CBF planeja implementar árbitro de vídeo a partir da primeira rodada do Brasileirão 2018

1.5 mil visualizações 42 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

Árbitro de vídeo deve ser implementado no Campeonato Brasileiro de 2018

Árbitro de vídeo deve ser implementado no Campeonato Brasileiro de 2018

Fernando Torres/CBF

A introdução dos video assistant referees (VARs) no Campeonato Brasileiro tem sido planejada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde o último ano. Em 2018, a inovação deve entrar de vez no futebol do país. É o que projetou o Coronel Marinho, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, que vê a utilização de árbitros de vídeo próxima de ser realizada desde a primeira rodada da competição nacional.

Algumas das principais ligas do mundo, como a de Portugal, Alemanha e Itália, implementaram a inovação já em 2017. Contudo, o árbitro de vídeo segue em fase experimental e tem sido alvo de polêmicas sobre sua utilização. Para Coronel Marinho, o VAR é importante, mas sua implementação é complicada. Os clubes ainda precisam aprovar seu uso para que a tecnologia tenha presença confirmada na primeira rodada do Brasileirão de 2018.

"Com relação ao árbitro de vídeo, não é um processo tão fácil de implementar. Nós começamos o projeto, estamos caminhando com ele, participando ativamente com experimentos, com os cursos de habilitação dos árbitros, temos em torno de 66 árbitros habilitados e mais seis internacionais, que participaram de diversos cursos da Fifa e da Conmebol", disse o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem ao SporTV.

"Estamos aguardando o ano que vem, quando tem o conselho técnico, os clubes aprovarem o árbitro de vídeo na série A. Já existe hoje a concorrência privada da CBF, com relação as empresas, tem uma proposta comercial para colocar de forma efetiva essa ferramenta. Esse processo está em andamento, mas depende muito do que vai acontecer no conselho técnico em fevereiro. Aí, já teria a empresa que seria contratada para fazer alguns experimentos antes, mas já pretendemos na primeira rodada ter condição de fazer os dez jogos", completou.

Leia também:
Com grana da venda de Jô, Corinthians mira contratação de Henrique Dourado ou Leandro Damião
Com meta de R$ 30 milhões, Roberto de Andrade admite proximidade de acerto por patrocínio máster
Prestes a completar 18 anos, Vitinho faz trabalho 'à la Pedrinho' para se firmar no Corinthians

Para adotar a inovação, a CBF realizou cursos com diferentes profissionais para uma preparação completa e detalhada de seu uso. O presidente da Comissão de Arbitragem acredita que o recurso VAR foi bem recebido pelos árbitros durante os cursos de habilitação.

"No treinamento que fizemos com todos esses grupos, todos gostaram. Porque quando você começa a pegar o mecanismo da coisa, como que a coisa se desenvolve, não vai ser uma bengala. Há um respeito e há limites, isso está no manual, há limites para quando deve haver interferência do árbitro de vídeo. Então, com o treinamento, nós vimos que realmente é uma ferramenta importante, que vai decidir lances que passam despercebidos dentro do campo. Vai ajudar a legitimar o resultado de uma partida", finalizou.

Vale destacar que, conforme avisando pela própria CBF, o “review” em lances duvidosos não poderá ser solicitado por jogadores e treinadores em disputas do Campeonato Brasileiro. O sistema será conduzido pelo juiz responsável por acompanhar da cabine a partida em questão. Somente ele terá a missão de interferir em – e corrigir – erros de arbitragem.

A CBF trabalha em conjunto com a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, para colocar o VAR em prática. A vitória do Corinthians sobre o Vasco na Arena foi determinante para que a entidade apressasse a ideia de ter o árbitro de vídeo na competição. O gol marcado por Jô foi irregular – o jogador utilizou o braço para completar um cruzamento.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Arbitragem.

Veja Mais:

  • Conselho Técnico com os 16 clubes e a FPF definiu detalhes do Paulistão 2020

    Paulistão 2019 tem mudança no número de datas, mantém inscrições e terá VAR; veja detalhes

    ver detalhes
  • Jogadores treinaram em campos distantes da imprensa no CT do Corinthians

    Veja o que Corinthians aprimora em treino pré-clássico; Fagner e Avelar ausentes

    ver detalhes
  • Júnior Urso defendeu o trabalho de Fábio Carille no Corinthians

    Júnior Urso defende trabalho de Carille no Corinthians e rebate críticas ao desempenho da equipe

    ver detalhes
  • O Corinthians decidiu recorrer às multas aplicadas pela Conmebol na partida contra o Del Valle

    Corinthians decide recorrer de multa pesada aplicada pela Conmebol

    ver detalhes
  • Um dos últimos 'trunfos' de Carille caiu: equipe não tem conseguido 'segurar' vitórias

    Como dói! Corinthians sofre com viradas e perde um dos últimos 'trunfos' de Carille

    ver detalhes
  • Felipe Vezaro foi o grande nome do Corinthians na partida desta segunda-feira

    Corinthians conta com Vezaro em noite espetacular e bate Bauru na primeira vitória no NBB

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: