A camisa do Gustavinho e a compra de votos no Corinthians

Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

A camisa do Gustavinho e a compra de votos no Corinthians

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

5.2 mil visualizações 135 comentários Comunicar erro

A camisa do Gustavinho e a compra de votos no Corinthians

Gustavinho: este, sim, gerou benefício ao clube de Parque São Jorge

Foto: Divulgação/Corinthians

1) Em coluna de ontem, leitores deste Meu Timão procuraram descaracterizar o caso Gustavinho como assunto pertinente ao nosso Corinthians. Ouso dizer que estão enganados.

2) O caso da camisa censurada em nosso Memorial guarda relação estreita com os escândalos e conchavos que prejudicam nossa agremiação, frequentemente loteada por antigos senhores feudais.

3) Em 2018, o Corinthians promoveu eleições para a presidência e para seu conselho. O primeiro detalhe que salta aos olhos é o número reduzido de votantes, apenas 3642 em uma nação composta por 30 milhões de adeptos.

4) Cabe também lembrar o resultado da investigação do Ministério Público sobre o pleito: não foi "íntegro, seguro e confiável".

5) Se defendemos a democracia, é óbvio que não problema nas opções partidárias de muitos dos membros da chapa Fiéis Escudeiros, esta que iniciou o processo de censura política aos itens de nosso Memorial.

6) Postarem fotos com camisas do candidato do PSL é um direito que lhes é garantido pela Constituição. Nada a reparar.

7) No entanto, é certo que tal grupo sabota a própria democracia ao emular no Corinthians os piores hábitos da política nacional. O voto negociado e imposição autoritária de suas ideologias.

8) Em 3 de dezembro de 2017, a imprensa noticiou a "compra de votos" na eleição do Corinthians. As evidências irrefutáveis constam de áudios de Antonio Rachid, então secretário-geral do clube, comunicando-se por WhatsApp com membros dos Fiéis Escudeiros.

9) Você pode ouvir pelo G1 ou pela coluna do Juca Kfouri, clicando aqui .

10) Se você tiver preguiça de clicar, reproduzo um deles aqui:

– Bom dia, amigos, Fiéis Escudeiros. Vocês todos já devem saber que a diretoria lá mudou a regra do jogo, né? Na última hora. Então é o seguinte: se algum de vocês, na relação de votos tem alguns inadimplentes, que com certeza votarão na nossa chapa, eu vou ficar no clube lá até mais ou menos umas duas horas. Deve terminar lá pelas quatro, não sei, para tentar colocar alguém em dia. Quem achar que isso vale a pena. Mas com certeza de voto, né? Porque não vão pagar para os outros votar (sic) em inimigo, não é verdade? Então, quem achar que dá, que vale a pena, vai me passando WhatsApp. Eu vou fazer o possível para colocar o maior número.

11) A comissão eleitoral de nosso clube pediu a impugnação da candidatura de Paulo Garcia à presidência. Não deu em nada. Também recomendou que Rachid fosse investigado pela Comissão de Ética do Corinthians. Como sempre, o conselheiro vitalício saiu ileso do episódio.

12) No clube, os Fiéis Escudeiros representam o que no Congresso Nacional se convencionou chamar de Centrão. Por vezes, apoiam o presidente Andrés Sanchez. Noutras, dificultam estrategicamente seu caminho, a fim de mostrar força e influência.

13) O episódio da camisa de Gustavinho certamente guarda significado político e expõe escandalosa contradição. Afinal, esse grupo não se manifestou quando o Major Olímpio se intrometeu na festa do título paulista de 2019, tampouco quando o palmeirense Bolsonaro apareceu vestindo um agasalho do Corinthians.

14) O objetivo era, neste caso, também marcar presença e sublinhar a fraqueza da administração de Andrés Sanchez, uma liderança ideologicamente controversa e de competência administrativa questionável.

15) Fique de olho, porque o seu Corinthians merece mais, muito mais!

Veja mais em: Basquete, Democracia Corinthiana, Eleições no Corinthians e Parque São Jorge.

Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jose Roberto

    Ranking: 8774º

    Jose 102 comentários

    por @jose.roberto.s.olive

    Esse assunto da camiseta já deu.

    Chega disso, já foi falado demais.

  • Foto do perfil de Renan

    Ranking: 207º

    Renan 3518 comentários

    por @gandalf1910

    A chapa ou ninguém de dentro do clube, achou ruim quando politico urubu levantou a taça com os jogadores, só os próprios jogadores reclamaram.

    Mas é parte da nova geração de 'cidadão de bem', do falso bom mocismo.

    E quem fala que o clube não pode se misturar com politica, movimentos sociais, ser contra opressão e desigualdade. Sem dúvidas não conhece nada do clube que torce

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 17º

    Ramon 22771 comentários

    135º. por @ramon.felipe1

    Não acaba esse assunto?

  • Foto do perfil de Gomes

    Gomes 2 comentários

    134º. por @gomes.alberto

    "Quando é pra defender nossa história não vejo quem é amigo ou não. Um dos conselheiros que assinaram o pedido é meu amigo e gosto dele, porém eu cobro sim e sempre vou prezar pela história.

    Não é e nunca será uma simples camisa, é uma camisa levantada no pódio da Liga Ouro de Basquete. Título inédito no basquete do Timão.

    Podia ser uma escrita "Deus é Fiel", que também me afetaria da mesma forma. Sou um dos questionadores de quem matou Mariele, Amarildo, Edimar Bernardes, Inaté e tantos outros mortos sem justificativa do Estado.

    O Memorial do Corinthians não é sala de boteco ou Zona, é um local de estudos e preservação da história. Essa peça de roupa faz parte da história do Sport Club Corinthians Paulista e ponto.

    Não são 25 sócios com benefícios que vão mensurar sua importância. Não são os fãs do Bolsonaro e nem do Lula. Tenham em mente: A histórias é uma só, ninguém muda, ninguém detém e ninguém rasga.

    Já os tais 25 conselheiros um aviso, mancharam sua própria história!

    Em novembro de 2020 quero ver pedir apoio!"

    By Vinicius Lucio
    ?

  • Foto do perfil de Adriano

    Adriano 41 comentários

    133º. por @adriano.garcia2

    Lendo parte dos comentários a gente vê o quão o clube (e a torcida) foi ELITIZADO e desumanizado. Teve um sujeito que disse 'não pode camisa de Marielle, se não pode - o candidato dele - Bolsonaro não pode lula (com letra minúscula)'. Questionar o assassinato político tem o quê a ver com 'Lula'?

    Chega-se ao ponto de Seres quebrarem placa em homenagem, tirarem sarro. Retirar a camisa é sim uma forma de ataque direto à memória da ativista, e POR QUÊ realizar tal ataque? Por ela defender a população mais pobre das comunidades? Pelo fato de ela atender as famílias das vítimas da guerra do tráfico, INCLUSIVE A DE POLICIAIS HONESTOS DO FRONT? Por ela ser sim OPOSIÇÃO a uma via política que tira dos pobres para dar aos ricos? Triste rumo

  • Foto do perfil de Rodolfo

    Ranking: 1414º

    Rodolfo 852 comentários

    132º. por @rodolfo.mattos

    O caso dos votos beleza tem que investigar, agora camisa com mensagem não pode, não pode Mariele não pode Bolsonaro não pode lula. Todo mundo defende A ou B, Corinthians não pode se meter nisso. É serve para o marco belo também, vamos falar mais de Corinthians em canais específicos para o CORINTHIANS se quiser falar de política crie um canal para o mesmo.

  • Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 10728º

    Pedro 75 comentários

    131º. por @pedro.dos.santos5

    ...os esquerdopatas são especialistas em distorcer fatos. Não estamos preocupados com o posicionamento politico de quem quer que seja, cada um é dono de seu nariz. O principio básico da democracia é..'meus direitos vão até onde começa o direito do próximo', o que não se aceita é USAR O MEMORIAL DO CORINTHIANS PARA ESPELHAR SEU POSICIONAMENTO POLÍTICO, O CORINTHIANS É INFINITAMENTE MAIOR QUE PSOL, PT, PSL, PSDB, ETC.ETC. (PRECISO DESENHAR?)

    A MEU VER O ERRO FOI DE QUEM COLOCOU A CAMISA NO MEMORIAL, CREIO QUE FOI SEM UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR.

  • Foto do perfil de Anthony

    Ranking: 5286º

    Anthony 211 comentários

    130º. por @anthony.santos2

    É triste ler os comentários sobre o texto.
    Ainda mais vindo de corinthianos.
    Muito triste

  • Foto do perfil de Julio

    Ranking: 186º

    Julio 3706 comentários

    129º. por @julioblack

    Não vejo problema em indagar quem matou Mariele. Isso independe de esquerda ou direita, de partido A ou B - trata-se de um ser humano que foi assassinado devido à sua luta, um fato notável.
    Só acho que, talvez por Gustavinho ter posição partidária definida, ou por ignorância de alguns que acham que não se deve indignar-se com a morte de alguém, isso tudo poderia ter sido evitado, num momento em que o país vive numa burrice de Direita x Esquerda, Lula Livre x Bolsomito, e por aí vai.

  • Foto do perfil de angelo

    Angelo 49 comentários

    128º. por @aaodelago

    E esse grupo de donos do clube, alguma vez se posicionou, tomou atitudes contra a compra e empréstimo de jogadores desse tal 23?

  • Foto do perfil de Claudio

    Ranking: 1134º

    Claudio 1027 comentários

    127º. por @claudiop9

    Vou ser direto, Corinthiano de direita é anomalia.

  • Foto do perfil de Junior

    Ranking: 6º

    Junior 31314 comentários

    126º. por @junior.peres4

    Dnvo esse assunto

    Aí meu ovo