Vitorioso Corinthians de Carille não goleia. E expõe choque de gerações da torcida

Vitorioso Corinthians de Carille não goleia. E expõe choque de gerações da torcida

14 mil visualizações 279 comentários Comunicar erro

Carille comandou o Corinthians no 0 a 0 de quinta-feira contra o Fluminense

Carille comandou o Corinthians no 0 a 0 de quinta-feira contra o Fluminense

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Que o Corinthians do técnico Fábio Carille conseguiu, ao vencer as três últimas edições do Campeonato Paulista, igualar um feito que não se repetia havia 80 anos no Parque São Jorge, muitos torcedores já sabem. O que muita gente talvez não saiba - ou melhor, não percebeu - é que esse mesmo vitorioso Timão comandado pelo também mesmo vitorioso treinador é o que menos aplica goleadas na década, assumindo de forma mais enfática que o próprio Mano Menezes o DNA defensivo emplacado há dez anos pelo pioneiro gaúcho e tão contemplado pelo conterrâneo sulista Tite nos "anos dourados" do século 21 alvinegro.

E o que o tricampeonato paulista tem a ver com a seca de goleadas que o Corinthians vive? São contrastes ideais para ilustrar a filosofia de Carille: o pragmatismo que dá resultado. E que leva ao auge as discussões entre os próprios torcedores do Timão sobre quando se deve (ou quem deve) comemorar empates de 0 a 0, como aconteceu recentemente contra Internacional pelo Brasileiro e Fluminense pela Sul-Americana, em meio a atuações de luxo como a da vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo, que levantam a bola para um possível potencial (principalmente ofensivo) ainda não muito bem explorado no atual elenco alvinegro.

Há um lado certo nesta discussão? Quem tem razão num debate em que um lado valoriza os tais empates sem gols em função dos títulos que a filosofia tem rendido ao clube e o outro lado cobra um futebol mais vistoso (e naturalmente perigoso) com expectativa de mais gols?

Carille é o atual tricampeão paulista

Carille é o atual tricampeão paulista

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Para responder a essa e a outras perguntas, o Meu Timão entrevistou o professor doutor João Ricardo Cozac, psicólogo de esporte há 30 anos, doutor em psicologia do esporte pela Universidade de São Paulo. Ele acumula experiência profissional em clubes de futebol no próprio Corinthians, além de Palmeiras, Goiás, Cruzeiro e Ituano.

Choque de gerações

"O torcedor projeta no seu time de coração um conteúdo emocional muito forte. Diria que o torcedor projeta muitas vezes a sua identidade na ação do time para o qual ele torce. Portanto, numa ideia mais simples: se o meu time vai bem, eu me sinto bem, minha auto-estima fica elevada porque existe uma espécie de fusão emocional entre o torcedor e a equipe para a qual ele torce. Numa análise inicial, se o time vai mal, me sinto fracassado; se o time vai bem, me sinto bem-sucedido", inicia Cozac.

Mas afinal: o que é "ir bem ou mal" tratando-se da opinião de diferentes torcedores sobre um mesmo time? A resposta pode estar diretamente ligada à idade do torcedor em questão, no que o psicólogo define como "choque de gerações".

"Tem um choque nítido de gerações que caminha paralelamente à evolução cronológica do futebol. Quem viveu o futebol das décadas de 70, 80, até início de 90 tem expectativa diferente e consegue de alguma forma valorizar o futebol bem jogado, vistoso, se incomoda com a derrota, claro, mas existe um choque geracional em relação ao comportamento das torcidas sobre vitória em jogo feio e derrota em jogo bonito", explica Cozac.

Rivellino foi um dos maiores jogadores da história do Corinthians. E não ganhou título

Rivelino foi um dos maiores jogadores da história do Corinthians. E não ganhou título

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O psicólogo associa as gerações mais recentes de torcedores, da década de 90 para cá mais precisamente, a um comportamento de maior intolerância. São pessoas com menos resistência à frustração e, portanto, maior desejo de vitória "a qualquer custo".

"É um desejo, uma necessidade maior da vitória dada a esse conceito tão maciço do fanatismo a ponto de abrir mão de um jogo bonito em troca da vitória. Gerações anteriores que acompanharam um futebol também que favorecia muito mais essa admiração e essa adesão a um futebol bem jogado muda com uma nova geração e também com o próprio futebol em si, que é hoje um futebol mais burocrático, feio, sonolento", diz.

Cozac, no bate-papo com a reportagem, usou as figuras de um avô e de um neto para exemplificar essa discussão entre torcedores. O adolescente torceria quase que exclusivamente para que o time fosse campeão. O avô poderia muito bem, em caso de derrota, falar ao neto algo como "olha, o time jogou muito bem, um futebol maravilhoso".

"E o neto provavelmente se frustraria porque existe nessa geração uma necessidade de um abastecimento mais instantâneo da sua própria identidade projetada no time", argumenta o psicólogo. "Gerações anteriores conseguiam analisar com um pouco mais de distanciamento, apesar do intenso amor pelo time, tinham visão um pouco mais romântica e profunda do significado do futebol bem jogado."

Fanatismo e 'resultadismo' lado a lado

Quantas vezes você torcedor já criticou ou viu críticas a respeito do imediatismo que rege o futebol brasileiro? Três derrotas seguidas e um técnico já passa a ser contestado. Três jogos sem fazer gols e o centroavante já gera desconfiança. Esse comportamento está fortemente ligado a outros dois sintomas: o fanatismo e o "resultadismo", que andam lado a lado.

"Existe uma questão cultural voltada ao resultado, no Brasil, sobretudo no futebol, prioriza-se muito o resultado em detrimento à questão do desempenho, da performance, individual e coletiva. Esse ponto é uma das características primordiais do fanatismo. O fanatismo é o auge do processo de projeção de identidade e de auto estima num objeto e dar a esse objeto o poder de dizer aquilo que sou", define Cozac.

Torcida do Corinthians durante jogo mais recente contra o Botafogo

Torcida do Corinthians durante jogo mais recente contra o Botafogo

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

"Há uma valorização emocional simbólica representativa muito maior para uma vitória do que para um time que joga muito bem, dá drible da vaca, joga bem, dá olé e perde jogando bem. O legado que fica de uma partida em que um time joga bem e perde é o que consideramos uma frustração para o torcedor. O torcedor quer em primeiro lugar que o time ganhe. Se possível, jogando bem", completa.

A significado de gritar gol

Num cenário mais imediatista, "resultadista" e fanático, ganhar de "meio a zero" basta, desde que os três pontos sejam conquistados e a busca pelo título siga a todo vapor. Passa por aí a teoria dos times de Fábio Carille. Prova disso são os títulos "desacreditados" que o Corinthians conquistou. E o baixíssimo poder de fogo que a equipe demonstra.

Somando as duas passagens e as três diferentes temporadas em que Carille treinou o Corinthians, ele soma até aqui sete goleadas (de três ou mais gols de diferença): quatro em 2017, três em 2018 e nenhuma em 2019. Para efeito de comparação, seguem os números totais de goleadas do Timão por temporada ao longo da última década:

  • 2019: 0
  • 2018: 4*
  • 2017: 4
  • 2016: 9
  • 2015: 13
  • 2014: 9
  • 2013: 6
  • 2012: 6
  • 2011: 5
  • 2010: 8
  • 2009: 4

* Uma das goleadas foi sob comando de Osmar Loss

Para o torcedor que, mesmo inconscientemente, relacione sua auto estima ao Corinthians, os títulos são sem dúvida a forma mais eficiente de se sentir bem. Para aqueles que apreciam o momento, não há outro mais "catártico" que o gol - numa partida marcada por goleada, essa magia momentânea se reproduz três, quatro, cinco, inúmeras vezes.

"Eu diria que dentro de uma partida nenhuma emoção se compara à emoção do gol. O gol é a explosão maior de emoção no futebol, não tem outro momento igual. Há lances que geram sensações prazerosas nos torcedores, mas igual ao gol não tem nenhum outro momento. Eu chamaria de uma explosão da catarse, uma explosão catártica. Um momento em que a torcida realmente dá vazão a toda a energia interna armazenada e de alguma forma mantida pelo processo do fanatismo. É o momento em que essa tensão interna ganha espaço para sua manifestação" define Cozac, antes de concluir:

"O momento da catarse é o momento do gol. O momento da representação é o momento da conquista. Na hora do gol, é momentâneo, explosivo, traduz uma emoção naquele momento. O título condecora, deixa consistente a identidade do indivíduo. O título é muito mais duradouro do que a emoção momentânea do gol."

Veja mais em: Fábio Carille, Torcida do Corinthians, História do Corinthians, Tite e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Araos está de volta na lista após dois meses

    Com três desfalques e uma novidade, Corinthians confirma lista de relacionados para duelo com Bahia

    ver detalhes
  • Carille e a "falta de vontade" do time foram os principais motivos para a realização do protesto

    Gaviões da Fiel protesta em frente ao CT durante treino do Corinthians; veja faixas e cânticos

    ver detalhes
  • Primeiro possível reforço do Corinthians para 2020

    VÍDEO: Primeiro possível reforço do Corinthians para 2020

    ver detalhes
  • Pedrinho vive uma grande fase na carreira e recebeu nova chance na Seleção Olímpica

    Pedrinho é convocado para amistosos da Seleção Olímpica; Sub-17 vai à Copa do Mundo

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Thiago

    Thiago 26 comentários

    por @thiago.nunes16

    Pergunta pra velha guarda corintiana se eles abririam mão dos paulistas e brasileiros, Libertadores e Mundial que ganhamos desde o mano, pra assumir uma postura de futebol arte igual ao da vila Sônia e ficar amargando frustração de melhor time que perdeu...
    O futebol corinthiano sempre foi a raça e superação, se der pra jogar bonito joga, se não vai na marra mesmo...

  • Foto do perfil de Fabio Stafussa

    Ranking: 637º

    Fabio 1563 comentários

    por @fabio.stafussa.ortiz

    Só um adendo, a velha guarda nunca exigiu futebol bonito e sim postura de grande dentro e fora de casa. A velha guarda foi responsável por tornar o Corinthians o maior clube brasileiro, mesmo ganhando somente os paulistas...cresceu quando ficou mais de 20 anos sem títulos... E o clube mais odiado, não por causa dos títulos, mas por causa da torcida, da garra e principalmente, superação. Vocês, jovens, que não conheceram o futebol de verdade, confundem jogar bonito com postura de homem em campo. Em 90 o Corinthians despachou os bambis mesmo com um time inferior, pá tinha postura de grande. Os caras tremiam em pleno Morumbi! Títulos? O Corinthians nunca precisou de títulos para ser odiado, para ser o maior clube brasileiro. E por favor, não comparem o Corinthians do Carille com o Corinthians do Tite...

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 14º

    Fabricio 24864 comentários

    279º. por @alemaoocz

    Boa.

    Foto do perfil de Fabio Stafussa

    Fabio 1563 comentários

    24/08/2019 às 16h11 por @fabio.stafussa.ortiz

    Só um adendo, a velha guarda nunca exigiu futebol bonito e sim postura de grande dentro e fora de casa. A velha guarda foi responsável por tornar o Corinthians o maior clube brasileiro, mesmo ganhando somente os paulistas...cresceu quando ficou mais de 20 anos sem títulos... E o clube mais odiado, não por causa dos títulos, mas por causa da torcida, da garra e principalmente, superação. Vocês, jovens, que não conheceram o futebol de verdade, confundem jogar bonito com postura de homem em campo. Em 90 o Corinthians despachou os bambis mesmo com um time inferior, pá tinha postura de grande. Os caras tremiam em pleno Morumbi! Títulos? O Corinthians nunca precisou de títulos para ser odiado, para ser o maior clube brasileiro. E por favor, não comparem o Corinthians do Carille com o Corinthians do Tite...

  • Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 14º

    Fabricio 24864 comentários

    278º. por @alemaoocz

    É isso aí.

    Foto do perfil de Thiago

    Thiago 26 comentários

    24/08/2019 às 11h06 por @thiago.nunes16

    Pergunta pra velha guarda corintiana se eles abririam mão dos paulistas e brasileiros, Libertadores e Mundial que ganhamos desde o mano, pra assumir uma postura de futebol arte igual ao da vila Sônia e ficar amargando frustração de melhor time que perdeu...
    O futebol corinthiano sempre foi a raça e superação, se der pra jogar bonito joga, se não vai na marra mesmo...

  • Foto do perfil de Johnny

    Ranking: 1414º

    Johnny 843 comentários

    277º. por @johnny.barbosa3

    Kkk tomou sua advertência, ignorante. Quanto ao anti, acredito que está se olhando no espelho né.

  • Foto do perfil de Alonso

    Ranking: 6476º

    Alonso 158 comentários

    276º. por @alonsoeleuterio23

    Alô, moderação. Vamos começar a colocar o like e deslike nessas noticias desses estagiários.

  • Foto do perfil de Ronaldo

    Ranking: 2468º

    Ronaldo 505 comentários

    275º. por @ronaldo.martins11

    Botafogo também estava perto do lideres...gremio i Cruzeiro tá na zona...eu vejo lado esquerdo com clayson i avelar muito.abaixo do lado direito...Eu acredito Sim Que o time tem qualidade basta usa os cara que tá no banco
    Corinthians teve 3 jogos em casa onde tinha tudo pra hoje ser o líder i deixo passar por não ter ousadia...
    acho trabalho do Carille bom porem não concordo
    na escolhas dele...vital carlos i everaldo pra mim titulares...

  • Foto do perfil de Fabio Stafussa

    Ranking: 637º

    Fabio 1563 comentários

    274º. por @fabio.stafussa.ortiz

    Estamos juntos, parceiro!

    Foto do perfil de Evaristo

    Evaristo 3030 comentários

    25/08/2019 às 10h32 por @evaristo.thiesney

    Melhor comentário que li nesse site recentemente!
    Parabéns.

  • Foto do perfil de Evaristo

    Ranking: 269º

    Evaristo 3030 comentários

    273º. por @evaristo.thiesney

    Sou de 93, comecei a entender futebol em 2002, lembro da fatídica final contra o Santos, e das pedaladas do Robinho e de como fui zuado(acho que são minhas primeiras lembranças de futebol).
    Entendo que o texto deixou passar algo, não é só sobre "jogar bonito vs vencer".
    Eu acompanhei os times de 2005,2012 e 2015, nós vencemos tudo e convencemos, tínhamos o melhor aproveitamento como mandante e não parecíamos time pequeno.
    Jogar no contra-ataque, na posse de bola, com muito cruzamento, forte na marcação... Seja lá como for, essa é a primeira vez que vejo meu time com 10 jogadores atrás da intermediária defensiva em casa, por vários jogos consecultivos (inclusive empatando, não é retranca após o 1x0 como o Mano fazia)...

    Espero muito que isso continue dando resultado, que sejamos campeões, afinal, pior que vencer jogando mal é perder jogando mal...
    Mas gostaria muito de ver um time bem armado como em 2015, com triangulações, posse de bola, meias armadores e até com Love fazendo muitos gols...

    Saudações de um saudosista de um tempo nem tão remoto!
    Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Evaristo

    Ranking: 269º

    Evaristo 3030 comentários

    272º. por @evaristo.thiesney

    Melhor comentário que li nesse site recentemente!
    Parabéns.

    Foto do perfil de Fabio Stafussa

    Fabio 1563 comentários

    24/08/2019 às 16h11 por @fabio.stafussa.ortiz

    Só um adendo, a velha guarda nunca exigiu futebol bonito e sim postura de grande dentro e fora de casa. A velha guarda foi responsável por tornar o Corinthians o maior clube brasileiro, mesmo ganhando somente os paulistas...cresceu quando ficou mais de 20 anos sem títulos... E o clube mais odiado, não por causa dos títulos, mas por causa da torcida, da garra e principalmente, superação. Vocês, jovens, que não conheceram o futebol de verdade, confundem jogar bonito com postura de homem em campo. Em 90 o Corinthians despachou os bambis mesmo com um time inferior, pá tinha postura de grande. Os caras tremiam em pleno Morumbi! Títulos? O Corinthians nunca precisou de títulos para ser odiado, para ser o maior clube brasileiro. E por favor, não comparem o Corinthians do Carille com o Corinthians do Tite...

  • Foto do perfil de Josiane

    Ranking: 123ª

    Josiane 359 comentários

    271º. por @josiane.de.cassia

    Perfeito.

    Foto do perfil de Fabio Stafussa

    Fabio 1563 comentários

    24/08/2019 às 16h11 por @fabio.stafussa.ortiz

    Só um adendo, a velha guarda nunca exigiu futebol bonito e sim postura de grande dentro e fora de casa. A velha guarda foi responsável por tornar o Corinthians o maior clube brasileiro, mesmo ganhando somente os paulistas...cresceu quando ficou mais de 20 anos sem títulos... E o clube mais odiado, não por causa dos títulos, mas por causa da torcida, da garra e principalmente, superação. Vocês, jovens, que não conheceram o futebol de verdade, confundem jogar bonito com postura de homem em campo. Em 90 o Corinthians despachou os bambis mesmo com um time inferior, pá tinha postura de grande. Os caras tremiam em pleno Morumbi! Títulos? O Corinthians nunca precisou de títulos para ser odiado, para ser o maior clube brasileiro. E por favor, não comparem o Corinthians do Carille com o Corinthians do Tite...

  • Foto do perfil de Romarino

    Ranking: 9992º

    Romarino 82 comentários

    270º. por @tobiassousa

    Deve gostar do futebol do Fernando Diniz! Porque os times deles tem muitos escanteios, laterais e muita posse de bola mesmo que não faça nada no jogo com essa posse de bola.