Venha fazer parte da KTO
x

Seleções podem desfalcar times por até 25 jogos em 2020; Corinthians tem sete no radar

22 mil visualizações 83 comentários Reportar erro

Fagner e Cássio estiveram com a Seleção Brasileira na Copa América

Fagner e Cássio estiveram com a Seleção Brasileira na Copa América

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou seu calendário do futebol para 2020 nesta quinta-feira e, de acordo com as datas elencadas ali, pode desfalcar clubes nacionais por até 25 jogos durante toda a temporada. Levando em conta que o Timão vai terminar 2019 com 72 partidas oficiais, o montante pode chegar a 1/3 dos compromissos da equipe.

A novidade propagada pela entidade no anúncio foi que não haverá jogos marcados durante as Datas-Fifa. Ainda que isso realmente esteja previsto, o futebol brasileiro não vai parar em meio às realizações do torneio Pré-Olímpico, entre janeiro e fevereiro; da Copa América, entre junho e julho; e da Olimpíada de Tóquio, entre julho e agosto - veja mais abaixo.

Dentre os nomes cotados entre os convocados para as competições, o Corinthians pode se ver sem sete atletas intercalados nesses períodos. Cássio e Fagner são presenças frequentes no Brasil e podem ir para a Copa América, assim como Sornoza, pelo Equador.

Já entre os sub-23, Pedrinho e Mateus Vital são cotados para a equipe de André Jardine, enquanto Bruno Méndez (Uruguai) e Ángelo Araos (Chile), emprestado à Ponte até dezembro, têm idade para reforçar seus respectivos países. A boa notícia é que apenas duas seleções garantem vaga nos Jogos via Pré-Olímpico, limitando a ausência a no máximo três dos quatro selecionáveis.

Veja de forma detalhada os jogos que os atletas podem perder:

Pré-Olímpico (18/1 a 8/2) - desfalca por até seis jogos

Caso Brasil, Chile ou Uruguai disputem até o final do torneio na Colômbia, os atletas ficariam indisponíveis para as cinco primeiras rodadas do Campeonato Paulista. Além disso, está prevista para o dia 5 de fevereiro a disputa do jogo de ida da Pré-Libertadores, da primeira fase da Sul-Americana e da primeira fase da Copa do Brasil, três competições que podem fazer parte do calendário do Corinthians caso a equipe não termine o Brasileiro no G4.

Copa América (12/6 a 12/7) - desfalca por até dez jogos

O torneio de seleções sul-americanas, que será disputado na Colômbia e na Argentina, será realizado durante nove rodadas do Campeonato Brasileiro, da sétima até a 15ª. Cássio e Fagner estão há anos sendo chamados por Tite, enquanto Sornoza voltou a ser lembrado pela seleção equatoriana nas duas últimas convocações.

Além das nove rodadas já asseguradas, a sexta jornada do Brasileiro 2020 está marcada para o dia 10/6, entre o segundo amistoso de preparação e o início do torneio. Ou seja, a não ser que Tite libere atletas do país a se apresentarem apenas dois dias antes da competição, sem jogar os duelos preparatórios, os convocados perderiam mais um jogo do Nacional.

Olimpíadas (22/7 a 8/8) - desfalca por até nove jogos

Prevista no calendário das duas melhores equipes do Pré-Olímpico, a disputa do futebol nos Jogos Olímpicos também pode fazer estrago no elenco dos brasileiros. Com o mesmo quarteto do Pré possivelmente disputando o torneio em Tóquio, o Timão pode se ver sem seus atletas por mais nove jogos, logo depois da Copa América.

O torneio compreende obrigatoriamente as duas partidas das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana de 2020, marcadas para os dias 22 e 29 de julho, a partida de volta das quartas e as duas semifinais da Copa do Brasil, pré-agendadas para os dias 26/7, 5 e 12/8. Além disso, a 17ª e a 18ª rodadas do Brasileiro serão realizadas neste período.

A preparação das equipes para o torneio ainda pode aumentar o número de jogos. Prevista para o outro lado do mundo, a competição no Japão deve reunir o elenco convocado ao menos uma semana antes do seu início, o que pode levar os atletas a não jogarem a ida das quartas da Copa do Brasil, marcada para o dia 15/7, e a 16ª rodada do Brasileiro, em 19/7.

Para efeito de comparação, em 2016, quando os Jogos foram realizados no Rio de Janeiro, o elenco se apresentou duas semanas antes do início da disputa. O último a chegar foi o meia Renato Augusto, justamente uma semana antes da estreia.

Veja mais em: Retrospecto do Corinthians, Pedrinho, Cássio, Mateus Vital, Fagner, Ángelo Araos, Bruno Méndez e Sornoza.

Veja Mais:

  • Corinthians oferece mais tempo de contrato para manter Cássio no elenco;

    Corinthians oferece contrato mais longevo para manter Cássio no elenco; veja proposta

    ver detalhes
  • Corinthians faz último treino de olho no Argentinos Juniors com mudanças

    Corinthians faz último treino de olho no Argentinos Juniors com mudanças; veja provável time

    ver detalhes
  • Corinthians encerra sexta rodada do Brasileirão na beira da zona de rebaixamento

    Corinthians encerra sexta rodada do Brasileirão na beira da zona de rebaixamento; veja tabela

    ver detalhes
  • Vic Albuquerque se aproxima do gol 100 no Corinthians e amplia liderança na artilharia histórica

    Vic Albuquerque se aproxima do gol 100 no Corinthians e amplia liderança na artilharia histórica

    ver detalhes
  • Cássio na Neo Química Arena

    Neto revela preocupação com possível saída de Cássio e analisa troca de goleiros no Corinthians

    ver detalhes
  • Comissão técnica da Seleção Brasileira acompanhará partida do Corinthians na Sul-Americana

    Comissão técnica da Seleção Brasileira acompanhará partida do Corinthians na Sul-Americana

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: