Venha fazer parte da KTO
x

Em uma década, Corinthians e São Paulo invertem papéis na gestão do futebol

1.4 mil visualizações 6 comentários Reportar erro

Corinthians e São Paulo inverteram seus papéis na forma como gerem seus departamentos de futebol na última década. Antes acostumado a trocar de técnicos constantemente, corintianos hoje são exemplos de estabilidade no cargo. Famosos por isso no passado, são-paulinos agora sofrem para manter um treinador.

O São Paulo foi modelo de gestão na década passada. Campeão da Libertadores e mundial com Paulo Autuori em 2005, o clube contratou Muricy Ramalho para a temporada seguinte. Com o treinador, conquistou o tricampeonato brasileiro de 2006 a 2008. Porém, desde a queda de Muricy, em 2009, a equipe do Morumbi ainda não conseguiu estabilizar um técnico. De lá para cá, passaram pelo clube Ricardo Gomes, Paulo Cesar Carpeggiani, Adilson Batista e Emerson Leão, além dos interinos Milton Cruz e Sérgio Baresi, que chegou a ser efetivado. Hoje, Ney Franco é o comandante.

Vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes falou ao iG Esporte que não vê isso como uma mudança de política do clube. Em sua opinião, apenas um treinador foi demitido na era pós-Muricy. Os demais, segundo ele, saíram por consenso.

“Esse tipo de análise não é tão simples assim. O São Paulo tem como tradição manter os treinadores e essa administração tem procurado manter isso. A maioria dos treinadores saiu porque pediu demissão ou encerrou o contrato, como é o caso do Ricardo Gomes”, afirmou Jesus Lopes. “No caso do Adilson, houve um momento em que ele nos procurou, fizemos uma avaliação e chegamos juntos à conclusão de que as coisas não estavam caminhando bem. A mesma coisa aconteceu com o Carpeggiani. A única demissão que houve efetivamente foi a do Leão, que realmente as coisas não estavam caminhando bem”, explicou o são-paulino.

Por outro lado, o Corinthians custa a demitir seus técnicos desde 2007, ano em que disputou a Série B do Brasileirão. Mano Menezes saiu apenas para ir trabalhar na seleção brasileira. Adilson Batista foi ponto fora da curva e durou apenas 17 partidas em 2010.

Mas com Tite veio o sinal claro de que as coisas estavam mudadas pelos lados do Parque São Jorge. O treinador assumiu a equipe depois de Adilson e sobreviveu à eliminação na pré-Libertadores para o Tolima no início de 2011. Foi bancado pelo então presidente Andrés Sanchez e no ano seguinte conquistou a competição continental e o Mundial de Clubes.

"Isso vem de um plano que o clube traça junto com os profissionais. A diretoria hoje é extremamente presente no futebol. Está sempre acompanhando todos os detalhes possíveis e imaginários pra avaliar todos os profissionais. Por estar acompanhando tão de perto, podemos ver o que está dando certo e errado muito rapidamente”, falou Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, ao iG Esporte . “Sabíamos que o Tite estava fazendo um bom trabalho e tinha o grupo bem controlado, independentemente do resultado. A gente não pode trabalhar só em cima de vitórias. Muitas vezes o time pode estar ganhando e ter muitos problemas internos”, prosseguiu o corintiano.

Na visão de Gaspar, ex-volante revelado pelo clube, essa atuação mais próxima dos dirigentes é o grande diferencial: “Antes a diretoria só estava presente para fazer cobrança. Quando a gente via, já pensava ‘puts, os caras tão aí, tem alguma coisa errada’. Dificilmente a gente recebia um elogio, uma preocupação, uma coisa mais humana mesmo”.

“Anos atrás, era comissão, jogadores e vamos para a luta. Hoje se formou uma unidade. Para você cobrar, precisa dar tudo para o cara. Não adianta só cobrar sendo que você não vai no atleta e vê se ele precisa de alguma coisa para melhorar. É uma troca. E o clube é todo mundo remando no mesmo caminho”, finalizou Edu.

Diretorias também refletem mudança

A mudança de Corinthians e São Paulo na forma como gerem seus departamentos de futebol podem ser explicadas com uma rápida análise de suas diretorias. Antes de Sanchez e Mário Gobbi, atual presidente, o clube do Parque São Jorge foi comandado por Alberto Dualib de 1993 a 2007.

Já o São Paulo é dirigido por Juvenal Juvêncio desde 2006 – o cartola mudou o estatuto e está em seu terceiro mandato. Ele já havia sido presidente de 1988 a 1990.

Fonte: IG Esportes

Veja Mais:

  • Torcidas organizadas do Corinthians realizam nova reunião com a diretoria do Corinthians, líderes de elenco e o técnico António Oliveira

    Torcidas organizadas fazem reunião com diretoria e líderes do elenco no CT

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes
  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Rafael_SCCP

    Ranking: 1871º

    Rafael_sccp 1121 comentários

    @rafaelsccp em

    Invertem?
    Nenhum time da história das Américas teve uma gestão tão sucessiva na história do futebol.
    Não teve nada de invertem papel, pois a gestão do Corinthians em 2012-2013 é algo INÉDITO na história do futebol da América

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 5852º

    Carlos 344 comentários

    @gugu37 em

    Na verdade na década de 90 o SPFW era apenas um caolho numa terra de cegos, nada melhor de que é hoje.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 41º

    Marquinhos 19003 comentários

    6º. @lhpmarquinhos em

    Demoramos né para abrirmos os olhos, ou os antigos já sabiam, mais queriam mais meter a mão e encher os bolsos no Corinthians do que engrandecer o clube, espero que todos que entrem na diretoria tenham a mesma disposição e vontade de fazer o que o Andrés Sanchez começou e o Mario Gobbi deu continuidade.

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 91º

    Eduardo 9610 comentários

    5º. @eduardoalves em

    O Corinthians é perfeito em td e ainda tentam diminuir o Timão, essa imprensa rosa é realmente incrível.

  • Foto do perfil de André

    André 48 comentários

    4º. @andrefesb em

    Olá caro amigo, mas bastante oportuno seu comentário. De qualquer forma o spbambi, mostra a cada dia ter menos estrutura do que os times do interior e se um dia foi bom, vão mais uns 10 anos, me ouçam, para começar a engrenar, podem contratar o que quiserem por que não vai adiantar e o Corinthians creio que pelos próximos anos vai dar muita alegria e a torcida vai crescer e muito. Estamos em um momento histórico do nosso time único, somos vencedores e estamos passando por cima de tudo e todos. Abraços nação...

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 5852º

    Carlos 344 comentários

    3º. @gugu37 em

    Na verdade na década de 90 o SPFW era apenas um caolho numa terra de cegos, nada melhor de que é hoje.

  • Foto do perfil de Absolon

    Ranking: 1758º

    Absolon 1184 comentários

    2º. @absolonsoares em

    Isso demonstra duas coisas: o Corinthians bem administrado não é um grande clube, é um Gigante, e o spfc é mais um clube apenas...