom. Se eu dissesse, antes do campeonato, que o Corinthians, faltando dez rodadas para o final, estaria sete pontos à frente do segundo colocado, você acreditaria?

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Coluna do Roberto Gomes Zanin

Por Roberto Gomes Zanin

Jornalista, diretor da RZ Assessoria, Bicampeão do mundo. Não sou ligado a nenhuma corrente política do clube. Quero apenas o melhor para o Timão. Discorde à vontade, mas com o respeito aos irmãos

O que você achou do post do Roberto Zanin?

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Edson

    Ranking: 5225º

    Edson 118 comentários

    por @edson.jose.de.freita

    Burro é quem chama o Carille de burro...tirem ele e coloquem outro treinador pra ver o que acontece...o cara vem aqui cornetar e falar asneiras sobre substituição... Recuperação de jogador...vá se lascar rapaz, se ele trocou é porque vislumbrou algo para o jogo...ele tá lá todo dia treinando...vê o desempenho... Então, vá aprender algo sobre futebol ou pare de falar merda...vcs não são corintianos, vocês são paneleiros...torcedor histérico...vai Timão, vai Corinthians...

  • Foto do perfil de Antonio Laecio

    Ranking: 18º

    Antonio 14361 comentários

    por @antonio.laecio.souza

    O Corinthians tem que colocar os pés no chão como no primeiro turno!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Roberto

    Ranking: 2570º

    Roberto 298 comentários

    70º. por @roberto.matias1

    Pois é edson ficaremos passivos como somos diante da corrupção de nosso governo, este é o mal do brasileiro, se expõe a ferida é porque Não gosta do time...blablablabla

    Foto do perfil de Edson

    Edson 118 comentários

    16/10/2017 às 18h19 por @edson.jose.de.freita

    Burro é quem chama o Carille de burro...tirem ele e coloquem outro treinador pra ver o que acontece...o cara vem aqui cornetar e falar asneiras sobre substituição... Recuperação de jogador...vá se lascar rapaz, se ele trocou é porque vislumbrou algo para o jogo...ele tá lá todo dia treinando...vê o desempenho... Então, vá aprender algo sobre futebol ou pare de falar merda...vcs não são corintianos, vocês são paneleiros...torcedor histérico...vai Timão, vai Corinthians...

  • Foto do perfil de CLAUDIO

    Claudio 1 comentário

    69º. por @daolio

    Ótima analise, Zanin. Não temos um grande elenco, mas temos um time que, apesar de cansado, não se conforma com a derrota. Depois do jogo contra o Grêmio, dá para cravar: vamos ser campeões! Será sofrido, mas isso já faz parte do nosso DNA. Abraços

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 40º

    Ramon 8798 comentários

    68º. por @ramon.felipe1

    Tem que caçar sim.

  • Foto do perfil de Fernão

    Ranking: 3159º

    Fernão 233 comentários

    67º. por @fernao.salgado

    Não é porque o time enfrenta uma má fase que vamos condenar um time que fechou o primeiro turno invicto.
    O Carille não quer mudar alguns nomes que vem mal mas ele tem seus motivos e tem mexido no segundo tempo para tornar o time mais ofensivo e poupar os jogadores que estão jogando abaixo da média.
    Eu confio no Carille e neste time que vai sim ser o campeão brasileiro de 2017.

  • Foto do perfil de Kain

    Ranking: 431º

    Kain 1432 comentários

    66º. por @kainn

    Obrigado por sua atenção amigo!

    Foto do perfil de Roberto

    Roberto 496 comentários

    17/10/2017 às 16h05 por @roberto.gomes.zanin

    Assino embaixo, Kain. Abraço.

  • Foto do perfil de jose

    Jose 35 comentários

    65º. por @euripes

    Não acho que a equipe jogou tão mal contra o Bahia, no momento do gol estavamos controlando o jogo e o gol estava maduro, mesmo quando o Bahia pressionava tivemos duas boas chance de gol, mas o goleiro do Bahia fez dois milagres, principalmente na cabeçada do Jô.Infelizmente por excesso de confiança o Fagner foi mal no lance e entregou o gol, nas pelada de final de semana, entregar um gol desses você estava fora do próximo jogo, pois ninguém o queria no time.

  • Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 380º

    Rafael 1577 comentários

    64º. por @rafablack

    Seria a mesma coisa se o time tivesse perdido todos os jogos de lá pra ca? (início do segundo turno) Garanto que ninguém aqui absolutamente ninguém iria vir aqui e falar que tem que apoiar o time, é certo que algumas reclamações são exageradas, mas acho que ninguém aqui é cego pra ver que do jeito que está não está bem, as vezes mudanças vem para melhor e não para pior, e ter medo de fazer essas mudanças as vezes prejudica o desempenho

    Você não precisa ir lá e mudar o time inteiro, mas se você insistem em por aquele cara que não está agregando em nada, é insistir em ver o time jogando mal é puro medo de perder o jogo e perder o título, só que eu repito se o time de lá pra ca ninguém iria vir aqui e falar, vamos apoiar, o clima não seria agradável e é direito do torcedor querer ver o melhor do time dentro do campo, quem se contenta com os últimos desempenhos do time?

  • Foto do perfil de Danilo

    Danilo 8 comentários

    63º. por @danilo.silvaa1

    O esquema de jogo continua o mesmo porém fisicamente caiu muito e os adversários agora esperam o Corinthians ao contrario do Primeiro Turno, Temos que lembrar também que o elenco não ajuda tanto o Carille tem poucas opções.. Nosso papel é lotar a arena e fazer pressão no adversário..
    falta pouco
    #Vai_Corinthians

    Foto do perfil de Roberto

    Roberto 496 comentários

    17/10/2017 às 16h08 por @roberto.gomes.zanin

    Concordo em parte, Port. Não acho o Carille burro. Realmente ele insiste com alguns jogadores, mas o trabalho é bom, a meu ver. Para nós, que não estamos lá dentro, a análise fica prejudicada. O treinador deve saber gerenciar o grupo e conhecer a personalidade de cada um. Talvez ele esteja preocupado em mexer no vespeiro agora e a coisa desandar na reta final. Abraço,

  • Foto do perfil de Danilo

    Danilo 8 comentários

    62º. por @danilo.silvaa1

    O Corinthians apenas caiu fisicamente esse é o grande obstaculo até o final do campeonato vamos torcer mais e criticar menos, faltam apenas 5 vitórias vamos chegar lá!
    #VaiCorinthians

  • Foto do perfil de Luciano

    Ranking: 1797º

    Luciano 438 comentários

    61º. por @luciano.almeida.camp

    O momento e de Corintianismo puro...e não de críticas.
    No início do ano pra cá... Surpreendemos muita gente com. Passa campanha.
    O time tem suas limitações...mas está muito melhor do que QQ um aqui imaginava. Fagner errou...mas alguém aqui prefere o Pará (Flamerda) Jean (sem mundial) ou Bruno, Araruna (bambis).
    #[email protected]% vamos ajudar o time...
    Deixem os outros veículos de comunicação criticar...aqui é somente apoio.
    Aqui e Corinthians