Entenda a queda de Júnior Urso no Corinthians (e o interesse por Cantillo)

49 mil visualizações 183 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

Júnior Urso viveu altos e baixos com a camisa do Corinthians em 2019

Júnior Urso viveu altos e baixos com a camisa do Corinthians em 2019

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Primeiro titular de 2019 vendido pelo Corinthians, Júnior Urso viveu altos e baixos com a camisa de seu time de coração. Dos discursos e do futebol empolgantes às falas e atuações contestáveis, o camisa 11 do Timão perdeu espaço, abrindo margem para o clube procurar (e achar) no mercado uma possível solução para a função de elo entre a defesa e o ataque da equipe – Victor Cantillo é a bola da vez. E o Meu Timão conta abaixo essa história.

A queda de Júnior Urso no Corinthians (e o surgimento do interesse por Cantillo)

Doutor, eu não me engano, Júnior Urso é corinthiano

Júnior Urso acertou em janeiro sua rescisão com o Guangzhou R&F, da China, e passou a negociar com clubes brasileiros. O volante teve conversas encaminhadas com Flamengo e São Paulo, mas fechou com o Corinthians mesmo não sendo a proposta mais vantajosa do ponto de vista financeiro. As partes envolvidas dizem ter pesado o carinho dos tempos de infância pelo Timão, seu clube de coração, além da boa perspectiva de ser aproveitado.

De fato, logo que chegou, Júnior Urso foi escalado por Fábio Carille. Estreou numa vitória do Corinthians sobre o São Paulo, logo como titular, pelo Campeonato Paulista, e naquela ocasião disse ter se emocionado com a presença em peso da torcida na Arena, em Itaquera.

Júnior Urso foi apresentado como reforço do Corinthians em fevereiro

Júnior Urso foi apresentado como reforço do Corinthians em fevereiro

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Titularidade, gols, título logo de cara e invencibilidades

Não demorou para Júnior Urso cair nas graças da torcida. Foram dez jogos de invencibilidade em suas primeiras exibições, gols na Copa do Brasil, no Campeonato Paulista e na Copa Sul-Americana, titularidade absoluta... O volante só deixaria de jogar por período de quase um mês, a partir da finalíssima do Estadual, por conta de uma lesão muscular.

Devidamente recuperado, retornou agora campeão paulista ao posto de titular para a disputa do Brasileirão. Passada a pausa do calendário para a disputa da Copa América, o volante engatou novo período de invencibilidade junto à equipe, que ficou 14 jogos sem perder. O Timão, apesar de eliminado da Copa do Brasil, parecia forte candidato ao título da Sul-Americana. A fase mostrava-se boa, ao menos em resultados, para a equipe e o jogador, ainda que tanto uma quanto o outro tenham diminuído a frequência com a qual faziam gols.

Lesão, pouco futebol e muita entrevista

A queda da tal invencibilidade, no fim de agosto, ajudou a expor deficiências na equipe de Carille, que mostrava rendimento bem inferior ao de outros times do país à mesma altura na temporada. Entre diversos problemas, estava a falta de compactação que, em partes, passava justamente pelos pés (e posicionamento) de Urso nos primeiros meses do ano.

Nesse cenário de críticas, o volante teve nova lesão, desta vez na coxa direita, e precisou ficar no DM. Logo que o atleta se tornou baixa, o Corinthians iniciou o período de jejum de vitórias que culminaria na demissão de Fábio Cariile.

Parado por algumas semanas em decorrência da lesão, Urso pouco jogou e, assim, passou a ser um dos poucos nomes não muito perseguidos em meio à péssima sequência de resultados da equipe. Dessa forma, se tornou espécie de porta voz ao conceder entrevistas coletivas e exclusivas defendendo a forma de trabalhar de Carille.

Volta aos gramados, pouco futebol e muita entrevista

Devidamente recuperado, voltou à equipe e participou dos últimos jogos de Carille como técnico do Corinthians. Jogando mal como toda a equipe, passou a ser mais criticado pela torcida nas redes sociais. A pressão aumentou mesmo, porém, com as entrevistas concedidas pós-demissão do então treinador alvinegro.

Urso Fluminense

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Se antes mostrava-se defensor de Carille, Urso passou a fazer críticas (algumas mais sutis, outras mais fortes) ao ex-técnico em meio a elogios ao estilo de jogo do interino Dyego Coelho. O estopim foi uma publicação irônica nas redes sociais direcionada a torcedores que zombavam dele e de outros jogadores com uma montagem alusiva à Black Friday.

Tiago Nunes, Cantillo e Orlando City

Num clima já não muito agradável para a permanência de Urso no Corinthians, Tiago Nunes iniciou junto à diretoria o planejamento do elenco de 2020. Fã do colombiano Victor Cantillo desde a final disputada entre Athletico Paranaense e Junior Barranquila em 2018, o treinador indiciou o atleta a Andrés Sanchez e Duílio Monteiro Alves como potencial reforço.

Com os rumores de mercado da bola indicando perda de espaço de Júnior Urso na equipe titular do Corinthians em 2020, o jogador recebeu oferta do Orlando City para atuar nos Estados Unidos a partir do ano que vem. O clube norte-americano pagará cerca de 1 milhão de dólares (pouco mais de R$ 4 milhões) para tirá-lo do Timão, que vê o negócio vantajoso tanto pela grana da transferência quanto pela economia de salários para os próximos anos.

Leia também:
Corinthians inicia reciclagem em time titular; veja possível escalação para 2020
Saída de Urso aumenta expectativa por contratação de Cantillo pelo Corinthians
Corinthians acerta detalhes da saída de Júnior Urso para Orlando City, dos Estados Unidos

Veja mais em: Mercado da bola, Júnior Urso, Contratações do Corinthians, Tiago Nunes e Victor Cantillo.

Veja Mais:

  • Celso Unzelte, autor do livro, e Cássio autografaram alguns exemplares na noite desta segunda-feira

    Lançamento do livro sobre Cássio tem fila desde a manhã e presença de figuras do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians admite consulta e estuda fazer proposta oficial por Rony

    [Marco Bello] Corinthians admite consulta e estuda fazer proposta oficial por Rony

    ver detalhes
  • Pedrinho é um dos destaques da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico

    Pedrinho dá susto em treino da Seleção e vira dúvida para importante duelo no Pré-Olímpico

    ver detalhes
  • Aguinaldo Moreira cumprimentou Cássio e o jornalista Celso Unzelte, autor do livro sobre o goleiro

    Preparador de Ronaldo Giovanelli vai a lançamento de livro só para conhecer Cássio

    ver detalhes
  • Treinador Coelho inicia período de estudos no exterior

    Técnico do Sub-20 do Corinthians, Coelho inicia intercâmbio no exterior: 'Experiência importante'

    ver detalhes
  • Arena Corinthians foi recentemente palco do título do Timão no Paulista Feminino

    Arena Corinthians recebe executivos da FIFA e pode ser palco da Copa do Mundo Feminina

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: