A preocupante mensagem da pontuação do segundo turno

Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

A preocupante mensagem da pontuação do segundo turno

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

6.4 mil visualizações 97 comentários Comunicar erro

A preocupante mensagem da pontuação do segundo turno

1) A tabela de classificação do segundo turno expõe com nitidez a realidade. Fosse o campeonato em turno único, a esquadra mosqueteira estaria lutando para garantir sua permanência na Série A.

2) No primeiro turno, a mesma equipe alcançou 47 de 57 pontos possíveis, estabelecendo notável aproveitamento de 82%.

3) Naqueles 19 jogos, marcou 32 gols (média de 1,6 gol por partida) e tomou apenas 9 (média de 0,4 por partida), estabelecendo um saldo de 23 tentos.

4) No segundo turno, o aproveitamento da equipe de Carille é de apenas 33,3% dos pontos disputados. São 12 pontos em 36 possíveis.

5) Sofre, na média, um gol por jogo. Marca apenas 0,6 gol por embate. Por isso, tem um saldo negativo de 4 gols. Detalhe: o Corinthians tem o pior ataque da competição no segundo turno.

6) Quatro dos gols tomados surgiram de lances de escanteio (Atlético Goianiense, Coritiba e dois do Botafogo). Dois outros nasceram de cruzamentos do setor direito da defesa para o esquerdo, contra Cruzeiro e Ponte Preta. Em ambos, o lateral Guilherme Arana não logra impedir as conclusões.

7) No fim do primeiro turno, a vantagem sobre o rival Palmeiras era de 15 pontos (47 a 32). Neste momento é de apenas 6 pontos, mas pode cair a três, caso a equipe palestrina vença o Cruzeiro, no jogo da segunda-feira, último da rodada 31.

8) No segundo turno, o aproveitamento do Palmeiras é de 58%, em 11 jogos.

9) Três das equipes na zona do rebaixamento (Avaí, Vitória e Atlético Goianiense) têm melhor aproveitamento que o Corinthians no segundo turno.

10) Segundo o site de estatísticas Infobola, do professor Tristão Garcia, as chances de título do Corinthians, que já foram superiores a 80%, caíram a 65%. As chances do rival alviverde se elevaram a 25%, sem contar o resultado do jogo contra o Cruzeiro.

11) Caso vença Cruzeiro e Corinthians, em seus dois próximos compromissos, a equipe rival alcançaria a liderança da competição.

12) Portanto, o jogo de domingo, em Itaquera, pela rodada 32, reveste-se de fundamental importância para as aspirações alvinegras na competição. Trata-se efetivamente de uma decisão. Depois, serão mais seis compromissos para cada equipe.

13) Lição: o Corinthians precisa efetuar correções urgentes e melhorar seu desempenho nas sete rodadas restantes. Ainda que o time tenha suas limitações, fica difícil encontrar justificativa para desempenho tão desastroso nesta fase decisiva do campeonato. Depende desse último esforço a conquista do tão sonhado hepta nacional.

14) Sem fax. O campeonato brasileiro, oficialmente estabelecido como torneio nacional em 1971, não tem ainda um heptacampeão.

Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Maria

    Ranking: 18ª

    Maria 1772 comentários

    por @timaoparasempre

    O que está acontecendo? Ninguém desaprende jogar de uma hora para outro. Muito estranha essa queda do time. Deve estar acontecendo algo que ignoramos.

  • Foto do perfil de Alan

    Ranking: 29º

    Alan 16183 comentários

    por @alan.da.silva2

    Guardíola do Paraguai disse que tá tudo Bem não tem Panela tamo perdendo no detalhe não tem nenhum jogador fazendo corpo mole exceto Jadson Churrasqueiro, Guilherme mãozinha e Fagner

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 14º

    Carlos 25778 comentários

    97º. por @carlao.67

    Venho apontando a tempos está triste realidade e muitos colegas do site achavam exagero meu... E agora?

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 446º

    Thiago 2100 comentários

    96º. por @thithi11

    Ainda não está perdido! Mas, será um inferno! O time precisa jogar no mesmo molde do paulista! Jogadores precisam correr como se não houvesse amanhã. Palmeiras, neste ano, sempre foi favorito... Deu no que deu... Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Hugo

    Ranking: 8º

    Hugo 28657 comentários

    95º. por @domhugoleonardo

    Esse futebolzinho aí só pode ser salários atrasados

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 226º

    Luiz 3313 comentários

    94º. por @luiz.bertolini

    Caro amigo, a mensagem é bem clara, o time deixou de jogar bem, simples assim

  • Foto do perfil de Jorge

    Ranking: 4932º

    Jorge 232 comentários

    93º. por @jsluis

    Parece um pesadelo esse segundo turno. Para se ter uma ideia, se o Corinthians estivesse com o mesmo desempenho do Botafogo no segundo turno (63%), já teria CAÍDO MUITO de produção em relação ao primeiro turno (82%), mas mesmo assim, e mesmo com a recuperação do palmares, poderíamos SER CAMPEÕES no domingo, com SEIS rodadas de antecedência! Aí seria a hora para o churrasco...
    Para mim, é surreal que um grupo de jogadores profissionais possam conseguir ser diametralmente opostos a si mesmos do primeiro para o segundo turno. E o técnico também, pois simplesmente não tem coragem de mexer na escalação em um sentido óbvio, e mesmo depois de vários jogos!
    Sinceramente, independente do que acontecer hoje no último jogo da rodada, e independente do restante do campeonato, ganhar o jogo domingo é, no mínimo, obrigação desse elenco, questão de HONRA, HOMBRIDADE, o que nós Corinthianos costumamos chamar de HONRAR O MANTO.

  • Foto do perfil de Tiê

    Tiê 4 comentários

    92º. por @tieclaro

    Acho que o que eu mais gosto é quando acaba um jogo que foi 66x0 para o Ibis sobre o Corinthians, e o Carille manda "não, mas foi bem. É que não entrou a bola. Mas os jogadores pelo menos jogaram a vida. Tá tudo sob controle." Dá pra ver, tá tudo correndo normalmente. Os jogadores ganham um salário mínimo por mês. Normal que joguem tão bem assim.

    Tem esquema por trás disso, alguém tá ganhando dinheiro com a queda do Corinthians.

  • Foto do perfil de Renato

    Ranking: 4570º

    Renato 256 comentários

    91º. por @renato.genu

    Tá faltando atitude de todos, começando pelo omisso Presidente e sua diretoria. Tem que cobrar o Carille que fala que o desempenho foi bom, se ele vê tudo maravilhoso, qual a necessidade de mudança de postura.
    O técnico deveria cobrar mais dos jogadores, mas será que ele tem moral pra isso? À partir do momento que ele não tem coragem e coerência pra colocar no banco quem não vem jogando nada!
    Ele está perdendo o comando, se é que ainda tem.
    O Corinthians não pode perder esse campeonato, será um grande vexame!

  • Foto do perfil de Jonathan

    Ranking: 1621º

    Jonathan 761 comentários

    90º. por @jonsccp82

    A pontuação reflete algo que já vivemos em 2013 e em 2016: a queda brusca de rendimento no segundo turno.

    Das três ocasiões, já contabilizando esta temporada, vivenciamos desgaste de esquema e jogadores em duas (2013 e 2017) e falha de planejamento na substituição de técnico em uma (2016).

    Como estamos repetindo algo que já ocorreu em 2013, sugiro ao Carille uma coisa: mude a escalação. Livre-se dos jogadores que não rendem tecnicamente e que tem substitutos, como o Romero e o Maycon.

  • Foto do perfil de Manuel

    Ranking: 653º

    Manuel 1560 comentários

    89º. por @kolosso10

    O time é fraco em algumas posições e quando as posições melhores deixam de jogar aí #[email protected]% tudo.

  • Foto do perfil de Ney

    Ranking: 49º

    Ney 9601 comentários

    88º. por @ney.bala1

    Corinthianss Corinthians minha vida Corinthianns minha história Corinthianns meu amor oo oo Corinthianss,.!:'"*