Há oito anos, Corinthians batia o Internacional e conquistava sua terceira Copa do Brasil

Há oito anos, Corinthians batia o Internacional e conquistava sua terceira Copa do Brasil

Por Meu Timão

O título coroou um excelente ano do Corinthians, de volta a elite

O título coroou um excelente ano do Corinthians, de volta a elite

Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Recém promovido de volta a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Corinthians chegava em 2009 cercado de expectativa. Com a contratação de Ronaldo e o título paulista com a equipe jogando muito bem, a fome por uma conquista de âmbito nacional naquela temporada só crescia entre os torcedores alvinegros - e ela veio. Há exatos oito anos, o Timão conquistava sua terceira Copa do Brasil.

O primeiro desafio do time de Mano Menezes na competição foi em Goiás. O Estádio Juscelino Kubitschek recebeu o confronto contra o Itumbiara, que não só marcou a arrancada pelo título, com vitória por 2 a 0, como a estreia do Fenômeno - o camisa 9 entrou aos 22 min da segunda etapa.

Sem precisar da partida de volta, conforme estabelecido por regulamento, pelos dois gols fora de casa, o Timão se classificou. A fase seguinte novamente foi decidida em apenas um jogo. Com outra vitória por 2 a 0 (gols de Chicão e André Santos) o Corinthians eliminou o Misto, do Mato Grosso do Sul e avançou para as oitavas de final - o adversário foi o Atlético Paranaense.

Na primeira partida, o Timão viajou para Curitiba e saiu com um excelente resultado da Arena da Baixada. Perdendo por 3 a 0 até os 43 minutos da etapa final, os comandados da Mano Menezes reagiram e garantiram um 3 a 2 - com gols de Cristian e Dentinho, já nos acréscimos. Os dois tentos marcados fora de casa foram extremamente importantes para o jogo de volta, quando o Timão venceu por 2 a 0, com os dois primeiros gols de Ronaldo na campanha.

O próximo passo corinthiano teria parada no Rio de Janeiro. As quartas de final contra o Fluminense começaram em São Paulo. Os mais de 29 mil torcedores presentes soltaram o grito de gol logo no início do confronto. Dentinho recebeu grande enfiada de Cristian e, aos dez minutos, deu números finais a partida.

Com a vantagem mínima para a volta, o Timão foi ao Maracanã precisando do empate. Apesar disso, o time alvinegro novamente abriu o placar cedo. Com apenas sete minutos, Chicão bateu falta com perfeição e colocou o Corinthians na frente. Dez minutos depois, Dentinho enfiou grande bola para Jorge Henrique que, de coxa, tocou por cima do goleiro Fernando Henrique. Os 2 a 0 deram tranquilidade. O Fluminense até empatou, mas a classificação foi alvinegra.

O adversário da semifinal foi o Vasco. O caminho, então, foi o mesmo, só a ordem se alterou. O confronto começou no Maracanã e novamente o Timão saiu com boa vantagem para a volta. No empate por 1 a 1, quem abriu o placar foram os comandados de Mano Menezes, com gol de Dentinho. Depois disso, o 0 a 0 no Pacaembu garantiu o Corinthians na final contra o Internacional.

Em casa, o time alvinegro foi avassalador nos primeiros 90 minutos da decisão. O 2 a 0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo deram enorme vantagem para o Timão na volta, disputada no Beira Rio. No estádio dos gaúchos, a vantagem aumentou ainda mais no primeiro tempo. Jorge Henrique e André Santos colocaram o Corinthians na frente do marcador. O Internacional até empatou, mas o 2 a 2 deu o título para a Fiel.

A conquista daquela Copa do Brasil é uma importante marca na reestruturação do clube depois da queda para a Série B. Com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota, aquele time, escalado com Felipe, Alessandro, Chicão, William, André Santos, Cristian, Elias, Douglas, Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo está na memória dos que o acompanharam.

Relembre os gols da final

Veja mais em: Títulos do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Jô e Jadson voltaram a treinar no campo nesta quinta-feira

    Treino do Corinthians tem retornos, academia lotada e possível trote de despedida

    ver detalhes
  • Corinthians relembrou os dois títulos conquistados em 2017

    Nas redes sociais, Corinthians relembra dois títulos no ano e provoca antis

    ver detalhes
  • Meia cumpriria função que Carille deseja no Corinthians

    Segundo portal, Andrés negocia possível ida de Gustavo Scarpa ao Corinthians; candidato nega

    ver detalhes
  • Jadson viveu temporada de altos e baixos no Corinthians

    Negativa de Jadson a proposta da China lhe rendeu promessa de renovação no Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes