Corinthians vence o Palmeiras com gol de Yuri Alberto e leva vantagem para decisão do Paulista
Na noite deste domingo, o Corinthians visitou e venceu o Palmeiras, por 1 a 0, pelo jogo de ida da final do Campeonato Paulista. O duelo teve início às 18h30, no Allianz Parque, e o gol do triunfo alvinegro foi anotado por Yuri Alberto.
O primeiro tempo foi de um jogo bem estudado das duas equipes. O Palmeiras começou melhor e tentava se aproveitar do fator casa e chegou a assustar o Corinthians em poucas ocasiões, que começou a gostar do jogo na metade da primeira etapa, mas sem muito sucesso. Com poucas chances de ambos os lados, os primeiros 45 minutos terminaram zerados.
Na segunda etapa, o Palmeiras teve as maiores chances e conseguiu impor mais perigo na defesa do Timão, que se defendia como pôde. O desafogo veio com Memphis Depay, que achou um excelente passe para Yuri Alberto, que cortou para o meio e bateu no canto direito de Weverton, que não alcançou. A equipe comandada por Ramón Díaz administrou o resultado e segurou a vitória.
Com o resultado, o Corinthians joga apenas pelo empate na Neo Química Arena. Caso seja derrotado por apenas um gol de diferença, tudo será decidido nas penalidades máximas.
Anota aí, Fiel! - Agora, o Corinthians terá dez dias de treino para reencontrar o arquirrival. O Timão volta aos gramados apenas no dia 27 de março, uma quinta-feira, após a parada da data Fifa. O jogo será válido pelo embate de volta da grande final, na Neo Química Arena, às 21h35.
Escalação
Para o duelo, Ramón Díaz escalou o Corinthians com: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, José Martínez e André Carrillo; Ángel Romero, Memphis Depay e Yuri Alberto.
Meu Timão
No banco de reservas, estão à disposição do argentino: Matheus Donelli, André Ramalho, Maycon, Rodrigo Garro, Matheus Bidu, Cacá, Breno Bidon, Léo Mana, Charles, Ryan, Talles Magno e Alex Santana.
Já o Palmeiras de Abel Ferreira vai a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Raphael Veiga; Facundo Torres, Estêvão e Vitor Roque.
O início de jogo foi de um domínio maior do time mandante, que aproveitava o fator casa para arriscar mais. No primeiro minuto, Veiga cobrou o escanteio em uma jogada ensaiada, tocando rasteiro para trás. Richard Ríos dominou, fez o corte e finalizou, mas acabou acertando a marcação.
Aos oito minutos, Hugo precisou trabalhar. Murilo recebeu o passe de Rocha, levantou a cabeça e cruzou para Facundo Torres, que chutou com perigo, mas parou nas mãos do goleiro alvinegro.
Logo depois, Estêvão disparou pela direita, como de costume, deixou dois marcadores para trás e invadiu a área, finalizando, mas o goleiro Hugo fez o corte. Veiga aproveitou o rebote, chutou, mas parou na defesa de Romero.
Depois disso, o Corinthians começou a aparecer mais no jogo. O Timão trocava passes no campo de defesa e não tentava mais lançamentos longos.
Aos 21 minutos, Marcos Rocha sentiu a coxa e precisou ser substituído para a entrada do lateral-direito Mayke.
Na sequência do lance, p Corinthians avançou pela ponta direita com Matheuzinho e Romero, que tentou o lançamento para Memphis na área. O próprio Mayke chegou com firmeza e desviou para escanteio.
Na reta final da primeira etapa, os jogadores palmeirenses ficaram na bronca com Raphael Claus. O Palmeiras chegou à área com um cruzamento de Emiliano Martínez para Veiga, que caiu ao disputar a bola com Angileri e reclamou, mas o árbitro apenas mandou seguir.
Aos 35 minutos, Estêvão recuperou a bola pelo meio após passe errado de Félix Torres, se livrou da marcação e finalizou, mas o goleiro Hugo Souza defendeu.
No último minuto fora os acréscimos, Richard Ríos avançou pela ponta direita, cruzou para a área, e Vitor Roque cabeceou para fora em uma grande chance para o clube alviverde.
Menos de um minuto depois, o Corinthians avançou pela ponta direita e chegou com um lançamento perigoso de Romero para a área, buscando o cabeceio de Yuri Alberto. Weverton saiu do gol e segurou a bola com firmeza.
Com os dois times se postando bem, mas com o Palmeiras ligeiramente superior, o primeiro tempo do Dérbi terminou empatado sem gols.
Segundo tempo
Antes do início da segunda etapa, o técnico alvinegro sacou José Martínez e colocou o jovem Ryan. O venezuelano retornou para o banco com gelo no músculo posterior da coxa.
Aos cinco minutos, o Palmeiras se reorganizou no meio de campo e abriu o jogo com Mayke pela direita, que cruzou para a área em direção a Vitor Roque. Gustavo Henrique chegou firme e afastou para escanteio.
Na cobrança, Estêvão bateu, Yuri Alberto desviou, e Richard Ríos conseguiu retomar a posse. Ele fez dois dribles na entrada da área, mas, ao tentar um passe, acabou acertando a bola em Matheuzinho.
Quando o relógio marcou dez minutos, Estêvão iniciou o contra-ataque pela ponta direita, avançou até a linha de fundo, passou pela marcação e fez o cruzamento para a área. Facundo Torres tentou finalizar, mas a jogada não teve resultado.
Dois minutos depois, o Corinthians abriu o placar do jogo. Félix lançou Carrillo ao recuperar a bola, que abriu para Memphis pela esquerda. O atacante superou Ríos e Mayke na disputa e rolou para Yuri Alberto, que driblou a marcação com facilidade e finalizou no canto de Weverton. 1 a 0 Corinthians.
Próximo dos 20 minutos, o Palmeiras assustou. Mayke percebeu o espaço pela ponta direita e fez um lançamento rasteiro para Vitor Roque, que finalizou e passou muito perto. Hugo Souza conseguiu desviar a bola para escanteio.
Em cobrança de escanteio, o time alviverde quase chegou ao empate. Veiga cobrou no meio da área, Micael subiu mais alto e cabeceou com força, mas mandou a bola por cima do gol. A tentativa do zagueiro passou bem perto.
Na sequência, Vitor Roque recuperou a bola pela ponta esquerda, avançou em direção a Félix Torres na marcação e tentou o chute, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora.
Aos 25 minutos, Ramón Díaz promoveu sua segunda alteração. Ángel Romero deixou o campo para a entrada de Talles Magno.
Logo depois, foi a vez de Abel Ferreira Mudar. Richard Ríos e Emiliano Martínez deixaram o gramado do Allianz para as entradas de Flaco López e Aníbal Moreno.
O Corinthians teve uma ótima chance de ampliar o placar aos 33 minutos. Yuri Alberto avançou pela ponta direita e, junto com Memphis, tentou um levantamento para a área, mas Mayke afastou a bola de cabeça.
No minuto seguinte, o técnico argentino tirou o camisa 9 e colocou o volante Charles.
A reta final de partida foi toda do Palmeiras. A equipe mandante foi com tudo para o ataque enquanto o Corinthians se segurava o máximo que conseguia para manter a vantagem no placar.
No minuto anterior aos acréscimos, o Corinthians fez as duas últimas mudanças. Breno Bidon e Alex Santana entraram nos lugares de Raniele e André Carrillo.
Com seis minutos adicionais, o Corinthians fechou os espaços na reta final da partida, mantendo a marcação firme e evitando avançar ao ataque, exceto para contra-ataques. A estratégia deu certo e o Timão saiu com a vitória.
Ficha técnica de Palmeiras 0 x 1 Corinthians
Competição: Campeonato Paulista Local:Allianz Parque, São Paulo, SP Data: 16 de março de 2025 (domingo) Horário: 18h30 (de Brasília) Árbitro:Raphael Claus Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Fabrini Bevilaqua Costa Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho Gol:Yuri Alberto (Corinthians) Cartões amarelos: Martínez e Abel Ferreira (Palmeiras); Fabrizio Angileri e Talles Magno (Corinthians) Público: 40.992 pagantes (público total: 40.992) Renda: R$ 5.717.077,40
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Murilo, Micael e Piquerez; Richard Ríos (Flaco López), Martínez (Aníbal Moreno) e Raphael Veiga; Facundo Torres (Felipe Anderson), Estêvão e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
Já que as mensagem fica, vou contar uma história, cresci no Jd verônia ZL de sp, mas preciso.. Jd Nova Tereza, na Assis Ribeiro, antes de se mudar para o interior de sp, eu ia nos treinos do Corinthians, com muita frequência, e o SCCP não tinha essa estrutura que tem hoje o CT,.. A gente para ir, caminho + viável, na caminhada, é pontos de ônibus perto da rua Cisper, atravessar a passarela acessando Jd Keralux, e caminhar pela via parque ecológico do Tietê, até chegar no CT, mas a gente ia pela linha de trem safira, e caminhava nos trilhos, (não recomendo), perto do CT havia, um muro com uns 3 m, +.. E todo mundo se ajudava para pular, e era um caminho + rápido, por isso acho que colocaram aquela telas imensas brancas, antigamente dava para ver treino, passando de trem... Já tentei ir no estádio em Itaquera, + infelizmente fui assaltado por cambistas, vacilei + de boa, paguei alguns pecados, mas tive o privilégio, de ver o 9 do penta, 3 x, melhor do mundo, treinar no Corinthians, e todos daquele elenco, naquela época de 2009. Então gente, mesmo que nunca entrei nas arquibancada de nosso estádio, meu sentimento pelo Corinthians é indescritível, meu nome é MARCELO, por causa do Marcelinho carioca.
Fiz 1 * comentário nesse site, na eliminação na pré esse ano, fiz minhas críticas e meus incentivos, hoje volto, nada + que justo, para elogiar todos, do porteiro, seguranças, jogador, comissão, diretoria, torcida do estádio, torcida que foi e vai no CT, torcedores que acompanha no mundo todo, por algum meio, seja vídeo, ou áudio, e dizer que todos juntos somos muitos fortes, e mesmo que nas finalizações, perdemos, o que importa é o resultado final, o jeito que o Corinthians jogou esse jogo, foi excelente, na minha visão a marcação já começa no ataque, e todos foram muito bem, fizeram um jogo com extrema inteligência e dedicação e, é isso que eu gosto, de ver meu time competir todo jogo, joguem com esse ímpeto, nunca podemos entrar em campo derrotados, ou achando que está ganho, vamos jogar sempre como se fosse último dia de nossas vidas, isso é CORINTHIANS.
Foi um jogo surreal, Angileri dominou e colocou o Palmeiras no bolso mas o Carillo foi fora de série, articulou o meio de campo como ninguém. Ainda que o gol tenha sido do Yuri Alberto, ele não brilhou tanto. Se o time colocar essa mesma garra e raça no próximo jogo, é mais um título pra história