Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Ano novo, vida nova

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de SCCP

Sccp 13 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/01/2019 às 22:05
Por SCCP Scouts (@sccpscouts)

As primeiras impressões dadas pelo Corinthians em 2019 foram vistas no amistoso do último domingo (13) em Itaquera contra o Santos de Jorge Sampaoli. Fazendo todas as ponderações de ser uma espécie de treino e que vários jogadores ainda estão sentindo o ritmo de pré-temporada, foi um jogo que se pôde extrair várias coisas do Timão.
Começando pela escalação, Fábio Carille realizou algumas mudanças surpreendentes, até certo ponto. Vale o destaque o retorno de Pedro Henrique ao time titular na vaga do jovem e promissor Léo Santos, a utilização de Junior Sornoza como extremo pela esquerda e o Ramiro, que se acostumou a jogar pela direita no Grêmio, retornando à sua origem, jogando como volante, ao lado de Richard.

A postura do alvinegro paulista, no entanto, não foi tão surpreendente assim. Em um confronto de opostos em estilo, naturalmente o Corinthians optou por uma postura mais cautelosa, postando-se em um 4-4-2 com linhas bem próximas, buscando fechar os espaços do Peixe. O gol de Gustavo, logo no início do jogo, por exemplo, nasce de uma recuperação de bola no meio-campo. Assim, pode-se observar uma equipe que pouco buscou pressionar a saída do Santos e sim agrupar seus homens do meio para trás, marca padrão do Corinthians nos últimos anos.




Ofensivamente falando, a equipe encontrou mais dificuldades tendo em vista a forte e adiantada pressão que o alvinegro praiano realizou na saída de bola adversária, além de uma eficiente pressão logo após a perda do esférico. Porém, nos poucos momentos em que houve respiro para iniciar jogadas, Richard e Ramiro recuaram e se apresentaram para oferecer opção segura de passe, como no frame a seguir:



Além disso, é importante destacar alguns bons momentos de descida ao ataque pela direita, com Fagner e André Luis alternando posicionamento e se entendendo bem pelo setor.
Na segunda etapa, com as diversas alterações realizadas, o nível do jogo teve um decréscimo, com poucas chances criadas. Vale o destaque a mudança de postura do Corinthians, que conseguiu ter mais a posse (Santos não repetiu a mesma intensidade) e o posicionamento de Ángelo Araos, que parece que terá sequência jogando como volante, onde melhor rendeu até aqui.
Como destaques individuais é importante ressaltar o Ramiro, que mesmo jogando em uma posição em que a tempos não atua, fez partida interessante principalmente na defesa, fechando linhas de passe e subindo para pressionar. Além do jogador ex-Grêmio, o Gustavo (apelidado como Gustagol) teve preciosos minutos jogando como 9 titular, sendo bem ativado para pivôs e sendo uma ameaça constante nas bolas aéreas, seu ponto de maior destaque.
É muito cedo para avaliar algo, mas o que podemos esperar para esse Corinthians de 2019 é a mesma entrega defensiva dos 'tempos de ouro'. Linhas próximas, encurtamento de espaços e escapadas rápidas para o ataque. Claro que haverá contextos em que o time terá que mudar sua postura, mas as marcas principais estão aí. Com um elenco mais reforçado e o retorno do competente Fábio Carille, a esperança do torcedor corinthiano é que 2019 seja, realmente, uma vida nova.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de José Mateus

Ranking: 3.377º

José 890 posts

@4forca em 15/01/2019 às 23:19

Ramiro vai tomar conta do meio campo!

Foto do perfil de Luiz Henrique

Ranking: 879º

Luiz 3.457 posts

@luizhenrique em 15/01/2019 às 22:38

Destaque da partida André Luiz, foi pra cima da defesa do Santos, pedalou, puxou a bola pra perna direita (ele é canhoto e cruzou a bola na cabeça do Gustavo.

Repediu a dose e Gustavo muito bem posicionado e bom no jogo aéreo cabeceou forte pra uma grande defesa do goleiro santista!

Acompanharei os próximos jogos, mas se mantiver esse padrão de jogo André Luiz não sai mais do time.

Teve boas tabelas com Fagner e nem chegou a fazer uma de suas características que entrar na área fazendo o chamado facão e soltando a pancada de canhota.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Felipe Lacerda

Ranking: 45º

Felipe 21.981 posts

@lipao88 em 17/01/2019 às 10:16

Belo tópico...

Foto do perfil de Alexandre A. Justino S.c.c.p.

Ranking: 1.884º

Alexandre 1.725 posts

@alexandre.sccp1 em 17/01/2019 às 09:34

Que 2019 seja um grande ano de muitas vitórias

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.239º

Luiz 2.547 posts

@luiz.fernando.balest em 16/01/2019 às 20:20

Se Deus quiser teremos um ano muito melhor e feliz!

Foto do perfil de Thiago F

Ranking: 4.240º

Thiago 660 posts

@thiago.fernandes.da2 em 16/01/2019 às 20:10

O problema é que a gente foca na organização defensiva, mas se for analisar pelo desempenho contra o Santos, vimos um time muito parecido com o de 2018. Sofremos com a baixa produtividade ofensiva, claramente sem criatividade e que não consegue manter a posse de bola

(Não me venham com essa de que 'é estratégia dar a bola para o adversário').

Precisamos melhorar muito a questão do ataque.

Publicidade

Foto do perfil de Alberto Gomes Botassin

Ranking: 5.338º

Alberto 480 posts

@betto.97 em 16/01/2019 às 19:57

Show top o post

Foto do perfil de Paulo Cézar Gonsalles

Ranking: 1.679º

Paulo 1.935 posts

@pc.olimpia em 16/01/2019 às 19:05

As observações do amigo colunista são precisas, assisti o jogo e concordo plenamente. Espero que os nossos olheiros que substituíram Alessandro e cia, possam também ter visto o jogo no mesmo ângulo que presenciamos.

Foto do perfil de Leandro Pereira Da Silva

Leandro 11 posts

@leandro.pereira.da.3 em 16/01/2019 às 18:47

Ramiro jogando de volante vai ser o melhor volante do Brasil

Foto do perfil de Denis Roberto Modenesi

Denis 113 posts

@denis.roberto.modene em 16/01/2019 às 17:56

As previsões são as melhores possiveis. Numa única partida a evolução defensiva foi muito grande em relação ao ano passado. Posicionamento ofensivo efetivo, respeitando as caracteristicas dos atletas. Óbvio, nem td se encaixou. Mas, o entusiasmo é grande. 2019 promete!