Venha fazer parte da KTO
x

Invasão ao Maracanã completa 39 anos neste sábado

1.6 mil visualizações 28 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

05 de dezembro de 1976: a primeira Invasão Corinthiana

05 de dezembro de 1976: a primeira Invasão Corinthiana

Divulgação

Há exatos 39 anos, a torcida do Corinthians protagonizava uma das histórias mais incríveis do futebol brasileiro. Em 1976, o Timão chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro e teve de enfrentar o Fluminense, tido como a melhor equipe da época. Não o bastante, a chamada “Máquina Tricolor” contava com o craque Rivellino, que havia deixado o Parque São Jorge no ano anterior.

Para promover o confronto, o então presidente do time das Laranjeiras, Francisco Horta, provocou a Fiel torcida e ofertou metade da carga de ingressos ao Corinthians. O dirigente, no entanto, acabou surpreendido com a força dos corinthianos – ao menos 70 mil “loucos” saíram de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro para acompanhar o Timão, que não conquistava um título havia 22 anos.

No dia 05 de dezembro daquele ano, milhares de torcedores do Corinthians invadiram a cidade carioca e dividiram as arquibancadas do estádio do Maracanã ao meio. O time alvinegro, sem “estrelas”, era formado por: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço, Givanildo e Neca; Waguinho, Geraldão e Romeu. Apesar da festa da Fiel, o Fluminense abriu o placar com Pintinho.

A equipe do Parque São Jorge não sentiu o golpe e empatou o duelo antes do fim do primeiro tempo com o meia Ruço. Durante o intervalo, a chuva que já incomodava se transformou num temporal, deixando o clássico amarrado até o término da etapa complementar. Com o 1 a 1, a classificação para a final do Brasileirão seria decidida nas penalidades máximas. Naquele momento, Tobias virou um gigante.

O goleiro do Corinthians defendeu duas cobranças – ou três, já que o árbitro anulou a tentativa de Rodrigues Neto, do Fluminense. “Eu tinha que escolher um canto, né? Aí, mandou voltar, cara... Aí, ele voltou, bateu e eu peguei novamente. Na segunda cobrança, o Carlos Alberto bateu e eu peguei. Aí, já caiu uns dez no fosso, o cara já foi pra UTI (risos)”, conta Tobias, em entrevista ao Esporte Espetacular.

Sem errar nenhum pênalti, o Timão derrotou o adversário carioca e fez a multidão corinthiana viver um dia inesquecível no Maracanã. Ao todo, 146.043 pessoas pagaram ingresso para ver o confronto, maior público pagante que já assistiu a uma partida do time do Parque São Jorge. Apesar da semifinal histórica, o Corinthians acabou derrotado pelo Internacional por 2 a 0 na decisão e deixou o fim do “tabu” para o Campeonato Paulista de 1977.

Confira a publicação do Timão no Facebook sobre a Invasão Corinthiana

Um dia histórico! O 05 de dezembro está marcado como uma das principais datas da história do Timão, pois em 1976 a Fiel...

Posted by SC Corinthians Paulista on Sábado, 5 de dezembro de 2015

Veja Mais:

  • Gustavo Mosquito não entra em campo há mais de um mês

    Gustavo Mosquito recebe sondagem de clube da Série A e vive incerteza no Corinthians

    ver detalhes
  • Wesley deu trabalho para a marcação do Atlético-MG pela ponta-esquerda do Corinthians

    Wesley vira tema de análise no Corinthians e recebe orientação direta para evoluir

    ver detalhes
  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • O balanço financeiro de 2023 do Corinthians, sob comando de Duilio Monteiro Alves, apresentou a maior receita da história do clube: R$ 1,003 bilhão

    Balanço 2023 do Corinthians apresenta maior receita da história do clube; dívida gera debate

    ver detalhes
  • Atualmente, o Corinthians Feminino conta com times Sub-20, 17, 15 e 13

    Base do Corinthians Feminino usa CT de outro clube em SP; veja detalhes

    ver detalhes
  • Romero foi bastante elogiado pelo técnico António Oliveira

    Romero cativa técnico no Corinthians e recebe elogios pela capacidade de adaptação

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: