Com Marcelinho Carioca, Corinthians levava seu 24º título no Campeonato Paulista há 16 anos

Com Marcelinho Carioca, Corinthians levava seu 24º título no Campeonato Paulista há 16 anos

Por Meu Timão

1.8 mil visualizações 23 comentários Comunicar erro

Timão venceu o Botafogo de Ribeirão Preto na conquista do Paulista de 2001

Timão venceu o Botafogo de Ribeirão Preto na conquista do Paulista de 2001

Foto: Folha / Arquivo

Maior detentor de títulos do Campeonato Paulista, o Corinthians se consagrava com mais um deles há exatos 16 anos. No dia 27 de maio de 2001, a equipe alvinegra encarou o Botafogo de Ribeirão Preto pela taça do estadual e deixou a competição com sua 24º conquista – entre as 28 que sustenta em sua história.

Contando com o meia Marcelinho Carioca, ídolo da Fiel, no elenco, o Timão se consagrou campeão em um torneio marcado por uma das mais incríveis arrancadas de um time em um estadual. Após um começo desastroso, a equipe não conseguia se manter com a regularidade e chegou a estar entre as últimas colocações na classificação.

Porém, o Corinthians se reergueu e deu início a uma sequência de sete vitórias, entre elas uma goleada por 5 a 0 sobre o Santos que garantiu uma vaga na fase mata-mata do Paulistão. O Timão voltou a se encontrar com a equipe da Baixada na fase semifinal do estadual, onde o adversário levava a vantagem do empate por ter realizado a melhor campanha em pontos corridos.

O primeiro duelo, no entanto, não foi fácil de acompanhar. A partida não empolgou e acabou em empate de 1 a 1. Porém, no jogo de volta, o que os torcedores encontraram foi o extremo oposto, principalmente por dois gols perdidos na partida – um do lado corinthiano, com Marcelinho Carioca, e outro pelo lado santista, com Dodô.

O time litorâneo, para o desespero da Fiel, abriu o placar da semifinal e o Corinthians precisava de dois gols para garantir um lugar na decisão do título. O gol de empate veio com Marcelinho, mas não era o suficiente. O duelo prosseguiu e a classificação do Santos era dada como certa, até que Ricardinho, aos 48 minutos do segundo tempo, marcou o gol histórico que deu passagem para o Timão para a final do Campeonato Paulista daquele ano.

Na decisão, o Corinthians encarou o Botafogo de Ribeirão Preto e o primeiro duelo foi realizado na casa do time do interior. A equipe do Parque São Jorge saiu com uma larga vantagem e garantiu o placar de 3 a 0, com gols de João Carlos e dois de Marcelinho Carioca.

Com o placar favorável, o Timão levou a segunda partida da final, no estádio do Morumbi, podendo perder por até três gols de diferença. O confronto foi morno, com a equipe alvinegra perdendo chances claras de gol, e o placar final ficou estagnado no 0 a 0. O resultado foi o suficiente para o Corinthians conquistar mais um título no Paulistão.

Veja mais em: Títulos do Corinthians e Ídolos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Torcedor apaixonado pelo Corinthians, Senna é inspiração de novo uniforme

    Nova terceira camisa do Corinthians ganha data de lançamento

    ver detalhes
  • Prejudicado pela arbitragem, Timão empatou com Internacional na Arena Corinthians

    Confira a posição do Corinthians ao fim da 26ª rodada do Brasileirão-18

    ver detalhes
  • Jogadores ficarão concentrados no CT por dois dias

    Corinthians antecipa concentração no CT antes de semifinal contra o Flamengo

    ver detalhes
  • Desfalques por suspensão contra Internacional, Ralf treinou no CT do Corinthians

    Com reservas em ação, Corinthians dá início a preparação para decisão na Copa do Brasil

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes