Venha fazer parte da KTO
x
Não é falta de sorte
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Não é falta de sorte

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

5.2 mil visualizações 92 comentários Comunicar erro

Não é falta de sorte

As torcidas: protagonistas da noite de futebol em Itaquera

Foto: WFJr.

1) Tenho na memória o jogo de maio de 2000, no Pacaembu, contra o Rosário Central, da Argentina. Ganhamos nos pênaltis. Na Libertadores, foi a última vez que conseguimos reverter um resultado adverso fora de casa.

2) Depois disso, nos jogos de volta, perdemos a vaga para o River Plate, em 2003 e 2006. Em 2010, a desclassificação se deu diante do Flamengo, no Pacaembu. Em 2013, o algoz foi o Boca Juniors. Dois anos depois, o Guarani do Paraguai. No embate contra o Nacional do Uruguai, em 2016, empatamos fora de casa. No jogo de Itaquera, para variar, não logramos avançar à fase seguinte.

3) São quatro eliminações seguidas na fase de oitavas de final de competições continentais: Libertadores em 2015, 2016 e 2018 (todas com jogo de volta em Itaquera); Sul-Americana em 2017 (no Cilindro de Avellaneda).

4) Nestas disputas de mata-mata, o Corinthians teve nada menos que sete jogadores expulsos. O último deles foi Danilo Avelar, na noite desta quarta-feira.

5) Parte da torcida parece conformada e argumenta que, desta vez, o time jogou com garra. As críticas mais ácidas são dirigidas ao elemento do apito, que claramente beneficiou os chilenos. É a tradição em competições organizadas pela infame Conmebol.

6) Esses fracassos, no entanto, não devem ser debitados na conta da sorte. A Libertadores exige preparação técnica, controle emocional e expertise na gestão de bastidores. Desde 2012, os cartolas corinthianos falham grosseiramente na realização destas tarefas. Soma-se à ingenuidade uma dose gigantesca de incompetência.

7) O Corinthians deve entrar em campo para ganhar tudo, mesmo em situações adversas. É lamentável que o presidente do clube trate a competição continental com desprezo, insistindo na tese de que a prioridade é a Copa do Brasil. Essa atitude arrogante sabota o astral da equipe, oferece ânimo adicional aos adversários e desrespeita flagrantemente o torcedor.

8) Na verdade, todos os dias, a gestão de Andrés Sanchez ofende gravemente os apaixonados pelo clube de Parque São Jorge. O mandatário e seu grupo transformaram o Corinthians em uma lucrativa vitrine de atletas, oferecida gentilmente aos agentes-tubarões. A feira funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As multas rescisórias são ridículas. Esse é o padrão administrativo do cartola que conquistou seu mandato em uma eleição manchada por graves irregularidades.

9) Se tivesse mantido o competente Balbuena, por exemplo, é certo que o Corinthians teria realizado campanhas melhores na Libertadores e no Campeonato Brasileiro. O zagueiro paraguaio, no entanto, foi repassado ao West Ham, o mesmo suspeito clube inglês que, em épocas lavadas e passadas, hospedou Tevez e Mascherano. As relações dos tempos sombrios de Kia Joorabchian estão mantidas e parecem ainda lucrativas.

10) Portanto, não é falta de sorte. O Corinthians cai mais uma vez porque seus dirigentes não se empenham em transformar a experiência do fracasso em aprendizado de aprimoramento. Mantém-se o padrão da gestão de aluguel, de viés coronelista, que produz fortunas para os empresários agiotas e lágrimas para o torcedor que sustenta a máquina do esporte.

11) Resta de mais este malogro a lembrança de uma torcida vibrante que empurrou o time desde o início. Resta na memória o choro soluçante de um menino consolado pelo pai no Setor Leste. Resta o respeito pela grande e aguerrida torcida do Colo Colo, que soube apoiar sua equipe e abrilhantar o espetáculo. As vozes e cores dos visitantes fazem bem ao futebol.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Edison

    Ranking: 291º

    Edison 4466 comentários

    @edisonsantiago em

    Perfeito seu texto, parabéns!
    É vexame pós vexames!
    Os péssimos cartolas que se apossaram do clube não souberam aproveitar o momento da épica conquista em 2012 para alavancar mais conquistas nessa competição, não aprendem nem com o certo e nem com os erros, com essa gestão maliciosa é praticamente impossível voltar a conquistar essa competição, é duro admitir mas de fato somos piada na Liberta, vexame pós vexame, sempre da mesma forma, na mesma fase, parabéns aos envolvidos.

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 6712º

    Thiago 290 comentários

    @thiago.tchola em

    Em relação ao ponto sete muito engraçado o presidente falar que a Libertadores é 3 plano do clube no ano sendo que ele mesmo quase triplica o preço do ingresso no tal jogo que pra ele tem menos importância que os outros campeonatos
    O ingresso não ia ser cobrado por importância do jogo diretoria medíocre

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22956 comentários

    81º. @ramon.felipe1 em

    Prefiro ultimamente jogar a segunda fora que tá osso

  • Foto do perfil de Vicente

    Ranking: 1829º

    Vicente 1143 comentários

    80º. @vicente.martinelli em

    Manos é simples o clube está quebrado mais vale receber 80 milhões de uma vez do que receber 40 aqui 20 ali, 10 aqui, infelizmente o único campeonato que está pagando bem é a Copa do Brasil, por isso o Andrés desmanchez quer ganhar a Copa do Brasil por que ele já lascou bastante com o clube e tá querendo sair dizendo que fez alguma coisa pra baixar os déficits anteriores da própria chapa dele, ele e malandro jogou essa que a Libertadores e terceiro plano pra vê se a torcida caia nesse discurso só que nós vamos se lascar por que nós não vamos ganhar a Copa do Brasil com esse treinador aí e com esse futebolzinho.

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 3924º

    Ramon 546 comentários

    79º. @ramon.santana4 em

    É triste, mas tudo que você falou é a mais pura realidade. Carille sabia que a coisa ia desandar e antes de ser execrado do clube, saiu fora e expôs o que o título do ano passado não deixou muitos enxergarem com clareza: nossa diretoria é muito Amadora!

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 39º

    Fernando 19854 comentários

    78º. @fernando.zemetek em

    Verdade.
    Como já falei antes: Andrés só vai trocar o Loss se não tiver jeito MMO, se ele não classificar na Copa BR ou comprometer (não acredito em nenhuma das 2!, que fique claro) o BR.
    TD pra manter a sua política"pés no chão" em detrimento da qualidade e chances d título do Timão!

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 39º

    Fernando 19854 comentários

    77º. @fernando.zemetek em

    Parabéns Falceta, texto brilhante como de costume.
    Acrescentaria a sua lista a falta d organização, despreparo emocional d alguns d nossos atletas (Avelar c/ 10 anos d Europa, p ex) e até às contusões (exceto PH que levou uma botinada covarde do Chinelinho) repentinas, que demonstram que o trabalho da nossa Fisiologia caiu muuuuuito d qualidade.