x
Fórum do Corinthians

É mentira que a SAFiel é "SAF sem grana"

Foto do perfil de Christian

Ranking: 7.695º

Christian 335 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/06/2026 às 15:21
Por Christian Cintra (@chris.ferraz)

Antes de escrever, quero mandar um abraço para o bot que usa foto do Fernando Torres e para o que usa foto do escudo do Corinthians com duas sombras, pois sei que eles irão comentar aqui.

Meu argumento é: quem não tem dinheiro não manda um documento assinado prometendo quitar uma dívida de R$ 642 milhões da outra parte. Isso gera processo em caso de descumprimento.

'Ah, mas de onde viria esse dinheiro? ' Segundo os idealizadores: deles próprios + investidores que serão 'âncoras' (investirão o valor máximo permitido de R$ 50 milhões, equivalente a 2% das ações).

Formas de atingir esse valor:

13 investidores individuais.
Um número menor de investidores individuais, com o excedente acima de R$ 50 milhões sendo convertido em ações preferenciais.
Um número menor de investidores individuais + investidores pessoa jurídica (CNPJ), com o valor total investido sendo convertido em ações preferenciais.
Tudo isso está previsto no projeto.

---

Existem dois tipos principais de ações no mercado financeiro. A SAFiel prevê captação de 2,5bi com ações ordinárias, que dão direito a voto. Essas tem bloqueio de no máximo 2% por CPF, como dito acima.

Caso não chegue aos 2,5bi, abrirão o restante ao mercado profissional de investimentos (fundos, investidores anjo, empresas especializadas, etc). Isso se dará em ações preferenciais, que NÃO dão direito a voto, mas tem preferencia na distribuição de dividendos (a lei obriga empresas a distribuirem 25% dos lucros após 5 anos).

Adendo:

Mauricio Chamati (um dos idealizadores) tem capacidade financeira para cobrir o valor total sozinho; sua empresa vale mais de R$ 12 bilhões.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Headbanger Fiel

Ranking: 155º

Headbanger 12.336 posts

@kapiau-pe-rachado em 28/06/2026 às 17:03

Mesmo assim, sabemos que o conselho não vai aceitar a Safiel e vão continuar a afundar as dívidas num buraco sem fundo.

Foto do perfil de Thiago Augusto

Ranking: 1.529º

Thiago 2.452 posts

@thiago-romero em 28/06/2026 às 16:53

Sei lá, viu mano. Acho que arrecadam uns milhões ae, mas não vai fazer nem coceira na dívida.

Foto do perfil de Alexandre Monte Chellii

Ranking: 781º

Alexandre 4.432 posts

@alexandre.monte.chel em 28/06/2026 às 16:05

O loco, pensei que não existisse Corinthians bilionário, pensava que era tudo safado aproveitador que entrava no clube em Fusca e saía de Ferrari,..

Obrigado pelo texto, me informou, não conhecia esse Maurício,

Irei pesquisar sobre...

Publicidade

Foto do perfil de Toninho .

Ranking: 136º

Toninho 13.477 posts

@toniguto em 28/06/2026 às 16:02

Este bot achou que não ia ser descoberto. Seria alguém da Renovação e Transparência?

Foto do perfil de Carbone Artilheiro

Ranking: 606º

Carbone 5.347 posts

@john-wallace-remanow em 28/06/2026 às 15:45

Bot é você kkkk

Se enxerga, você trabalha pros caras (ou é só mais um da massa de manobra, mas eu não acredito na sua santa inocência)...

Foto do perfil de Marco Antônio

Ranking: 2.100º

Marco 1.818 posts

@marco-antonio-andrad em 28/06/2026 às 15:26

Sou bot não corno manso, bot é esses 1 milhão de perfis da safiel kkkkkkk