Corinthians publica carta aberta em homenagem ao aniversário de 466 anos da capital paulista

1.9 mil visualizações 31 comentários

Por Meu Timão

Corinthians parabeniza cidade de São Paulo pelos 466 anos

Corinthians parabeniza cidade de São Paulo pelos 466 anos

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Dois dias depois de assistir à estreia do Corinthians no Campeonato Paulista, grande parte da torcida alvinegra comemora uma data especial. Neste sábado, a cidade de São Paulo completa seus 466 anos de história. Como não poderia ser diferente, o Timão publicou uma homenagem à cidade.

Em carta aberta, o clube relembrou momentos históricos protagonizados na capital, como o fim da fila em 1977 e a disputa do Mundial em 2000 - veja a carta na íntegra abaixo.

"A gente sempre teve tudo a ver. Do Bom Retiro ao Morumbi, palco da Quebra do Tabu de 1977 e do Mundial de 2000. Da Lapa a São Mateus. Ixi, mano. É tanto bairro, tanta quebrada que viu você crescer e me viu vencer. Do Lenheiro, Ponte Grande, Fazendinha e Arena Corinthians. Do lampião ao LED do Telão.", escreveu o clube.

Leia também:
Danilo valoriza jogo festivo na Arena e já espera homenagem pelo título de 2012
Presidente do Corinthians embarca para Espanha e admite reunião no país; motivo não foi confirmado
Cantillo não aparece no BID e segue como desfalque para o Corinthians no Paulistão

O Timão também lembrou a vinda de imigrantes italianos, portugueses, alemães, judeus, japoneses e, claro, dos ingleses, que foram fundamentais para a fundação do clube.

A carta ainda reviveu Doutor Sócrates, enalteceu Adoniran Barbosa e Rita Lee e homenageou diversos ritmos que são a cara da cidade, inclusive retomando a escola de samba Gaviões da Fiel. Ao final, ainda brincou com as cores do rival.

"Sampa, vou ficando por aqui. Que você viva cada vez mais bela, mais plural, mais humana e mais igual dentre tanta gente diferente. A Fiel te ama. Ama pra ca***ho, meo! P.S. E daí que você tem pouco verde?", publicou.

Confira a Carta Aberta do Corinthians na íntegra

Fala, Sampa! Tudo bem, meo?

Desculpa falar assim com você, mas é que tem um outro time na cidade com teu nome, e já que a gente tem intimidade há mais tempo que eles, eu vou dizer Sampa mesmo, tá ligado?

Meo, hoje é teu aniversário. E mais do que nunca a gente precisa estar presente nesta festa. Então eu resolvi escrever uma carta pra você pra gente celebrar junto. A gente sempre teve tudo a ver. Do Bom Retiro ao Morumbi, palco da Quebra do Tabu de 1977 e do Mundial de 2000. Da Lapa a São Mateus. Ixi, mano. É tanto bairro, tanta quebrada que viu você crescer e me viu vencer. Do Lenheiro, Ponte Grande, Fazendinha e Arena Corinthians. Do lampião ao LED do Telão.

Das diferenças que nos fazem mais iguais. Classes sociais, crenças, sexo, raça, etnia. Hoje é festa pra todo mundo. Mas eu já falo disso. Agora eu queria falar de você.

Sabe, Sampa....eu também vi a imigração de italianos, portugueses, alemães, judeus, japoneses, poloneses, franceses, húngaros, armênios, espanhóis, a galera do Oriente Médio chegar, e claro, os ingleses que me inspiraram a nascer e brilhar. E tanta gente dos rincões do meu Brasil. Por falar em rincões, teve até um que veio da Colômbia morar aqui e foi capitão do meu primeiro Mundial da FIFA.

Como cantava o Seu Nenê, eu cresci chacoalhando a tristeza no balanço do trem quando a coisa não ia tão legal dentro de campo. Mas a Saudosa Maloca, do corinthianíssimo Adoniran Barbosa nunca abaixou a cabeça não.

Sabe, Sampa. Eu tô preocupado um pouco. Não é nem só com você não, que você tá cada vez melhor. Mas eu fico triste quando eu vejo o povo contra o povo. Lembra do Ato das Diretas que o meu povo lotou junto as suas ruas por liberdade de pensamento?

Ce acredita, meo...que tem gente que quer que tudo aquilo, aquela maluquice de censura, caretice e opressão volte? Contra os direitos dos manos, das minas e das monas. O Magrão lá do céu ficaria orgulhoso de quem levanta esse monte de bandeira pelo bem estar de todo mundo, né velho?

A única treta legítima é quem bota catchup na pizza. Aí quebrou o pau na casa de Noca, como diria Osmar Santos.

Mas não tem nada não. Vem cá, vamos falar de festa? Eu me adiantei, viu. Mas você já ligou pra Rita?

Como assim que Rita, Sampa? Tá me tirando? A Lee, meo! A Rainha do Rock. Deixa que eu mando um salve pra ela no zap. Ela não pode faltar. Ah, liga pro Tom Zé. Ele não é paulistano mas ama isso aqui feito o bando de louco.

A galera do Pagode, do Samba e do Sertanejo também vai colar, viu? O KondZilla disse que vai fazer uns videos loucos. Isso se não ficar preso no engarrafamento da ZL, porque tá osso. A Gaviões da Fiel e as escolas de samba eu garanto. Tenho um monte da minha galera espalhado pelas escolas de seus bairros.

Ah! Também chamei o Roger com os meninos do Ultraje, o Nasi do Ira!, o Supla, o João Gordo. O Arnaldo Antunes disse que vem, mas já falou que vai chamar também todos os rapazes dos Titãs. O Marcelo disse que vai prestigiar do céu. Ele tava escrevendo a Biografia do Casagrande quando foi embora, lembra? Mas ó: eu quero todos na tua festa, porque clássico daora tem que ter rival também. Tem uns gente boa, da paz.

Me leva a mal não, mas isso aí é saudades dos clássicos meio a meio no Pacaembu e no Morumbi.

Que pena que a Elis e a Hebe não estão mais aqui pra ver o festão. Se você soubesse como elas te amavam...

Sampa, vou ficando por aqui. Que você viva cada vez mais bela, mais plural, mais humana e mais igual dentre tanta gente diferente. A Fiel te ama. Ama pra ca***ho, meo!

P.S. E daí que você tem pouco verde?

Fica com Deus e São Jorge. Te vejo na festa!

Assinado:

Teu amor maior, o Campeão dos Campeões

Veja mais em: Ações de marketing e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Parceria entre Corinthians e IBM foi anunciada no final de 2018

    Corinthians e IBM entram em rota de colisão e site do Fiel Torcedor sai do ar

    ver detalhes
  • Corinthians conheceu detalhes de próximo compromisso pelo Paulistão

    Corinthians conhece horário de duelo decisivo contra a Inter de Limeira; jogo vai para a TV aberta

    ver detalhes
  • Mandaca foi um dos destaques de Corinthians x Novorizontino

    Mandaca em destaque e discurso de Flávio de Oliveira: veja os bastidores da vitória do Corinthians

    ver detalhes
  • Bruna e Rafael se conheceram no Parque São Jorge, quando o goleiro fez parte das categorias de base durante os anos de 2010 e 2011

    Rival do Corinthians, goleiro da Inter de Limeira é casado com funcionária da Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Matheus Alexandre, lateral-direito, de 22 anos, e Thiaguinho, volante, de 24 anos; dupla tem contrato com o Corinthians e não poderá atuar nesta terça=feira

    Corinthians veta participação de dupla da Inter de Limeira; rival tem quatro ex-atletas do clube

    ver detalhes
  • Timão terá sequência dura de jogos pela frente

    Corinthians pode ter até três duelos decisivos na semana; veja programação completa

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x