Me tirem uma dúvida

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Pádua #290 @paduaalves em 12/08/2015 às 11:17

Por que técnico europeu quando faz alteração defensiva é por que pratica o futebol moderno e técnico brasileiro (não estou falando especificamente do Tite, estou generalizando) quando faz alteração defensiva é porque é retranqueiro?

Exemplo: atlético de Madrid jogando em uma retranca monstra contra o poderoso Levante, ai o comentarista fala: 'que baita técnico esse Simenone, veja como o time dele é compacto, sufoca o adversário no meio campo, o time briga em cada dividida, se desloca pelo campo em bloco, isso é o futebol moderno, é por isso que o Brasil tomou de 7 a 1.'

Exemplo 2: chelsea em retranca monstra contra qualquer outro grande europeu para segurar um resultado: comentarista fala: 'Olha lá, o Mourinho agora vai tirar o Hazard para colocar o Ivanovic, substituição inteligente para segurar o resultado. Não vale e pena arriscar nesse momento do jogo, então ele está tentando travar o lado mais forte do adversário, por isso a opção do Ivanovic. Excelente visão tática do Português, não é a toa que ele é um dos melhores do mundo, ao lado do Guardiola.

Ai chega o fim de semana, vou assistir jogos do brasileirão, obviamente o nível técnico é muito mais baixo por conta da qualidade dos jogadores, mas a forma de jogar dos times é bem parecida, substituições também são pragmáticas, ai vem os mesmos comentaristas que elogiam a retranca europeia: 'Jogo feio, muito truncado no meio campo, ambos os time se abdicam do ataque, não tentam explorar as laterais por que ninguém passa, dá desgosto ver jogos da champions e depois assistir o brasileirão, aqui não tem tática, os times parece um bando.

Enfim, é difícil entender. Não estou falando que o campeonato brasileiro é melhor do que qualquer campeonato europeu, visto que lá a qualidade técnica dos jogadores é muito superior, mas que rola muito complexo de vira lata aqui, isso rola sim. Lá, um time defensivo é 'compacto', aqui é 'time pequeno'. Lá um time que marque bem e com raça é 'aplicado taticamente', aqui é 'esforçado' e por ai vai. Qual a opinião de vocês?

450 visualizações e 26 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhor resposta

Meira . #894 @pablo.meira em 12/08/2015 às 11:52

Mídia que adora babar ovo para os gringos, mais um ponto que torna nosso futebol cada vez pior e mal visto!

Últimas respostas

Cláudio Vader #419 @cmrodrigues em 12/08/2015 às 14:44

A mídia paga pau para os estrangeiros e quer denegrir a imagem do que tem aqui.

O torcedor acha que sabe muito de futebol. Leva a ferro e fogo aquela historinha 'São 190 milhões de técnicos que temos no Brasil'. Mas garanto que meia dúzia desses conseguissem fazer o que Tite, Muricy, Felipão e vários outros conseguiram. Levar times ao sucesso nacional e internacional. Montar esquadrões táticos, mesmo quando o material humano não é dos melhores. Ir lá e bater em Liverpool, São Paulo, Barcelona.

Quando o povo começar a entender 10% de tática e estratégia. Passar a valorizar o material técnico que temos aqui. Enxergar que muito do que se faz lá fora é o mesmo que fazem aqui, com a diferença de que os jogadores são melhores, aí sim poderemos discutir com qualidade o que nossos treinadores fazem na beira do gramado. Mas é mais fácil botar a culpa no técnico e bajular o estrangeiro, do que ir lá e aprender um pouco.

Publicidade

Rafael Marques #62 @rafa.235 em 12/08/2015 às 14:35

Pior é os caras da torcida que acreditam nisso, falando mais particularmente do Corinthians, e cobram que o time jogue dando show, se defender é proibido agora...

Foi igual eu comentei ontem, o técnico do Barcelona tirou o Rafinha e colocou o Bartra com 32 minutos, aos 36 o cara falhou e o Sevilha empatou o jogo em 4x4, aí ninguém fala nada...

Já aqui, até hoje então falando do jogo contra o Coritiba, que o Tite errou mesmo, ele até reconheceu, não estou falando que não errou, mas é óbvio que o tratamento é bem diferente...

É aquele velho negócio de ''a grama do vizinho é sempre mais verde'', quando empatamos com o Goiás em 0x0 lá no Serra Dourada, aqui estava o inferno, aí no fim de semana o Atlético-MG, que todos babam o ovo, Levir Culpi técnico super moderno e blá blá blá, fez o mesmo, e não vi ninguém falando nada..

Kim Brito #3.951 @kim.brito em 12/08/2015 às 14:29

Cara acompanho um pouco alguns campeonatos de fora do país, Geralmente, a 'Retranca europeia' como dita ela é um pouco diferente daqui, lá o time entra já com essa pre definição e eles não recuam totalmente o time! Geralmente lotam o meio de campo, pra tentar travar o meio campo! As jogadas de contra-ataque são mais rápidas! E isso ocorre em quase todo os 90 minutos! Foi o que o Chelsea fez com o Barça! Já aqui não! O time começa jogando muito bem! Atacando faz um a zero e a grande maioria dos treinadores recuam o time! Acho que essa é a principal diferença! Fora eles pensam em estrategia antes do jogo! Evitam sofrer gol e fazer um no contra-ataque! Aqui não a regra e fazer um e recuar!

Rafael Oliveira #186 @rafilskisccp em 12/08/2015 às 14:18

Cara, é que o futebol brasileiro, as origens dele, e o que nos fez um dia ser o pais do futebol, é o drible, a ginga, os gols bonitos, toques de bola, aqui era o centro das coisas! Aqui se praticava futebol de alto nível, só qualidade! Talvez não é que lá eles babam ovo e aqui eles falam mal, é que estão cansados de ver um jogo pragmático, chato, horrivel em comparação ao que já viram a tempos atrás...

Marcelo Fernando Magalhaes #163 @magalhaes44 em 12/08/2015 às 14:12

Perfeito. Aqui jogamos com o melhor esquema tstico, sem as melhores peças de frente. E o Tite é retranqueiro.

O Mourinho foi campeão da champions com o Chelsea jogando com 11 agras da linha da bola e é rei.

Jornalista quer que sejamso tão bons como os Europeus, principalmente os treinadores. Aí Tite tem um esquema moderno, mas ainda novo e td mundo diz wue joga feio. E está em 2º.

Jornalista entende #[email protected]% nenhuma. São poucos. Calçade, PVC e olhe lá.

Antonio Godoi Junior #37 @junior.junior5 em 12/08/2015 às 13:38

A diferença é a qualidade e velocidade que esses times tem para sair da defesa para o ataque...

Gabriel Pinori @pinori em 12/08/2015 às 13:23

Kkkkk porque só tem idiota narrando e comentando… ng entende de bosta nenhuma!

Ralf Crítico #153 @cardoso2 em 12/08/2015 às 13:11

Até concordo com o texto. Mas uma coisa é fechar o time contra o Barcelona. Outra coisa é recuar contra o Figueirense ou Coritiba.

Everton Gomes Chaves #1.140 @chavaodafiel em 12/08/2015 às 12:46

A diferença é simples os defensores (jogadores no geral) que atuam na Europa tem muito mais qualidade que os que atuam aqui fora um ou outro que tá acima do nível aqui mas de resto... é isso que faz o jogo ficar feio não a tática em si mas o modo como executam sim, por exemplo aqui normal zagueiro da chutão pra segurar resultado lá nem tanto é mais saída de bola de pé em pé ou passes mais longos quase perfeitos a diferença na qualidade faz com que pareça haver muita distância entre os treinadores mas é pura ilusão traz mourinho, guardiola quem for da um time meia boca desses aqui e quero ver falarem que jogam bonito kkkkkkkk

Edgard Alan Souza #967 @edgard.alan em 12/08/2015 às 12:46

Pelo visto, passados 1 ano, você ainda não entendeu os 7x1