Palmeiras x Corinthians

Pelo Campeonato Paulista, o Corinthians enfrenta agora o Palmeiras

Acompanhe ao vivo

Cristian pode acionar Corinthians na Justiça depois de ser afastado

6.7 mil visualizações 118 comentários

Por Meu Timão

Cristian foi afastado após declarações polêmicas contra o clube

Cristian foi afastado após declarações polêmicas contra o clube

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

O polêmico afastamento de Cristian, confirmado ao final da tarde desta quarta-feira pelo Corinthians, embora esteja definido, pode ganhar novos ingredientes em breve. Aos 33 anos, o volante possui contrato até o fim da temporada e, consequentemente, carrega o direito de receber pelo valor acordado. Em contrapartida, também tem a possibilidade de optar por outro método de se desligar do clube, através de uma rescisão contratual.

Punido pelo Corinthians depois de disparar duras críticas e acusar os próprios funcionários do clube de omissão com seu trabalho, Cristian agora não integra mais o elenco de Fábio Carille. O treinador, inclusive, foi outro empecilho na visão do volante, tendo em vista que Cristian sequer marcou presença na lista dos jogadores inscritos para o Campeonato Paulista.

Fato é que, com cerca de R$ 4,5 milhões a receber do Corinthians até o fim de seu vínculo, entre salários e demais atributos, Cristian, que se posicionou a respeito do fato na manhã desta quinta-feira, pode encerrar seu contrato sem ter de pagar nada, caso acione a Justiça contra o clube.

"É mais uma decisão arbitrária, temerária e que ignora todos os preceitos legais. Diversas fontes do Direito demonstram essa violação. O trabalhador tem direito à ocupação efetiva, que é trabalhar em condições iguais a todos os outros trabalhadores", confirma advogado João Henrique Chiminazzo, advogado especialista em direito desportivo, ao UOL Esporte.

Conforme menciona João, a opção do Corinthians por colocar Cristian em trabalhos separados do elenco principal, pode render ao clube futuras punições judiciais. De acordo com a legalidade, a não utilização do volante no elenco seria considerada normal, desde que o mesmo realizasse sua preparação junto ao elenco.

"A partir do momento em que você o coloca para treinar separado, você viola o direito de ocupação efetiva. De fato, só jogam 11 jogadores, e não se questiona ser titular ou não, mas o jogador precisa ser preparado nas mesmas condições que os outros, ter os mesmos treinamentos que os outros", acrescentou.

À espera de como serão os primeiros dias de afastamento, Cristian irá iniciar seu pior momento no Corinthians. Em baixa ao longo da segunda passagem - com início em 2015 - o volante agora se coloca à disposição por ofertas de outros clubes. Sobre as condições disponibilizadas a Cristian depois da punição, o advogado salientou os direitos do próprio jogador, caso não sejam cumpridos.

"O trabalhador é retirado de uma situação de trabalho e colocado em uma situação prejudicial para que ele não se sinta à vontade e peça demissão. Os tribunais brasileiros já têm decidido que treinar separado dentro do futebol é falta contratual, e pode ensejar rescisão de contrato de trabalho e, consequentemente, permitir ao atleta cobrar a multa contratual e dano moral", finalizou, citando a possibilidade de punição ao Timão.

Se depender do que o Corinthians divulgou após o anúncio do afastamento, Cristian será preservado e terá condições de um jogador comum. Porém, desintegrado do elenco de Carille, o ex-camisa 16 realiza trabalhos em horários separado dos demais jogadores no CT Joaquim Grava.

Veja mais em: Cristian.

Veja Mais:

  • Corinthians enfrenta o Palmeiras neste sábado

    Corinthians visita o Palmeiras em busca do tetracampeonato Paulista; acompanhe em tempo real

    ver detalhes
  • Tiago Nunes repete a mesma formação pela quarta vez consecutiva na temporada

    Corinthians confirma escalação para final do Paulistão contra Palmeiras; confira time

    ver detalhes
  • Vestiário do Allianz Parque

    Corinthians 'esconde' adesivos do Palmeiras com bandeiras alvinegras em vestiário do Allianz Parque

    ver detalhes
  • Final entre Corinthians e Palmeiras terá transmissão nas grandes aberta e fechada

    Saiba as duas opções para assistir ao vivo à finalíssima entre Corinthians e Palmeiras

    ver detalhes
  • O Corinthians enfrenta o Palmeiras em busca do tetracampeonato paulista

    Corinthians visita Palmeiras em busca do tetracampeonato paulista; saiba tudo

    ver detalhes
  • Camisa com os patrocínios para a final do Paulista

    Corinthians estampa campanha com patrocinador na camisa da final deste sábado; veja foto e detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: