Venha fazer parte da KTO
x

Cássio volta ao país 'onde tudo começou'; relembre trajetória no Corinthians

8.6 mil visualizações 40 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Cássio no vestiário antes de seu jogo de estreia pelo Corinthians, contra o Emelec, em 2012

Cássio no vestiário antes de seu jogo de estreia pelo Corinthians, contra o Emelec, em 2012

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Há pouco mais de sete anos, um gigante de cabelo e queixo peculiares e camisa de número 24 era colocado numa fogueira pelo técnico Tite. Ainda pouco conhecido entre os torcedores do Corinthians, Cássio era escalado como titular "pra valer" pela primeira vez justamente na última partida disputada pelo Timão em solo equatoriano, lá no longínquo ano de 2012.

Após estrear pelo Corinthians num jogo sem muita importância, pelo Paulista daquela temporada, contra o XV de Piracicaba, em ocasião na qual Tite escalou time quase todo reserva, Cássio ganhou de fato a condição de titular nas oitavas de final daquela épica Libertadores. O goleiro fechou a meta naquele 0 a 0 contra o Emelec, em Guayaquil.

A partir de então, Cássio começou a escrever uma história de idolatria. Já na oitava temporada pelo clube do Parque São Jorge, o goleiro viveu de tudo um pouco até chegar a esta quarta-feira como uma das esperanças de classificação à final da Copa Sul-Americana, em jogo contra o Independiente del Valle, nesta noite de quarta-feira, no mesmo Equador onde tudo começou.

O Meu Timão faz abaixo um resumo da trajetória daquele que se tornou um dos principais atletas da centenária história. Confira um pouco da história de Cássio no Corinthians:

Que início!

Se a primeira impressão é a que fica, não é difícil entender o porquê de Cássio seguir como titular da meta corinthiana. Logo em seu ano de estreia no clube, fez algumas das defesas mais importantes da história alvinegra. Na própria partida contra o Emelec, fechou o gol e ajudou a construir resultado que ajudaria a equipe a levar o favoritismo para o jogo de volta.

Ainda naquela Libertadores, ganhou manchetes no país inteiro ao defender chute aparentemente indefensável de Diego Souza nas quartas de final, contra o Vasco. Ainda naquela temporada, brilharia novamente num jogo decisivo: defesas épicas contra o Chelsea, na final do Mundial de Clubes da Fifa, lhe garantiram o prêmio de craque daquele torneio.

Cássio defendendo chute de Diego Souza em 2012

Cássio defendendo chute de Diego Souza em 2012

Reprodução/TV Globo

Mais títulos e liderança do elenco

A fome por títulos parece ter só aumentado para 2013. Logo no primeiro semestre, levantou as taças do Paulistão e da Recopa Sul-Americana. Mantido no elenco que passaria por reformulação tanto nos últimos meses daquela passagem de Tite quanto na temporada de 2014 sob comando de Mano Menezes, Cássio foi se tornando referência para os remanescentes e principalmente os recém-chegados de uma nova geração de corinthianos.

Nesse cenário, cresce internamente, assume novo patamar no clube e dá a volta por cima junto com o elenco de 2015 para conquistar o hexacampeonato brasileiro, comandado por Tite de novo. Parecia que nada poderia atrapalhar a história de amor de Cássio e Corinthians.

Cássio e Mano Menezes trabalharam juntos no Corinthians em 2014

Cássio e Mano Menezes trabalharam juntos no Corinthians em 2014

Agência Corinthians

A grande crise

A pior temporada de Cássio no Corinthians surge em 2016. Em meio a uma barca de desmanche daquele timaço hexacampeão, o goleiro é um dos poucos que não tem a saída facilitada pela diretoria mesmo diante de uma proposta do futebol turco. No mesmo semestre, sofre com sobrepeso, falhas e acaba perdendo a vaga de titular para Walter numa das últimas (e mais polêmicas) decisões de Tite antes de deixar o clube rumo à Seleção.

Com moral junto aos técnicos que passariam pelo Corinthians naquela temporada (Cristóvão Borges e Oswaldo de Oliveira), Cássio volta ao gol alvinegro. Confiança mesmo, porém, o goleiro sente quando Fábio Carille, com quem trabalhava como auxiliar-técnico desde seu início no Timão, assume o cargo de treinador, lá em dezembro daquela temporada.

Em 2016, Cássio viu titularidade ameaçada pela primeira vez no Timão

Em 2016, Cássio viu titularidade ameaçada pela primeira vez no Timão

Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

Títulos, títulos e mais títulos

Elogiado novamente por Tite e inclusive convocado pelo treinador para a Seleção Brasileira, Cássio volta a ser protagonista de um Corinthians campeão. E põe campeão nisso! O arqueiro é um dos principais nomes da histórica campanha de 2017, tanto no Paulista quanto no Brasileiro daquele ano, e brilha como protagonista dos dois últimos títulos estaduais, com importantes defesas (inclusive de pênaltis) em clássicos eliminatórios.

Cássio levantou a taça de hepta campeão brasileiro

Cássio levantou a taça de heptacampeão brasileiro

Werther Santana/ Estadão Conteúdo

Que seja um novo capítulo de glória!

Na noite desta quarta-feira, novamente em solo equatoriano, Cássio tem a chance de escrever mais um capítulo de sucesso em sua trajetória no Corinthians. Herói da classificação ainda na primeira fase da atual edição da Sul-Americana ao brilhar nas penalidades contra o Racing, na Argentina, o goleiro pode se ver novamente frente a uma decisão por pênaltis - caso o Timão vença por 2 a 0, devolvendo assim o placar adverso sofrido semana passada.

Neste ano, Cássio salvou o Timão em jogo contra o Racing

Neste ano, Cássio salvou o Timão em jogo contra o Racing

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Veja mais em: Cássio, História do Corinthians, Ídolos do Corinthians e Copa Sul-Americana.

Veja Mais:

  • Kayke tem contrato com o Corinthians até março de 2025

    Conversas entre Corinthians e Kayke para renovação de contrato não evoluem; entenda cenário

    ver detalhes
  • Rodrigo Garro volta a ficar a disposição do Corinthians após suspensão na Copa do Brasil

    Corinthians encerra preparação para encarar o Fortaleza com possíveis retornos; veja provável time

    ver detalhes
  • As novas camisas do Corinthians já estão disponíveis para compra

    Novas camisas do Corinthians já estão disponíveis para venda; saiba como comprar

    ver detalhes
  • Rubão se pronunciou pela primeira vez após saída da diretoria de futebol profissional do Corinthians

    Rubão se pronuncia pela primeira vez após saída do Corinthians e revela bastidores com Augusto Melo

    ver detalhes
  • Presidente Augusto Melo durante à apresentação da VaideBet em coletiva de imprensa no CT

    Corinthians já pagou R$ 1,4 milhão à empresa que intermediou chegada do patrocinador máster

    ver detalhes
  • Wesley vem sendo desejado pela Europa

    Presidente do Corinthians admite chance de venda de Wesley e quer 'preço justo' na transferência

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: