Venha fazer parte da KTO
x

Invasão ao Maracanã completa 39 anos neste sábado

1.6 mil visualizações 28 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

05 de dezembro de 1976: a primeira Invasão Corinthiana

05 de dezembro de 1976: a primeira Invasão Corinthiana

Divulgação

Há exatos 39 anos, a torcida do Corinthians protagonizava uma das histórias mais incríveis do futebol brasileiro. Em 1976, o Timão chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro e teve de enfrentar o Fluminense, tido como a melhor equipe da época. Não o bastante, a chamada “Máquina Tricolor” contava com o craque Rivellino, que havia deixado o Parque São Jorge no ano anterior.

Para promover o confronto, o então presidente do time das Laranjeiras, Francisco Horta, provocou a Fiel torcida e ofertou metade da carga de ingressos ao Corinthians. O dirigente, no entanto, acabou surpreendido com a força dos corinthianos – ao menos 70 mil “loucos” saíram de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro para acompanhar o Timão, que não conquistava um título havia 22 anos.

No dia 05 de dezembro daquele ano, milhares de torcedores do Corinthians invadiram a cidade carioca e dividiram as arquibancadas do estádio do Maracanã ao meio. O time alvinegro, sem “estrelas”, era formado por: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço, Givanildo e Neca; Waguinho, Geraldão e Romeu. Apesar da festa da Fiel, o Fluminense abriu o placar com Pintinho.

A equipe do Parque São Jorge não sentiu o golpe e empatou o duelo antes do fim do primeiro tempo com o meia Ruço. Durante o intervalo, a chuva que já incomodava se transformou num temporal, deixando o clássico amarrado até o término da etapa complementar. Com o 1 a 1, a classificação para a final do Brasileirão seria decidida nas penalidades máximas. Naquele momento, Tobias virou um gigante.

O goleiro do Corinthians defendeu duas cobranças – ou três, já que o árbitro anulou a tentativa de Rodrigues Neto, do Fluminense. “Eu tinha que escolher um canto, né? Aí, mandou voltar, cara... Aí, ele voltou, bateu e eu peguei novamente. Na segunda cobrança, o Carlos Alberto bateu e eu peguei. Aí, já caiu uns dez no fosso, o cara já foi pra UTI (risos)”, conta Tobias, em entrevista ao Esporte Espetacular.

Sem errar nenhum pênalti, o Timão derrotou o adversário carioca e fez a multidão corinthiana viver um dia inesquecível no Maracanã. Ao todo, 146.043 pessoas pagaram ingresso para ver o confronto, maior público pagante que já assistiu a uma partida do time do Parque São Jorge. Apesar da semifinal histórica, o Corinthians acabou derrotado pelo Internacional por 2 a 0 na decisão e deixou o fim do “tabu” para o Campeonato Paulista de 1977.

Confira a publicação do Timão no Facebook sobre a Invasão Corinthiana

Um dia histórico! O 05 de dezembro está marcado como uma das principais datas da história do Timão, pois em 1976 a Fiel...

Posted by SC Corinthians Paulista on Sábado, 5 de dezembro de 2015

Veja Mais:

  • Pedro Henrique é o jogador mais próximo de voltar

    Corinthians atualiza quadro de lesões de três jogadores do elenco; veja um a um

    ver detalhes
  • Vivendo situação complexa no Corinthians, Cássio participou do treino desta quinta-feira

    Corinthians muda foco dos treinos visando à Copa do Brasil; saiba como foi

    ver detalhes
  • António Oliveira durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    António Oliveira completa 20 jogos pelo Corinthians em goleada; compare números em casa e fora

    ver detalhes
  • A live vai ser transmitida diretamente do canal do YouTube do Meu Timão

    Meu Timão organiza live de apoio ao RS com presença de atacante do Corinthians; saiba tudo

    ver detalhes
  • Breno Bidon em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Raniele exalta Bidon no Corinthians e fala sobre papel de 'professor' com joia da base

    ver detalhes
  • Antero Greco faleceu aos 69 anos

    Corinthians lamenta morte do jornalista Antero Greco; confira publicação

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: