Venha fazer parte da KTO
x
Frustração do torcedor em Itaquera tem justificativa
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Frustração do torcedor em Itaquera tem justificativa

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

4.8 mil visualizações 65 comentários Comunicar erro

Frustração do torcedor em Itaquera tem justificativa

Placar: um zero a zero aborrecido

Foto: WFJr.

1) A torcida corinthiana desembarcou do metrô sem muitos alardes. A derrota em Salvador machucou a Fiel, provocou erosão da confiança.

2) No estádio, porém, fez sua parte, pelo menos no primeiro tempo, soltando a voz no apoio aos comandados de Carille. As organizadas cantaram em uníssono.

3) Esse ânimo, no entanto, arrefeceu com o passar pesado dos minutos. Depois de algumas pontadas ofensivas, o Corinthians satisfez-se com a marcação baixa. O Grêmio assumiu protagonismo na linha que divide o gramado, impondo intensidade à disputa pela bola.

4) Fagner, com bravura, resistia às investidas, por vezes triplas, de Fernandinho, Cortez e Luan. O chute murcho frustrou a conclusão do ex-corinthiano Edílson. Jô animou a torcida finalizando rente à trave.

5) Veio o segundo tempo e a equipe mosqueteira deu mostras de interessar-se pela trama ofensiva. Logo, entretanto, desistiu da empreitada. Após os dez minutos, entregou a posse de bola novamente ao visitante, que adiantou sua linhas compactas ao meio da cancha. Luan e Ramiro carregavam a bola horizontalmente, apenas policiados pelos alvinegros. As bolas despachadas eram aparadas por Geromel, o mais recuado sentinela gaúcho.

6) O meio de campo corinthiano cumpria seu papel costumeiro. Jadson e Rodriguinho abusavam dos passes errados. Criatividade? Nenhuma. Isolado, Jô raramente era acionado, exceto em bicões da zaga. Nas raras vezes em que foi servido com qualidade, parecia desprovido da necessária explosão muscular.

7) Gabriel imprimiu algum dinamismo à marcação. Seu companheiro Maycon, no entanto, confirmou o paradigma recente. Hesitante, raramente apoiou a ação ofensiva. Quando o fez, abusou da imprecisão. De modo geral, o Corinthians repetia seu desenho semicircular de troca de bola, ao modo handebol.

8) Na metade do segundo tempo, a arquibancada ainda cantava, mas em modo trilha sonora, interrompida aqui e ali por alguma animação fugaz. Torcidas inflamam times, sim, mas a manutenção desse entusiasmo depende de reciprocidade. O Corinthians do segundo turno não energiza a torcida. Houve quem protestasse, mesmo silenciosamente. "Chuta, chuta, chuta uma que seja", berrou a moça de cabelo black power. Não chutaram. Pelo menos, não de forma calibrada em direção à meta gremista. Um cone no lugar do arqueiro Marcelo Grohe não decepcionaria o técnico Renato Gaúcho.

9) A partida terminou truncada e tediosa. Alguém adiantou a tarefa da quinta-feira: "agora, de novo, secar o Santos contra o Sport".

10) Contentes e risonhos apenas o fiéis que contraíram núpcias no gramado durante o intervalo. Ah, e também seus parentes e amigos.

11) O segundo turno corinthiano é melancólico. Até agora, são 10 jogos com aproveitamento de apenas 40% dos pontos. Em casa, 46%. Anotou apenas 7 gols, o equivalente a 0,7 por jogo. Já tomou 9.

12) O metrô serpenteou discreto no retorno. Ainda se crê no hepta, mas se evaporou o júbilo de acompanhar o futebol mosqueteiro. O povo sonha com alguma magia, modesta que seja. Deseja-se o título. E também o fim deste arrastado campeonato.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de World

    Ranking: 1526º

    World 1336 comentários

    @satan em

    No primeiro turno eu fiquei tão impressionado com o futebol apresentado e os resultados que queria que esse campeonato tivesse umas 50 rodadas só pra ver o Corinthians jogar por mais tempo, era a tão famosa "raça Corinthiana" que sumiu em 2016 e tinha voltado nesse ano! Mas esse segundo turno me faz querer que o campeonato termine hoje se possível, um futebol horroroso, time sem vontade, errando passes bobos e o pior, jogadores se conformando com isso! Realmente mudamos do "vinho para a água" na virada do turno!

  • Foto do perfil de Ernesto

    Ranking: 3207º

    Ernesto 672 comentários

    @ernestoolimpio em

    Para mim o time voltou a jogar o futebol normal que podem. Quando o ano começou fiquei assustado com as perspectivas para este ano. Um primeiro turno fora do normal para destes jogadores que jogaram um futebol que nunca vi jogarem.
    Alguém aqui achava depois da Florida CUP que iríamos ter chances de algum título, não me lembro.
    Esse time é a Cinderela depois da meia noite o encanto acaba, que pena, mas vou torcendo do fundo da alma para que os outros não cheguem perto.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Sergio

    Ranking: 844º

    Sergio 2114 comentários

    54º. @asrdecampos em

    Walter. Muito bom como sempre. Achei bem interessante o outro seu artigo de hoje pela manha. E assustador e aproveitei seus números, fiz mais umas continhas e cheguei a seguinte conclusao:
    1) podemos, sim perder o campeonato. Se continuarmos com 40%, como você disse chegaremos a a 70.
    2) Se o time da rua turiassu ganhar o derbi, e mantiver os 60% chegara também a 70 pontos, com o campeonato se decidindo nos criterios de desempate. Seria a maior decepacao de nossa história.

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22956 comentários

    53º. @ramon.felipe1 em

    Tá osso, a verdade é essa.

  • Foto do perfil de thiago

    Ranking: 367º

    Thiago 3962 comentários

    52º. @thiago000 em

    Bela coluna e resumiu exatamente o que senti ao deixar a arena também! E não consigo acreditar em quem viu algum lampejo de bom futebol que fosse naquela melancolia sem fim que foi a partida!

  • Foto do perfil de Renan

    Ranking: 410º

    Renan 3713 comentários

    51º. @gandalf1910 em

    Vão ser longas 9 rodadas

  • Foto do perfil de Kerly

    Kerly 20 comentários

    50º. @kktanaka em

    Por mim, do jeito que tá pode começar o jogo escalando o Cleyson. E colocar o Pedrinho logo no início do segundo tempo. Está mais do que na hora de arriscar. Agora, arriscar com um mínimo de bom-senso. Pois faltou mandar Cássio voltar no jogo contra o Vitória. Aquele jeito de arriscar não é legal. Arana e Jadson parece que não se recuperaram. Perderam o pique, talvez. Rodriguinho já virou Ruidriguinho. Romero anda bem sem gana também. Fagner continua correndo bastante, mas parece de mal com a bola. E Balbuena? Também ou não está levando sorte ou tá brigando com a redonda.

    Agora, lendo uns comentários aqui... Não dá para dizer para um Corinthiano torcer para outro time porque reconhece que o time perdeu o brilho.

    Também não dá para dizer que o colunista não foi ao estádio por ter uma visão diferente de torcida da sua. Olha a foto do placar.

    E por último... Mano, apostar uma moto!? ! Afe Maria!