Evento no Parque São Jorge relembra 134 anos de história do Corinthian-Casuals

Evento no Parque São Jorge relembra 134 anos de história do Corinthian-Casuals

4.4 mil visualizações 29 comentários Comunicar erro

Danilo, do Meu Timão, Rafael Castilho e Rafael Terpins durante palestra no PSJ

Danilo, do Meu Timão, Rafael Castilho e Rafael Terpins durante palestra no PSJ

Foto: Rodrigo Vessoni / Meu Timão

Na noite desta terça-feira, o Parque São Jorge recebeu o encontro “Corinthian F.C. - 134 anos de história”, congresso organizado pelo Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO). O evento foi mediado por Rafael Castilho, coordenador do grupo de pesquisa, e contou com a presença de Danilo Augusto Martins, fundador do site Meu Timão, e Rafael Terpins, produtor audiovisual. O trio debateu sobre a trajetória do clube inglês, fundado em 1882.

Realizado na sede social do clube com entrada gratuita, o fórum foi aberto com a exibição dos gols de Romarinho e Emerson Sheik na conquista da Copa Libertadores de 2012 do Timão. A plateia, formada por cerca de 60 pessoas – entre elas, aliás, representantes de torcidas organizadas do Corinthians –, logo interagiu com gritos de “Vai, Corinthians”, e o evento voltado ao time londrino teve início.

O primeiro a falar foi Rafael Terpins, que revelou ligação de infância com os bastidores do Corinthians. “O meu pai era muito envolvido na política do Corinthians e se envolveu com a Gaviões. Sempre ajudou onde era possível. Ele acabou se transformando num projeto de presidência do Corinthians. Não sei como ele entrou na diretoria do Vicente Matheus, sendo oposição”, contou o produtor.

O pai do produtor, Sergio Terpins, foi responsável por trazer o Corinthian-Casuals ao Brasil em 1988, mas faleceu três dias antes da partida contra o Timão, quando apresentava o Parque São Jorge para a equipe inglesa. Ele foi homenageado de diversas formas durante o amistoso e Rafael, aos 12 anos de idade, ganhou a camisa que Sócrates utilizou no confronto.

Na sequência, um vídeo do diretor de marketing do Corinthian-Casual, Chris Watney, foi exibido. O inglês apresentou os intermediadores presentes no evento e comentou a recepção do clube londrino no Brasil. Recentemente, o time iniciou a venda de produtos oficiais em solo brasileiro, em busca de novas formas de arrecadação de verbas.

Exibição de vídeo com Chris Watney, diretor de marketing do Corinthian-Casuals

Danilo, fundador do Meu Timão, exibe vídeo sobre o Casuals

Rodrigo Vessoni / Meu Timão

A ligação entre o Corinthians paulista e o Casuals também foi pautada no evento. Os mediadores relembraram a criação do Timão, que teve início em uma exibição de um jogo do clube de Londres no Cine Radium. A partida fascinou Miguel Bataglia e Alexandre Magnani, fundadores do time do Parque São Jorge, que estavam na plateia.

O jogo em questão foi o último do jogador Charles Miller, na época com 36 anos de idade, que atuou pelo Corinthian-Casuals diante do SPAC e o time acabou sendo derrotado pelo placar de 7 a 2. Procurado por Bataglia, o atleta sugeriu a homenagem no nome do novo time do povo, fundado em 1910.

Em janeiro de 2015, Corinthians e Casuals se encontraram em um amistoso histórico. A equipe londrina visitou a Arena em Itaquera e foi derrotada pelo “filho brasileiro” pelo placar de 3 a 0. A partida, no entanto, foi marcada pela festa no estádio do Timão e pela arrecadação de cinco toneladas de alimentos antes do confronto.

O Casuals esteve a um jogo de subir de divisão na Ryman Football League em abril deste ano. A equipe londrina empatou no tempo normal diante do Dorking Wanderers e acabou derrotado nos pênaltis por 5 a 4. Hoje, o Corinthian disputa o Isthmian National League South, torneio equivalente à oitava divisão do futebol inglês.

Veja mais em: NECO e Parque São Jorge.

Veja Mais:

  • Arena Corinthians receberá novo treino aberto à Fiel

    Mais de 100 mil torcedores já foram à Arena Corinthians em treinos abertos; veja vídeos de todos

    ver detalhes
  • Torcedor apaixonado pelo Corinthians, Senna é inspiração de novo uniforme

    Nova terceira camisa do Corinthians ganha data de lançamento

    ver detalhes
  • Prejudicado pela arbitragem, Timão empatou com Internacional na Arena Corinthians

    Confira a posição do Corinthians ao fim da 26ª rodada do Brasileirão-18

    ver detalhes
  • VÍDEO: Reforço para 2019 e estreia de nova camisa - Giro de notícias do Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes