Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Corinthians encaixou (Nem tudo na fox é lixo, leiam)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Cristiano

Ranking: 1.143º

Cristiano 2.761 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 12/05/2017 às 02:11
Por Cristiano Pacheco (@cristianojf)

Fala galera, segue o texto escrito por um dos raros jornalistas de verdade dessa pífia emissora(Fox). Cara sério, que tem conhecimento tático e do futebol da América do Sul.

O Corinthians encaixou (Por Eugênio Leal)

Mais importante do que ter um elenco milionário é ter um time que funciona. E isso pode acontecer com clubes ricos ou não. Claro que um grande elenco “encaixado” terá um horizonte mais promissor do que outro “menos favorecido” tecnicamente. Mas ambos precisam encontrar padrão de jogo, entrosamento, ritmo de competição. Como o Corinthians atual.

Fabio Carille encontrou a forma de jogar da equipe: forte defensivamente e consciente quando tem a bola. O Corinthians entra em campo sabendo exatamente o que vai fazer. E por isso faz bem. É um time organizado em todas as fases do campo. Imbatível? Isso não existe no futebol. Competitivo? Aí sim, extremamente.

Antes de entrar em detalhes é importante esclarecer que o futebol é dinâmico e o desempenho de uma equipe depende de inúmeras variantes. Um jogador importante que se ausente já muda a forma de jogar. Foi assim quando Rodriguinho não esteve em campo recentemente. Será também quando Jô, Gabriel ou Jadson estiverem fora. Ou Cássio. São todos fundamentais. O nível físico da equipe, que está excelente, pode variar e interferir na qualidade do futebol apresentado. Os adversários podem encontrar fórmulas para quebrar as conexões de passe, enfim: não há garantias de que será assim até o final do ano.

E este é o desafio de Carille. Criar situações para manter o nível do time ao longo do desgastante Campeonato Brasileiro que está para começar. E isso passa por soluções alternativas para as principais jogadas, que ficarão marcadas. Também por manter o foco e a concentração do time e por sustentar a preparação física. Isso é um próximo passo. O primeiro foi dado.

São poucos os times no Brasil que possuem identidade e padrão de jogo definidos. O do Corinthians não é o melhor do mundo, mas existe. Está lá. E só por isso já o faz um time superior à maioria neste início de brasileiro. Ter uma estrada de evolução a trilhar é muito melhor que estar perdido numa encruzilhada.

Mas como joga este Corinthians?

O pulo do gato foi abandonar o 4-1-4-1 que era usado desde a “Era Tite” e dar mais liberdade para Rodriguinho, que passou a jogar mais adiantado num sistema que pode ser definido como 4-4-1-1.

Com Jadson e Romero fechando as laterais da linha de meio campo e Gabriel ao lado de Maicon por dentro, Rodriguinho passou a ser o articulador, por trás de Jô. Com menos obrigações defensivas, ele trabalha numa região que lhe permite chutar de média de distância (uma de suas armas) e ganhou liberdade para se infiltrar na área mais vezes e se transformar no artilheiro do time.

O entrosamento com Jô, que vive um excelente momento, tem sido fundamental. O centroavante tem funcionado maravilhosamente como pivô, fazendo a parede para tabelas com Rodriguinho ou desviando de cabeça os lançamentos de Cássio. Quando não faz isso, Jô se movimenta de forma inteligente para atrair a marcação e abrir espaço para as entradas de Romero e Jadson.

Com o paraguaio o time tem mais velocidade e força de um lado, contrastando com um boa finalização de fora da área e os excelentes passes de Jadson, do outro. Romero costuma entrar mais na área abrindo o corredor para a chegada à linha de fundo de Arana, autor de passes importantes para as cabeçadas de Jô. Jadson serve como parceiro de tabelas para Fagner trabalhar pela direita.

Sem a bola o time se compacta rapidamente e fecha os espaços do adversário quase sempre atuando com a chamada “pressão baixa”, ou seja: marcação recuada atrás da linha da bola em seu campo de defesa. O bloco defensivo fica difícil de ser transposto.

É preciso desenvolver melhor o sistema de “proposição” de jogo diante de adversários mais fechados. Esta situação deve acontecer muitas vezes nos jogo realizados em Itaquera durante o Campeonato Brasileiro. Não dá para jogar sempre da mesma forma na competição mais difícil de nosso calendário. E a primeira “prova” será neste final de semana contra a brava Chapecoense. Vamos ver no que vai dar.

(Vai dar CORINTHIANS, EUGÊNIO hahaha) #VaiCorinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Ricardo Resende

Ranking: 2.081º

Ricardo 1.565 posts

@ricardo.resende2 em 12/05/2017 às 08:04

O time é muito bem treinado, time tem muita disposição tática, já vi jogos quase todos os times da série A no Brasil, vou dizer, o trabalho do Carille é fora do comum.

Só uma coisa que eu acho que o Corinthians precisa ser mais cirúrgico, nas finalizações, contra o inter pecamos, contra a ponte no segundo jogo erramos, e mesmo com a vitória lá no Chile, tivemos muitas, muitas chances.

Mas acredito que isso vá melhorar com decorrer do tempo!

Vamos rumo a mais títulos!

Foto do perfil de Lucas Samapaio

Ranking: 1.079º

Lucas 2.914 posts

@luquinhas.sampaio em 12/05/2017 às 02:15

Muito difícil ganhar do Corinthians

Time tá cascudo arrumado

Apesar de tá perdendo muito gol

Mas o que preocupa é, será que vamos manter esse time pelo resto do ano pelo menos?

Porque com esse time da pra ganhar a sul americana sim e quem sabe brigar pelo brasileiro

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcelo Sccp

Ranking: 253º

Marcelo 8.585 posts

@marcelo1978 em 16/05/2017 às 22:12

Análise ponderada. Falta apenas o time acertar seu jogo na Arena. Força Timão.

Foto do perfil de João Paulo

Ranking: 3.038º

João 1.015 posts

@joaopaulosoueu em 13/05/2017 às 08:09

Ótima análise! Sem 'chutes' e bem estudada.

Foto do perfil de Ciro Hey

Ranking: 118º

Ciro 13.250 posts

@ciro.hey em 13/05/2017 às 04:32

Outro dia vi PVC elogiando..
Ontem o Sormani falando que o Corinthians o melhor time em atividade no Brasil, que joga mais bonito (com a maioria apoiando).
ESPN falando que pode brigar por título, e Mauro falando que amanhã 3x0 Corinthians kkkk
Me divirto com esses caras

Foto do perfil de Francisco Jr. Silva

Ranking: 154º

Francisco 11.005 posts

@francisco.jr.silva em 12/05/2017 às 23:57

Essa foi realmente uma boa critica, acho que o maior mérito do Carille foi ver rápido que o esquema não daria certo e muda lo rapidinho e acertar o time com outro esquema, me surpreendeu.

Publicidade

Foto do perfil de Adriano Andrade

Ranking: 1.685º

Adriano 1.940 posts

@adriano.andrade8 em 12/05/2017 às 23:52

Penso a mesma coisa sobre o 4411.
Cada vez mais evidenciado.
Se Pedrinho conseguir presenca de área, poderia ser uma alternativa ao Rodriguinho.
Talvez Carlinhos por dentro também possa render, pois tem valocidade pra recomponhor e passes minimamente aceitaveis.

Foto do perfil de Gerson Machado

Gerson 49 posts

@gerson.machado3 em 12/05/2017 às 22:28

Nosso Timão tem time pra ganhar a Sul Americana e o Brasileirão, os jogadores fazem sua parte e a diretoria a sua, se começar com frescura de atrasar pagamento de jogadores, a equipe cai de rendimento, eu já vi esse filme, até agora está tudo bem, vamos ver pra frente

Foto do perfil de Rodrigo Da Silva Braga

Ranking: 459º

Rodrigo 5.739 posts

@r.braga em 12/05/2017 às 22:04

Eugenio Leal ótimo jornalista? HASUSAHUSAHSUAH ele é um baita clubista, carioca chorão. Quando assistia a Fox ele sempre ficava com uma postura ANTI, sempre cutucando o Corinthians, dizendo que era um time beneficiado.

Foto do perfil de Renato Sccp

Ranking: 2.523º

Renato 1.258 posts

@renato.sccp3 em 12/05/2017 às 21:40

Vai Corinthians!