Não é falta de sorte

Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Não é falta de sorte

Não é falta de sorte

As torcidas: protagonistas da noite de futebol em Itaquera

Foto: WFJr.

1) Tenho na memória o jogo de maio de 2000, no Pacaembu, contra o Rosário Central, da Argentina. Ganhamos nos pênaltis. Na Libertadores, foi a última vez que conseguimos reverter um resultado adverso fora de casa.

2) Depois disso, nos jogos de volta, perdemos a vaga para o River Plate, em 2003 e 2006. Em 2010, a desclassificação se deu diante do Flamengo, no Pacaembu. Em 2013, o algoz foi o Boca Juniors. Dois anos depois, o Guarani do Paraguai. No embate contra o Nacional do Uruguai, em 2016, empatamos fora de casa. No jogo de Itaquera, para variar, não logramos avançar à fase seguinte.

3) São quatro eliminações seguidas na fase de oitavas de final de competições continentais: Libertadores em 2015, 2016 e 2018 (todas com jogo de volta em Itaquera); Sul-Americana em 2017 (no Cilindro de Avellaneda).

4) Nestas disputas de mata-mata, o Corinthians teve nada menos que sete jogadores expulsos. O último deles foi Danilo Avelar, na noite desta quarta-feira.

5) Parte da torcida parece conformada e argumenta que, desta vez, o time jogou com garra. As críticas mais ácidas são dirigidas ao elemento do apito, que claramente beneficiou os chilenos. É a tradição em competições organizadas pela infame Conmebol.

6) Esses fracassos, no entanto, não devem ser debitados na conta da sorte. A Libertadores exige preparação técnica, controle emocional e expertise na gestão de bastidores. Desde 2012, os cartolas corinthianos falham grosseiramente na realização destas tarefas. Soma-se à ingenuidade uma dose gigantesca de incompetência.

7) O Corinthians deve entrar em campo para ganhar tudo, mesmo em situações adversas. É lamentável que o presidente do clube trate a competição continental com desprezo, insistindo na tese de que a prioridade é a Copa do Brasil. Essa atitude arrogante sabota o astral da equipe, oferece ânimo adicional aos adversários e desrespeita flagrantemente o torcedor.

8) Na verdade, todos os dias, a gestão de Andrés Sanchez ofende gravemente os apaixonados pelo clube de Parque São Jorge. O mandatário e seu grupo transformaram o Corinthians em uma lucrativa vitrine de atletas, oferecida gentilmente aos agentes-tubarões. A feira funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As multas rescisórias são ridículas. Esse é o padrão administrativo do cartola que conquistou seu mandato em uma eleição manchada por graves irregularidades.

9) Se tivesse mantido o competente Balbuena, por exemplo, é certo que o Corinthians teria realizado campanhas melhores na Libertadores e no Campeonato Brasileiro. O zagueiro paraguaio, no entanto, foi repassado ao West Ham, o mesmo suspeito clube inglês que, em épocas lavadas e passadas, hospedou Tevez e Mascherano. As relações dos tempos sombrios de Kia Joorabchian estão mantidas e parecem ainda lucrativas.

10) Portanto, não é falta de sorte. O Corinthians cai mais uma vez porque seus dirigentes não se empenham em transformar a experiência do fracasso em aprendizado de aprimoramento. Mantém-se o padrão da gestão de aluguel, de viés coronelista, que produz fortunas para os empresários agiotas e lágrimas para o torcedor que sustenta a máquina do esporte.

11) Resta de mais este malogro a lembrança de uma torcida vibrante que empurrou o time desde o início. Resta na memória o choro soluçante de um menino consolado pelo pai no Setor Leste. Resta o respeito pela grande e aguerrida torcida do Colo Colo, que soube apoiar sua equipe e abrilhantar o espetáculo. As vozes e cores dos visitantes fazem bem ao futebol.

Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Edison

    Ranking: 210º

    Edison 3011 comentários

    por @edisonsantiago

    Perfeito seu texto, parabéns!
    É vexame pós vexames!
    Os péssimos cartolas que se apossaram do clube não souberam aproveitar o momento da épica conquista em 2012 para alavancar mais conquistas nessa competição, não aprendem nem com o certo e nem com os erros, com essa gestão maliciosa é praticamente impossível voltar a conquistar essa competição, é duro admitir mas de fato somos piada na Liberta, vexame pós vexame, sempre da mesma forma, na mesma fase, parabéns aos envolvidos.

  • Foto do perfil de Adriano

    Ranking: 5055º

    Adriano 173 comentários

    por @adriano.barbosa.dos1

    Estou esperando apenas completar 45 pontos no brasileirão pra sair de férias e não ter mais sofrimento. Copa do Brasil nem me iludo.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 20º

    Ramon 16726 comentários

    92º. por @ramon.felipe1

    Prefiro ultimamente jogar a segunda fora que tá osso

  • Foto do perfil de Vicente

    Ranking: 1118º

    Vicente 870 comentários

    91º. por @vicente.martinelli

    Manos é simples o clube está quebrado mais vale receber 80 milhões de uma vez do que receber 40 aqui 20 ali, 10 aqui, infelizmente o único campeonato que está pagando bem é a Copa do Brasil, por isso o Andrés desmanchez quer ganhar a Copa do Brasil por que ele já lascou bastante com o clube e tá querendo sair dizendo que fez alguma coisa pra baixar os déficits anteriores da própria chapa dele, ele e malandro jogou essa que a Libertadores e terceiro plano pra vê se a torcida caia nesse discurso só que nós vamos se lascar por que nós não vamos ganhar a Copa do Brasil com esse treinador aí e com esse futebolzinho.

  • Foto do perfil de Poderoso

    Ranking: 1319º

    Poderoso 747 comentários

    90º. por @willian.de.almeida

    Verdade, não se pode esquecer!

    Foto do perfil de Fernando

    Fernando 11268 comentários

    30/08/2018 às 21h17 por @fernando.zemetek

    Não esqueçamos porém, que em 2004, na 1a passagem do Tite, que poderia vir a ser o CAMPEÃO BRASILEIRO d 2005, ele era o braço direito e diretor d futebol do Dualib.
    Então, ele "salvou" nossa honra apenas até a pág 2!

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 8582º

    Ramon 80 comentários

    89º. por @ramon.santana4

    É triste, mas tudo que você falou é a mais pura realidade. Carille sabia que a coisa ia desandar e antes de ser execrado do clube, saiu fora e expôs o que o título do ano passado não deixou muitos enxergarem com clareza: nossa diretoria é muito Amadora!

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 36º

    Fernando 11268 comentários

    88º. por @fernando.zemetek

    Não esqueçamos porém, que em 2004, na 1a passagem do Tite, que poderia vir a ser o CAMPEÃO BRASILEIRO d 2005, ele era o braço direito e diretor d futebol do Dualib.
    Então, ele "salvou" nossa honra apenas até a pág 2!

    Foto do perfil de Poderoso

    Poderoso 747 comentários

    30/08/2018 às 13h51 por @willian.de.almeida

    Disse tudo, Falceta! Esse presidente, justo ele, que nos devolveu a dignidade corinthiana aos nos tirar do fundo do poço em 2008, dez anos depois, está destruindo o Corinthians, na medida em que substituiu a competência pela incompetência, motivada pela ganância, egoísmo e possíveis benesses pessoais de investimentos obscuros, suspeitos, que desmontam elencos, precarizam todo um trabalho e acabam com qualquer pretensão a título. Com Andrés em sua segunda Era, o Corinthians se apequena, iludindo seu torcedor em breves momentos, participa de competições de mata-mata de modo quase amador, ou passa o segundo semestre lutando para para uma vaga em G6, quando a chance de despencar na tabela é grande. Com ele, o Corinthians se tornou um entreposto de jogadores (e também de técnicos), para saírem a preços de banana com destinos muitas vezes até periféricos do futebol, beneficiando muito mais empresários do que o clube!

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 36º

    Fernando 11268 comentários

    87º. por @fernando.zemetek

    Só alguns exemplos: Dudu +o chorão das peppas), Paquetá, L Lima (Prantos a época), Cueva, Pablo (Atlético PR), André Valadão (no Sport)...

    Foto do perfil de nacib

    nacib 3328 comentários

    30/08/2018 às 19h08 por @nacibabu

    Permanece o texto claro e capacidade de "TOCAR NA FERIDA"...
    parabéns pela coragem, principalmente em colocar na mesa, ESSA ABSURDA POSTURA PEQUENA, HUMILHANTE E RAQUITICA da direção quando se trata de NEGOCIAR JOGADOR DO ELENCO...
    "quando o jogador quer sair não tem como segurar"...BALELA! Coincidentemente, sempre os bons e velhos EMRESARIOS MUI AMIGOS!

    Caimos da maior receita para o 30. Lugar nos patrocínios e pasmem 30% menor que o Flamengo...time COMPROVADAMENTE MENOR EM SE TRATANDO DE POTENCIAL ECONOMICO E FORÇA FINANCEIRA DA TORCIDA,
    em 58 anos já tive muitas tristezas, chorei, desesperei,...mas nunca DESANIMEI!
    infelizmente hoje é esse o sentimento da maioria dos corinthianos que conheço...

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 36º

    Fernando 11268 comentários

    86º. por @fernando.zemetek

    O pior é que vão na contramão x seus discursos outrora vencedores!

    Foto do perfil de Edison

    Edison 3011 comentários

    30/08/2018 às 02h52 por @edisonsantiago

    Perfeito seu texto, parabéns!
    É vexame pós vexames!
    Os péssimos cartolas que se apossaram do clube não souberam aproveitar o momento da épica conquista em 2012 para alavancar mais conquistas nessa competição, não aprendem nem com o certo e nem com os erros, com essa gestão maliciosa é praticamente impossível voltar a conquistar essa competição, é duro admitir mas de fato somos piada na Liberta, vexame pós vexame, sempre da mesma forma, na mesma fase, parabéns aos envolvidos.

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 36º

    Fernando 11268 comentários

    85º. por @fernando.zemetek

    Verdade.
    Como já falei antes: Andrés só vai trocar o Loss se não tiver jeito MMO, se ele não classificar na Copa BR ou comprometer (não acredito em nenhuma das 2!, que fique claro) o BR.
    TD pra manter a sua política"pés no chão" em detrimento da qualidade e chances d título do Timão!

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 36º

    Fernando 11268 comentários

    84º. por @fernando.zemetek

    Parabéns Falceta, texto brilhante como de costume.
    Acrescentaria a sua lista a falta d organização, despreparo emocional d alguns d nossos atletas (Avelar c/ 10 anos d Europa, p ex) e até às contusões (exceto PH que levou uma botinada covarde do Chinelinho) repentinas, que demonstram que o trabalho da nossa Fisiologia caiu muuuuuito d qualidade.

  • Foto do perfil de nacib

    Ranking: 173º

    Nacib 3328 comentários

    83º. por @nacibabu

    Permanece o texto claro e capacidade de "TOCAR NA FERIDA"...
    parabéns pela coragem, principalmente em colocar na mesa, ESSA ABSURDA POSTURA PEQUENA, HUMILHANTE E RAQUITICA da direção quando se trata de NEGOCIAR JOGADOR DO ELENCO...
    "quando o jogador quer sair não tem como segurar"...BALELA! Coincidentemente, sempre os bons e velhos EMRESARIOS MUI AMIGOS!

    Caimos da maior receita para o 30. Lugar nos patrocínios e pasmem 30% menor que o Flamengo...time COMPROVADAMENTE MENOR EM SE TRATANDO DE POTENCIAL ECONOMICO E FORÇA FINANCEIRA DA TORCIDA,
    em 58 anos já tive muitas tristezas, chorei, desesperei,...mas nunca DESANIMEI!
    infelizmente hoje é esse o sentimento da maioria dos corinthianos que conheço...