Corinthians bate Atlético-PR e carimba vaga nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-17

Corinthians Corinthians 2 x 0 Athletico-PR Athletico-PR

Copa do Brasil Sub-17 2018

Corinthians bate Atlético-PR e carimba vaga nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-17

Por João Pedro Izzo

14 mil visualizações 32 comentários Comunicar erro

Corinthians derrotou Atlético-PR por 2 a 0 na Copa do Brasil Sub-17

Corinthians derrotou Atlético-PR por 2 a 0 na Copa do Brasil Sub-17

Rodrigo Gazzanel /Agência Corinthians

Atual vice-campeão, o Corinthians está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil Sub-17 de 2018. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0, mesmo fora de casa, o Timão conquistou nova vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR - gols de Gabriel Pereira e Gustavo Mantuan - e carimbou a vaga para a próxima fase da competição. A partida desta quarta-feira foi realizada no Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, no Parque São Jorge.

Com o resultado, a molecada do Timão aguarda o vencedor de Fluminense e Cruzeiro para definir o adversário da próxima fase da Copa do Brasil - o time carioca venceu o jogo de ida por 6 a 0. As quartas de final também serão realizadas no esquema mata-mata, com jogos de ida e volta. Não há critério de gols fora de casa na busca pela classificação.

Leia também:
Corinthians contrata atacante de 16 anos com multa rescisória de mais de R$ 80 milhões

Para a decisão, o técnico Marcos Soares teve dois desfalques de última hora: os zagueiros Henrique Luro, capitão da equipe, e Carlos Eduardo. Ambos sentiram problemas físicos durante o aquecimento, músculo posterior da coxa direita e tornozelo, respectivamente, e foram preservados.

Com isso, o Timãozinho foi escalado com: Donelli; Daniel Marcos, Richard, Gabriel Dias e Hugo; Guilherme Gallegos e Gabriel Pereira; Gustavo Mantuan e Lucas Pires; Alex e Washington. O treinador ainda acionou Grigor, Cauã, David, Lithierry, Riquelme e Rodrigo Varanda.

s

Meu Timão

Já o Atlético-PR começou o decisivo confronto com: Paulo; Khellven, Wellington, Luan, Vinicius; Kawan, Iago, Yuri e João Pedro; Matheus e Jaja.

A equipe do Sub-17 do Corinthians agora muda o foco para o Paulista da categoria. O Timãozinho volta a campo no próximo sábado, às 15h, na Fazendinha, quando encara o Mirassol pelo jogo da volta das quartas da final do torneio estadual. Vale lembrar que o time corinthiano venceu por 2 a 0 no primeiro duelo decisivo, também fora de casa.

Como foi o jogo, Meu Timão?

Com o tempo um pouco chuvoso e ameno na capital paulista, Lucas Pires não se intimidou com as irregularidades do campo da Fazendinha e tratou de bater cruzado logo aos quatro minutos, levando perigo ao goleiro adversário. Precisando reverter três gols para sair com a classificação, o Atlético-PR impôs pressão alta no campo corinthiano, ficando mais com a bola, enquanto o Corinthians aguarda mais no campo de defesa e avançava com menos ímpeto.

O adversário chegou bem apenas aos 22 minutos, quando Khellven cruzou rasteiro na área, Hugo furou e Jaja chegou batendo, mas Donelli pegou com os pés e fez grande defesa. A postura defensiva da equipe de Marcos Soares já irritava os torcedores corinthianos presentes. E o Timão quase pagou o preço aos 31 minutos: após escanteio batido, o corinthiano Alex cabeceou contra o próprio gol e acertou o travessão. Aos 33, outro susto - após novo escanteio, Jaja desviou de letra e acertou a rede pelo lado de fora.

O Corinthians só voltou a finalizar em gol aos 36 minutos, quando Gustavo Mantuan chutou rasteiro da esquerda. A bola teve desvio, mudou levemente sua trajetória, mas o arqueiro do time paranaense estava ligado e defendeu sem dar rebote. Contudo, a bola parada alvinegra era motivo de dor de cabeça: com 40 minutos, Wellington cabeceou livre na área do Timão e a bola saiu raspando a trave direita de Donelli. E foi só pelo primeiro tempo.

Pensando no poder de marcação da equipe corinthiana, Marcos Soares trocou o atacante Washington, que tinha amarelo, pelo volante Grigor já no intervalo. Com menos movimentação dos dois times, a primeira chance na etapa final veio com Alex. Aos 13 minutos, Gustavo Mantuan puxou contra-golpe rápido e serviu o atacante, que chutou no canto esquerdo de dentro da área, mas Paulo espalmou para escanteio. Gabriel Dias cruzou aos 17, Alex subiu bem de cabeça, porém, perdeu boa chance, mandando para fora.

O bom desempenho do Corinthians no segundo tempo continuava. Grigor finalizou da entrada da área, mas Paulo fez defesa difícil ao espalmar para escanteio. E a pressão surtiu efeito: aos 20 minutos, Gustavo Mantuan bateu cruzado da esquerda e Richard acertou o travessão. No rebote, Gabriel Pereira chutou para o gol vazio e abriu o placar para o Timão!

Desestabilizado, o adversário seguia mal no segundo tempo e o Corinthians aproveitou. Aos 26 minutos, Gustavo Mantuan tabelou com Gabriel Gallegos e finalizou colocado no ângulo direito do arqueiro! Mais um golaço do camisa 10 do Timão Sub-17. Com a classificação praticamente definida, o treinador alvinegro foi rodando a equipe nos minutos finais.

Rodrigo Varanda ainda bateu colocado aos 39 minutos e, com desvio de Kauan, Paulo defendeu no reflexo e impediu placar mais elástico. A equipe corinthiana deixou o tempo passar e o rival não conseguiu levar mais perigo ao gol de Donelli. Assim, o Timãozinho avançou na disputa pelo título da Copa do Brasil Sub-17.

Ficha técnica de Corinthians 2 x 0 Athletico-PR

Competição: Copa do Brasil de Futebol Sub-17
Local: Estádio Alfredo Schürig, São Paulo, SP
Data: 24 de Outubro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Assistentes: Patricia Carla de Oliveira e Amando Pinto Matias
Gols: Gabriel Pereira, Gustavo Mantuan (Corinthians)
Cartões amarelos: Washington, David e Rodrigo Santos (Corinthians); Yuri (Atlético-PR)

CORINTHIANS: Matheus Donelli; Daniel Marcos, Richard, Gabriel Dias e Hugo; Guilherme Gallegos, Gabriel Pereira (David), Lucas Pires (Cauã) e Gustavo Mantuan (Riquelme); Alex Honório (Lithierry) e Washington (Grigor).
Técnico: Marcos Soares

ATLÉTICO-PR: Paulo; Khellven, Wellington, Luan, Vinicius (Gustavo Braga), Kawan, Iago (Gabriel Moraes), Yuri (Affonso Neto), João Pedro (Romulo), Matheus (Adsonnaldo) e Jaja (Romulo Cardoso).
Técnico: Rogério Corrêa

Veja mais em: Corinthians Sub-17, Base do Corinthians e Parque São Jorge.

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes