Corinthians leva vantagem sobre a Ponte Preta em confrontos mata-mata

Corinthians leva vantagem sobre a Ponte Preta em confrontos mata-mata

1.3 mil visualizações 21 comentários Comunicar erro

Basílio comemora o gol que tirou o Corinthians de 23 anos sem troféus

Basílio comemora o gol que tirou o Corinthians de 23 anos sem troféus

Foto: José Pinto/Placar

A decisão do Campeonato Paulista de 2017 entre Corinthians e Ponte Preta começa neste domingo, e o clima entre os torcedores e a imprensa é de muita expectativa. Isso se deve ao fato de neste ano completar 40 anos do título paulista de 77, que tirou do Corinthians um jejum de 23 anos sem levantar troféus - duelo que, inclusive, foi o primeiro entre as equipes em confrontos eliminatórios.

O Corinthians já enfrentou a Ponte Preta em confrontos eliminatórios sete vezes, contando as decisões do Paulistão de 77 e 79. No total, são cinco vitórias do Timão, contra apenas duas da equipe de Campinas.

O primeiro e mais famoso confronto foi a decisão Paulista em 1977. Na época, o Corinthians vinha de 23 anos sem levantar troféus, o que deixou a decisão mais importante ainda. Decidido em três jogos, todos no Morumbi, o Corinthians levou a melhor sobre a Ponte Preta. No primeiro jogo, vitória do Timão por 1 a 0, gol de Palhinha. No segundo, derrota por 2 a 1, na ocasião, Vaguinho marcou o gol corinthiano. No terceiro e decisivo confronto, o Corinthians voltou a vencer por 1 a 0, com gol emocionante de Basílio, após um bate e rebate dentro da área. O ex-jogador marcou assim seu nome dentro da história do Timão.

Dois anos após o confronto de 77, o Corinthians voltou a enfrentar a Ponte Preta na decisão do Paulista de 1979. Mais uma vez com os três jogos sendo decididos no Morumbi, o Timão levou de novo a melhor sobre a equipe de Campinas. O primeiro jogo terminou com vitória do Corinthians por 1 a 0, gol de Palhinha. O segundo terminou com um empate em 0 a 0. A terceira e decisiva partida acabou com uma vitória do Timão por 2 a 0, gols de Palhinha e Sócrates. Assim, o Corinthians se consagrou Campeão Paulista pela 17º vez.

A primeira derrota corinthiana veio um ano depois, na semifinal do segundo turno do Campeonato Paulista. Após um empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o Corinthians perdeu o segundo por 3 a 0, dando adeus a competição.

As equipes voltaram a se encontrar em mata-matas apenas 21 anos depois, na semifinal da Copa do Brasil de 2001. Dessa vez, o Corinthians não deu chance à Ponte Preta, venceu o primeiro jogo em Campinas por 2 a 0, gols do zagueiro Scheidt e do lateral Kleber. E voltou a vencer o segundo jogo em São Paulo por 3 a 0, gols de Marcelinho Carioca, André Luís e Ewerton.

Em 2012, as equipes se encontraram nas quartas-de-final do Campeonato Paulista. Em jogo único, a Ponte Preta eliminou a equipe que seria posteriormente campeã invicta da Libertadores e do Mundial em pleno Pacaembu. Com duas falhas do goleiro corinthiano Júlio Cesar, a equipe de Campinas venceu o jogo por 3 a 2. Os gols corinthianos foram marcados pelo atacante Willian e por Alex

Um ano após a eliminação corinthiana, Corinthians e Ponte Preta voltaram a duelar por uma vaga na semifinal do Paulista. Dessa vez, o jogo foi em Campinas, devido a Ponte Preta possuir uma campanha melhor que o Corinthians. E o Timão não deu chances ao adversário, venceu por 4 a 0, gols de Romarinho, Emerson, Guerrero e Alexandre Pato.

O último confronto entre as equipes até o momento foi durante as quartas-de-final do Campeonato Paulista de 2015. Em jogo único, o Timão venceu a Ponte Preta por 1 a 0, gol de Renato Augusto, na Arena Corinthians. O gol marcado pelo Corinthians na ocasião causou muita polêmica por estar impedido.

As duas equipes vão se enfrentar pelo jogo de ida da grande final do Campeonato Paulista neste domingo, às 16h. O primeiro jogo acontece em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli. O segundo jogo acontece uma semana depois, no dia 07 de maio, na Arena Corinthians.

Veja mais em: Retrospecto do Corinthians e Campeonato Paulista.

Veja Mais:

  • Pedrinho (à frente) será titular nesta quarta-feira; Jonathas, opção no banco

    Loss define escalação do Corinthians para decisão contra Chapecoense, mas pode ter baixa

    ver detalhes
  • Ricardo Fischer foi o cestinha da partida com 29 pontos anotados

    Corinthians se impõe no Parque São Jorge e vence a primeira no Paulista de basquete

    ver detalhes
  • Daniel Marcos assinou seu primeiro contrato profissional com o Corinthians

    Ex-Palmeiras, lateral-direito de 16 anos assina contrato profissional com o Corinthians

    ver detalhes
  • Fiel aproveitou o tuíte do Atlético-MG para zoar o time de Minas Gerais

    Torcedores corinthianos veem plágio e zoam Atlético-MG em rede social

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes