Corinthians autoriza, e Odebrecht volta a fazer reparos na Arena

2.2 mil visualizações 28 comentários Comunicar erro

Arena Corinthians foi inaugurada em maio de 2014

Arena Corinthians foi inaugurada em maio de 2014

Site oficial da Arena

O Corinthians autorizou a construtora Odebrecht a realizar reparos na tubulação do “piscinão”, sistema de amortecimento e escoamento de águas pluviais, da Arena em Itaquera. Em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira, a empreiteira, que havia sido impedida pelo próprio clube a promover tais obras, confirmou problemas ligados à deposição de lama.

O caso veio à tona na última quinta-feira, uma semana após a Odebrecht reconhecer que restam R$ 40 milhões em obras por fazer na Arena em relação ao projeto desenhado pelo arquiteto Anibal Coutinho. De acordo com o presidente Roberto de Andrade, o Corinthians não poderia permitir que a empresa realizasse “reparos” que mais se parecem com “verdadeiras obras” sem que regras básicas fossem cumpridas, sob pena de comprometer a auditoria em andamento.

Segundo a Odebrecht, porém, a administração da Arena Corinthians tem em sua posse “documentos e laudo mostrando que o acúmulo de lama no ‘piscinão’ e o consequente desacoplamento de parte da tubulação são decorrência de não aplicação de rotinas de inspeção das instalações da Arena previstas no Manual de Uso, Operação e Manutenção (de posse do clube desde 2015)”, diz trecho da carta.

Tanto o clube paulista como o fundo que administra as contas do estádio cobravam da construtora o detalhamento das atividades que engenheiros da mesma vinham fazendo no local.

Leia a nota oficial na íntegra

A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) informa que reiniciou hoje (28/11) as obras de reparos na tubulação do “piscinão” -- sistema de amortecimento e escoamento de águas pluviais – situado na área externa da Arena Corinthians. O reinício dos trabalhos foi solicitado pelo Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que controla a Arena e é composto pelo Sport Club Corinthians Paulista (SCCP) e Odebrecht Participações e Investimentos (OPI). O FII solicitou e o Clube reviu decisão tomada no dia 23/11, quando, assessorado pelo Escritório Molina & Reis, determinou a paralisação das atividades.

Tanto o FII quanto o SCCP têm em sua posse documentos e laudo mostrando que o acúmulo de lama no “piscinão” e o consequente desacoplamento de parte da tubulação são decorrência de não aplicação de rotinas de inspeção das instalações da Arena previstas no Manual de Uso, Operação e Manutenção (de posse do clube desde 2015). Estas rotinas de manutenção e inspeção estão a cargo de empresa terceirizada cuja gestão é responsabilidade do clube. Este laudo técnico e documentos também demonstram que, embora a obra na área do “piscinão” seja necessária, a ocorrência não compromete a estrutura do estádio. E, portanto, a Arena Corinthians é totalmente segura para seus frequentadores – como aliás atestam recentes vistorias técnicas realizadas recentemente pela Defesa Civil, Ministério Público Estadual e Prefeitura de São Paulo.

Mesmo não sendo a responsável pela manutenção, a CNO havia identificado, em 18/11, por meio de seus técnicos, uma deposição de lama no interior do reservatório. O fato foi informado ao Corinthians e a CNO, tomou, por precaução, providências imediatas para remover o material acumulado no piscinão e recompor a parte danificada da rede de escoamento. A CNO decidiu inspecionar a Arena Corinthians em função das recentes publicações de imprensa explorando de forma descontextualizada fotos e imagens antigas, colocando indevidamente a segurança da Arena sob suspeita. Também a decisão de fazer a limpeza e reparos na tubulação do piscinão foi tomada para salvaguardar a imagem pública da Arena e a confiança de seus frequentadores.

Veja mais em: Arena Corinthians e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1 neste sábado

    Corinthians deixa G4 e pode perder posição até o fim da rodada do Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Em meio a crise, Fábio Carille seguirá no comando do Corinthians

    Diretor do Corinthians garante permanência de Fábio Carille

    ver detalhes
  • Tiago Nunes negou um suposto interesse do Corinthians para a próxima temporada

    Tiago Nunes ressalta respeito a Carille e nega contato com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians nunca havia perdido um jogo em que saiu na frente do adversário na Arena

    Após 184 jogos, Corinthians leva a primeira virada jogando na Arena

    ver detalhes
  • Corinthians foi superior, mas não soube converter suas chances em gol em Joinville

    Com briga no fim e vacilos, Corinthians sai atrás nas quartas da Liga Futsal

    ver detalhes
  • [Vitor Chicarolli] Há quanto tempo o Corinthians não joga bem?

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: