Com gols de artilheiros, Corinthians despacha Grêmio e vai à semifinal da Copinha

Corinthians Corinthians 2 x 1 Grêmio Grêmio

Copa São Paulo 2019

Com gols de artilheiros, Corinthians despacha Grêmio e vai à semifinal da Copinha

60 mil visualizações 393 comentários Comunicar erro

Fabricio Oya marcou outra vez pelo Corinthians e ajudou a garantir a vaga na semi

Fabricio Oya marcou outra vez pelo Corinthians e ajudou a garantir a vaga na semi

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Maior campeão da Copinha, o Corinthians fez valer toda sua tradição na noite desta sexta-feira. Em embate válido pelas quartas de final, os comandados de Eduardo Barroca fizeram bonito e, com triunfo por 2 a 1 contra o Grêmio, garantiram uma vaga nas semifinais da competição.

Como tem sido costume no torneio, os gols alvinegros foram marcados pelos artilheiros da equipe na competição: Fabricio Oya, que já balançou as redes sete vezes, e Nathan, que chegou ao sexto tento.

O show corinthiano, vale destacar, não ficou apenas dentro das quatro linhas. Nas arquibancadas, mais de 23 mil torcedores deram um espetáculo na Arena Barueri, dando suporte essencial para o triunfo decisivo.

Escalação - Dando sequência ao time que vem dando conta do recado, Barroca repetiu a escalação que goleou o Visão Celeste na última fase. Sendo assim, o Timãozinho foi escalado com: Diego, Igor, Jordan, Ronald e Caetano; Du, Roni e Fabricio Oya; Janderson, Rafael Bilu e Nathan.

Eduardo Barroca repetiu a escalação do Timão

Meu Timão

Próximo passo - Com a classificação, o Timãozinho chega às semifinais da principal competição da modalidade. O adversário já está definido: o Vasco da Gama. A partida está agendada para a próxima terça-feira, às 21h30, novamente na Arena Barueri.

Primeiro tempo

Em suas entrevistas, o técnico Eduardo Barroca sempre dá destaque à característica de jogo do Timão. Logos nos primeiros minutos de jogo, o estilo imposto pelo comandante se fez presente. Pressionando a saída de bola do Grêmio, o Corinthians forçou o erro dos gaúchos. Logo aos três minutos, Bilu fez boa jogada e rolou para Oya, que bateu para fora.

O que faltou de sorte ao camisa 10 no lance sobrou de sorte na jogada seguinte. Pressionado pelo meia, o defensor gremista tentou dar um chutão. A bola acabou batendo no armador alvinegro e surpreendendo o goleiro dos visitantes. 1 a 0 para o Timãozinho e festa nas arquibancadas.

Desvio em Oya surpreendeu o goleiro Chapecó, do Grêmio

Desvio em Oya surpreendeu o goleiro Chapecó, do Grêmio

Reprodução/TV

Mesmo com a vantagem no placar, os comandados de Barroca mantiveram a postura. Apertando a saída dos rivais, o ataque alvinegro criou uma série de oportunidades, sobretudo com os pontas Rafael Bilu e Janderson - ambos tiveram boas chances de ampliar o marcador.

Aos 18 minutos, o Grêmio ameaçou a meta de Diego pela primeira vez, mas o goleiro alvinegro saiu bem e evitou a chance. Após o susto, o Timão voltou a controlar as ações da partida: Oya bateu boa falta e, pouco depois, Nathan chutou na rede pelo lado de fora, após bela arrancada.

Com o primeiro tempo se aproximando do fim, o Corinthians ainda criou outra boa chance. Em belo passe de Oya, Roni apareceu como elemento surpresa, mas foi travado pelo goleiro gremista.

Segundo tempo

A etapa final do embate entre paulistas e gaúchos começou diferente. Com outra postura, o Grêmio passou a dificultar mais as jogadas do setor de criação do Timão. Os primeiros dez minutos, então, foram de muita disputa no meio de campo, com poucas escapadas de ambas as equipes.

Sob olhares de Emerson Sheik e Vilson, o Corinthians passou a ter mais calma e, com Fabrício Oya, voltou a ter grande chance. A finalização do camisa 10, no entanto, desviou e acabou indo para escanteio. Na cobrança do próprio meia, a bola foi parar na cabeça de Nathan, que testou forte para marcar o segundo gol alvinegro.

Oya achou Nathan livre em cobrança de escanteio para ampliar

Oya achou Nathan livre em cobrança de escanteio para ampliar

Reprodução/TV

Com maior vantagem no placar, o Corinthians passou a rodar a bola com mais calma, cavando algumas faltas e administrando a partida. Eduardo Barroca aproveitou o momento para fazer uma primeira mexida: o já amarelado Caetano deu lugar a Daniel Marcos, lateral-direito de origem, entrou para atuar improvisado pelo lado esquerdo.

Mesmo segurando um pouco o ritmo, o Timãozinho seguiu criando. Em bola roubada, Nathan deu bela enfiada para Janderson, que driblou o marcador e bateu bem perto do gol, arrancando suspiros da Fiel presente na Arena Barueri.

A festa que vinha sendo feita pelos mais de 23 mil torcedores acabou ganhando tons de drama aos 30 minutos. Em escapada pela esquerda, Léo Chu caiu na área e o árbitro marcou pênalti para o Grêmio. Na cobrança, Diego até tocou na bola, mas Rildo não desperdiçou, colocando o 2 a 1 no placar.

O clima de apreensão aumentou três minutos depois, quando Rafael Bilu deixou o gramado de maca, se queixando de dores na perna direita. A baixa acabou sendo rapidamente esquecida, com gol anulado de Nathan, que cabeceou impedido novo cruzamento de Oya. Na sequência, Bilu voltou ao gramado sem problemas.

Segurando ainda mais a bola, o Timão fez outras duas substituições: João Celeri e Gustavo Mantuan entraram nos lugares de Nathan e Janderson. Dentro de campo, o goleiro Diego caiu com dores, mas seguiu normalmente na partida. O Grêmio ensaiou uma pressão, mas os comandados de Barroca se mantiveram bem postados para marcar e armar contra-ataques.

Antes do apito final, Rafael Bilu deu lugar a Franklin, fechando ainda mais a equipe alvinegra, que aguentou firme os cinco minutos de acréscimo e garantiu lugar na semifinal do principal torneio Sub-20 do país. O sonho da 11ª taça continua!

Ficha técnica de Corinthians 2 x 1 Grêmio

Competição: Copa São Paulo de Futebol Júnior
Local: Arena Barueri, Barueri, SP
Data: 18 de janeiro de 2019 (sexta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: José Ribeiro Júnior
Assistentes: Osvaldo Medeiros Filho e Rodrigo Meirelles Bernardo
Gols: Fabricio Oya, Nathan Palafoz (Corinthians); Rildo (Grêmio)
Cartões amarelos: Caetano e Nathan Palafoz (Corinthians); João Guilherme, Jhonata Varela, Fernando Henrique, Guilherme Azevedo e Matheus Nunes (Grêmio)
Público: 23.542 torcedores

CORINTHIANS: Diego Riechelmann; Igor Marques, Jordan, Ronald e Caetano (Daniel Marcos); Du e Roni; Fabricio Oya, Janderson (Gustavo Mantuan) e Rafael Bilu (Franklin); Nathan Palafoz (João Celeri).
Técnico: Eduardo Barroca

GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Leonardo, Emanuel, João Guilherme e Kazu (Matheus Nunes); Jhonata Varela (Rildo), Fernando Henrique, Gabriel Biteco (Abreu) e Jhonata Robert (Renan); Guilherme Azevedo e Sávio (Léo Chu).
Técnico: Cesar Lopes

Veja mais em: Copinha, Corinthians Sub-20, Base do Corinthians, Eduardo Barroca e Crônica.

Quem Atuou

Títulares

Reservas

Técnico

Árbitro

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes