Coordenador do Cifut destaca uso de trabalho de análise no Corinthians de Fábio Carille

Coordenador do Cifut destaca uso de trabalho de análise no Corinthians de Fábio Carille

Por Meu Timão

Fábio Carille alia trabalho analístico aos treinos do Corinthians

Fábio Carille alia trabalho analístico aos treinos do Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Na campanha invicta do Corinthians do técnico Fábio Carille no Campeonato Brasileiro, inteligência e tecnologia são aliadas na preparação. De acordo com o coordenador do Centro de Inteligência de Futebol (Cifut) do clube, Denis Luup, o trabalho da equipe nesta temporada não é dado só pela “frieza” em campo ou a postura e maturidade diante pressões adversárias. A comissão técnica do time faz questão de utilizar todo a análise realizada pelo departamento durante os treinamentos.

Atualmente, o Cifut do Timão conta com seis profissionais e tem desempenhado papéis importantes na temporada alvinegra. Criado há dez anos, o departamento é responsável por tarefas como: observação de adversários e jogos, produção de vídeo (da equipe e de rivais) para exibir aos jogadores, relatórios de partidas durante o intervalo de jogo, correção de erros por imagens e treinos específicos e averiguação de atletas que podem ser contratados.

Segundo Denis Lupp, Carille vem utilizando constantemente o trabalho do departamento. “Ele usa bastante o Cifut. Dos que eu trabalhei aqui, é um dos que mais usa, está sempre no departamento. Os três auxiliares também estão sempre conosco quando não estão dando treino. Creio que essa é uma diferença do Corinthians para os demais clubes. Isso ajuda muito, até para o nosso crescimento e para podermos entregar um material cada vez melhor”, comentou o coordenador em entrevista ao GloboEsporte.com.

Leia também:
Brasileirão: três jogos da 20ª rodada que todo corinthiano deve ficar ligado
Corinthians é o time que menos usou jogadores no primeiro turno do Brasileirão; confira
Jô x Drogba, invencibilidade, meta, Giovanni, pré-temporada: Carille abre o jogo ao Meu Timão

Outros técnicos que passaram pelo Corinthians também utilizaram o sistema de análise de jogos desenvolvido pelo Cifut em seus treinamentos, buscando uma otimização do trabalho com o elenco na temporada. O trabalho que é desenvolvido para Carille e sua comissão técnica segue um modelo parecido, mas ganha destaque com uma câmera tática na Arena Corinthians, que realiza vídeos em tempo real para serem exibidos ao treinador durante o intervalo. As imagens são apresentadas em uma cabine no estádio, com direito a ângulos diferentes e estatísticas.

O trabalho é muito parecido com o que vinha sendo desenvolvido desde os tempos do Mano e do Tite. Mas destaco uma câmera que estamos utilizando. Já utilizávamos a filmagem em plano aberto, que é comum na maioria dos clubes hoje em dia, mas agora temos na Arena uma câmera tática. Acredito que o Corinthians seja o único que tenha esse recurso”, disse Denis Lupp.

Ela fica no arco da cobertura do estádio, lá no teto, e é controlado por controle remoto. Com este equipamento, nessa posição, é possível ter uma noção de estruturação do espaço mais real. Por outros ângulos, a gente perde um pouco de profundidade. Por essa dá pra ver melhor os espaços que podem ser explorados, por exemplo. Como temos imagens de todos os jogos, vamos criando um banco de dados e estudando nossa própria equipe também”, completou.

Campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians lidera a tabela com 47 pontos somados, oito a mais em relação ao vice-líder Grêmio, e é dono do melhor desempenho em único turno desde o início da era dos pontos corridos. Sem perder há 34 partidas em 2017, o Timão só volta a campo pela competição no próximo sábado, diante do Vitória, na Arena em Itaquera. Isto porque a Chapecoense, adversária do Timão na 20ª rodada, tem agendada uma excursão pela Europa. Assim, o jogo contra os catarinenses foi adiado.

Veja mais em: Treino do Corinthians, Fábio Carille e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Meia fica fora de treino de bolas paradas e pode iniciar jogo no banco

    Carille ensaia escalação do Corinthians sem Jadson; definição fica para sexta

    ver detalhes
  • Jô recordou caso em que foi vítima de ofensa racista com Love na Rússia

    Jô lamenta injúria racial no Nilton Santos e lembra episódio na Rússia

    ver detalhes
  • Reforço do Barcelona, Paulinho foi apresentado à torcida e à imprensa nesta quinta-feira

    Apresentado no Barcelona, corinthiano Paulinho diz não temer pressão

    ver detalhes
  • Diante do Grêmio, Paulo Roberto teve melhor atuação com camisa do Corinthians

    Corinthians acerta contratação definitiva de Paulo Roberto, garante diretor

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes