Corinthians na Copa do Brasil Sub-20: confrontos, destaques e mais sobre a busca pelo título inédito

Corinthians na Copa do Brasil Sub-20: confrontos, destaques e mais sobre a busca pelo título inédito

1.9 mil visualizações 12 comentários Comunicar erro

Garotada começa busca pelo título da Copa do Brasil Sub-20

Garotada começa busca pelo título da Copa do Brasil Sub-20

Marco Galvão/Ag. Corinthians

Nesta quarta-feira o Corinthians inicia a busca pelo título inédito da Copa do Brasil Sub-20. A equipe comandada por Eduardo Barroca enfrenta o River-PI no Parque São Jorge às 15h.

O duelo é válido pela primeira fase do torneio e tem jogo único, de modo que o vencedor avança para a próxima fase. Vale ressaltar que a partir da segunda fase o campeonato passa a se configurar em jogos de ida e volta.

Ao todo, essa edição tem 32 equipes participantes. Além do Corinthians, disputam o torneio as equipes: Fast Club-AM, Bahia, Coritiba, 7 de Setembro-MS, Capital-TO, Grêmio, Vasco, CSP-PB, América-RN, Porto-PE, River-PI, Chapecoense, Serra-ES, Flamengo, Ceilândia-DF, Cuiabá-MT, Goiás, Galvez-AC, Palmeiras, Castanhal-PA, CSA-AL, Sã Raimundo-RR, Tubarão-SC, Marília-MA, Amércia-MG, Real Ariquemes-RO, Horizonte-CE, Trem-AP, Internacional, Confiança-SE e Cruzeiro.

Vale lembrar que na disputa pelo título em 2018 o Timão ficou com o vice-campeonato, perdendo a final para o São Paulo.

Diante disso, o Meu Timão preparou um guia para que você, torcedor, acompanhe o Corinthians na busca pelo título da Copa do Brasil Sub-20. Confira os detalhes abaixo!

O torneio

Primeira fase

Na primeira fase do torneio os jogos são únicos e eliminatórios. As equipes são divididas em dezesseis grupos, e o vencedor de cada jogo avança para as oitavas de final. Cabe destacar que, em caso de empate, a disputa de pênaltis define quem avança para a próxima fase.

Como definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Corinthians está no grupo 13 e enfrenta o River-PI. Os outros grupos ficaram com a seguinte configuração:

Grupo 1: Galvez-AC x Palmeiras-SP

Grupo 2: Coritiba-PR x 7 de Setembro-MS

Grupo 3: Castanhal-PA x CAS-AL

Grupo 4: Capital-TO x Grêmio-RS

Grupo 5: Vasco da Gama-RJ x CSP-PB

Grupo 6: São Raimundo-RR x Tubarão-SC

Grupo 7: Marília-MA x América-MG

Grupo 8: Fast Club-AM x Bahia-BA

Grupo 9: Flamengo-RJ x Ceilândia-DF

Grupo 10: Real Ariquemes-RO x Horizonte-CE

Grupo 11: América-RN x Porto-PE

Grupo 12: Trem-AP x Internacional-RS

Grupo 13: Corinthians-SP x River-PI

Grupo 14: Chapecoense-SC x Serra-ES

Grupo 15: Confiança-SE x Cruzeiro-MG

Grupo 16: Cuiabá-MT x Goiás-GO

Os grupos e os mandantes foram definidos por sorteio, e assim será em todas as fases. Por convenção, o clube mandante é sempre o que está ao lado esquerdo.

Em caso de vitória, a equipe alvinegra avança para a segunda fase e enfrenta o vencedor de Chapecoense-SC x Serra-ES.

Mata-mata!

A partir da segunda fase o torneio é disputado em jogos de ida e volta, e avança para a fase seguinte a equipe que marcar mais gols. Não existe, portanto, desempate por gols fora de casa. Em caso de empate no placar agregado, o primeiro critério a ser avaliado é o saldo de gols: quem tiver o maior saldo de gols se classifica. Se ainda assim houver empate, a disputa vai para os pênaltis.

Agenda do Timãozinho

O torneio teve início nesta terça-feira e todas as datas dos confrontos já estão estimadas. Caso chegue até a final, o Timãozinho terá seus jogos nas seguintes datas:

Primeira fase:

  • 13/03 às 15h.

Oitavas de final:

  • Ida: 26, 27 ou 28/03
  • Volta:02, 03 ou 04/04

Quartas de final:

  • Ida: 09, 10 ou 11/04
  • Volta: 16, 17 ou 18/04

Semifinais:

  • Ida: 23, 24 ou 25/04
  • Volta: 30/04, 01 ou 02/05

Final:

  • Ida: 08/05
  • Volta: 12/05

O vencedor

O campeão da Copa do Brasil Sub-20 não será premiado em dinheiro, mas ganhará um troféu e 50 medalhas para serem distribuídas entre atletas, comissão técnica e dirigentes. Além disso, o clube se classifica automaticamente para a Supercopa Sub-20 de 2019. Caso o ganhador da Copa do Brasil Sub-20 conquiste, também, o Campeonato Brasileiro da categoria, ele terá vaga garantida na Copa Libertadores da América Sub-20 de 2020.

Um trabalho que vem caminhando

Eduardo Barroca acumula bons números no comando da equipe Sub-20

Eduardo Barroca acumula bons números no comando da equipe Sub-20

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Na equipe desde junho da última temporada, o técnico chegou ao Corinthians após ótimo trabalho na equipe do Botafogo. Com o time do Parque São Jorge, Eduardo Barroca chegou até as quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2018, e se sagrou vice campeão do Campeonato Paulista Sub-20 no mesmo ano. A equipe ainda chegou até a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior no início de 2019. Com boas atuações nesses três campeonatos e invicto desde novembro, Barroca busca o título inédito da Copa do Brasil Sub-20.

O treinador vem fazendo um ótimo trabalho na base do Corinthians: em 47 vezes com Barroca no comando, a equipe perdeu apenas quatro. Além disso, o técnico é o responsável pela melhora nas atuações coletivas e individuais - foi sob seu comando que Fabrício Oya se destacou na última edição da Copinha e foi promovido ao elenco principal.

Em entrevista ao Meu Timão, o técnico falou sobre sua trajetória na equipe e avaliou a competição que se inicia nesta quarta para o Corinthians.

De olho no destaque!

Caetano foi um dos destaques corinthianos na Copinha em 2019

Caetano foi um dos destaques corinthianos na Copinha em 2019

Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

De olho no título inédito da competição, o Corinthians entra em campo com jogadores que se destacaram nas últimas competições disputadas pela equipe. Um deles é Caetano, que se destacou na Copinha deste ano.

O jogador de 19 anos começou a temporada atuando como zagueiro, mas foi deslocado para a lateral esquerda após uma lesão de seu companheiro Lucas Piton. Em ambas as posições, Caetano fez boas partidas, o que levou o jogador a ser cogitado na lista B do Campeonato Paulista pela equipe profissional, mas que não deu certo por ter menos de 1 ano no clube - regra impreterível pela CBF para qualquer jogador ocupar tal posição.

Entretanto, seu destaque gerou outra conquista pessoal: na última quinta-feira (07) o jogador renovou seu contrato com a equipe alvinegra. Agora, Caetano defende o clube até o final de 2023.

Em qualquer uma das duas posições em que atuou nessa temporada, o importante é que Caetano brilhe também nessa Copa do Brasil Sub-20.

Retrospecto

O Corinthians de Eduardo Barroca encara o River do Piauí nesta quarta, às 15h, no Parque São Jorge. Pelas categorias de base, o duelo jamais foi realizado. No entanto, com suas equipes principais, houve três duelos:

Brasileirão 1977 – Primeira fase
19/10 – Estádio Albertão – Teresina-PI
River 2 x 2 Corinthians
Gols: Geraldão e Lance

Copa do Brasil 2002 – Primeira fase – Jogo de ida
06/02 – Estádio Albertão – Teresina-PI
River 1 x 2 Corinthians
Gols: Deivid e Leandro

Copa do Brasil 2002 – Primeira fase – Jogo de volta
13/02 – Pacaembu – São Paulo-SP
Corinthians 2 x 0 River
Gols: Vampeta e Rogério

O River foi o adversário da equipe profissional do Corinthians na primeira fase da Copa do Brasil de 2002, ano em que o Timão conquistou o segundo título da competição. Ou seja, o confronto entre os clubes no Sub-20 pode ser um bom presságio para o profissional e vice-versa.

Veja mais em: Especiais do Meu Timão, Base do Corinthians e Corinthians Sub-20.

Veja Mais:

  • Danilo Avelar foi convidado do programa Bem, Amigos!, do SporTV, nesta segunda-feira

    Avelar explica 'renascimento' no Corinthians e lembra: 'Crianças de dez anos vinham criticar'

    ver detalhes
  • Jogadores reservas e garotos da base foram a campo, enquanto titulares ficaram na parte interna

    Corinthians inicia preparação contra a Ferroviária sem Cássio e Boselli

    ver detalhes
  • Cássio deixou a Fonte Luminosa na última noite sentindo dores

    Exame descarta lesão, mas Cássio é dúvida para jogo de quarta; médico do Corinthians explica

    ver detalhes
  • Thiaguinho fica sem contrato no próximo dia 31 de maio; jogador está emprestado pelo Nacional-SP

    Thiaguinho fica sem contrato em dois meses; saiba o que pensa a diretoria do Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes