Venha fazer parte da KTO
x

CBF planeja implementar árbitro de vídeo a partir da primeira rodada do Brasileirão 2018

1.5 mil visualizações 42 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Árbitro de vídeo deve ser implementado no Campeonato Brasileiro de 2018

Árbitro de vídeo deve ser implementado no Campeonato Brasileiro de 2018

Fernando Torres/CBF

A introdução dos video assistant referees (VARs) no Campeonato Brasileiro tem sido planejada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde o último ano. Em 2018, a inovação deve entrar de vez no futebol do país. É o que projetou o Coronel Marinho, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, que vê a utilização de árbitros de vídeo próxima de ser realizada desde a primeira rodada da competição nacional.

Algumas das principais ligas do mundo, como a de Portugal, Alemanha e Itália, implementaram a inovação já em 2017. Contudo, o árbitro de vídeo segue em fase experimental e tem sido alvo de polêmicas sobre sua utilização. Para Coronel Marinho, o VAR é importante, mas sua implementação é complicada. Os clubes ainda precisam aprovar seu uso para que a tecnologia tenha presença confirmada na primeira rodada do Brasileirão de 2018.

"Com relação ao árbitro de vídeo, não é um processo tão fácil de implementar. Nós começamos o projeto, estamos caminhando com ele, participando ativamente com experimentos, com os cursos de habilitação dos árbitros, temos em torno de 66 árbitros habilitados e mais seis internacionais, que participaram de diversos cursos da Fifa e da Conmebol", disse o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem ao SporTV.

"Estamos aguardando o ano que vem, quando tem o conselho técnico, os clubes aprovarem o árbitro de vídeo na série A. Já existe hoje a concorrência privada da CBF, com relação as empresas, tem uma proposta comercial para colocar de forma efetiva essa ferramenta. Esse processo está em andamento, mas depende muito do que vai acontecer no conselho técnico em fevereiro. Aí, já teria a empresa que seria contratada para fazer alguns experimentos antes, mas já pretendemos na primeira rodada ter condição de fazer os dez jogos", completou.

Leia também:
Com grana da venda de Jô, Corinthians mira contratação de Henrique Dourado ou Leandro Damião
Com meta de R$ 30 milhões, Roberto de Andrade admite proximidade de acerto por patrocínio máster
Prestes a completar 18 anos, Vitinho faz trabalho 'à la Pedrinho' para se firmar no Corinthians

Para adotar a inovação, a CBF realizou cursos com diferentes profissionais para uma preparação completa e detalhada de seu uso. O presidente da Comissão de Arbitragem acredita que o recurso VAR foi bem recebido pelos árbitros durante os cursos de habilitação.

"No treinamento que fizemos com todos esses grupos, todos gostaram. Porque quando você começa a pegar o mecanismo da coisa, como que a coisa se desenvolve, não vai ser uma bengala. Há um respeito e há limites, isso está no manual, há limites para quando deve haver interferência do árbitro de vídeo. Então, com o treinamento, nós vimos que realmente é uma ferramenta importante, que vai decidir lances que passam despercebidos dentro do campo. Vai ajudar a legitimar o resultado de uma partida", finalizou.

Vale destacar que, conforme avisando pela própria CBF, o “review” em lances duvidosos não poderá ser solicitado por jogadores e treinadores em disputas do Campeonato Brasileiro. O sistema será conduzido pelo juiz responsável por acompanhar da cabine a partida em questão. Somente ele terá a missão de interferir em – e corrigir – erros de arbitragem.

A CBF trabalha em conjunto com a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, para colocar o VAR em prática. A vitória do Corinthians sobre o Vasco na Arena foi determinante para que a entidade apressasse a ideia de ter o árbitro de vídeo na competição. O gol marcado por foi irregular – o jogador utilizou o braço para completar um cruzamento.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Arbitragem.

Veja Mais:

  • A Neo Química Arena foi palco de Santos e Red Bull Bragantino pela semifinal do Paulistão 2024

    Saiba o valor estimado que o Corinthians deve receber do aluguel do Santos pela Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para a decisão do Paulistão

    Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para rival na final do Paulistão

    ver detalhes
  • Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos

    Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos; relembre

    ver detalhes
  • Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024

    Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024; veja números

    ver detalhes
  • O Corinthians está preparado para enfrentar o Internacional no Brasileirão Feminino

    Corinthians encerra preparação para receber o Internacional na Neo Química Arena; veja provável time

    ver detalhes
  • Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária

    Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária; veja valor

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: