Venha fazer parte da KTO
Nacional-PAR x Corinthians

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians enfrenta agora o Nacional-PAR

Acompanhe ao vivo
x

Ex-Corinthians avalia trabalho de Luxemburgo e enaltece trato com a base

8.8 mil visualizações 40 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Luxemburgo foi elogiado pelo trabalho que tem feito com os jogadores da base do Corinthians

Jhony Inácio/Meu Timão

Desde que Luxemburgo assumiu o Corinthians, no início de maio, tem se notado um maior uso de jogadores oriundos das categorias de base do clube. Com isso, o elenco alvinegro tem se rejuvenescido e o clube passou a ter opções viáveis sem ter que ir ao mercado. Essa mudança de postura chamou atenção de Gustavo Henrique, o Gustagol, centroavante que vestiu o manto do Timão por três anos.

Atualmente no Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, o atacante revelou que ainda acompanha o Corinthians, mesmo que a distância. Na sua visão, o trabalho de Luxemburgo apresenta saldo positivo muito por causa dessa maior atenção à base.

"Avaliando de longe, o trabalho do Luxemburgo está sendo muito bom. Se você for ver o todo, ele está dando muito espaço para os garotos da base, coisa que dificilmente você via algum treinador do Corinthians fazer, ter essa personalidade de botar os garotos para jogar", iniciou Gustavo em entrevista à ESPN.

"A base do Corinthians sempre teve meninos bons de bola, só que faltava um treinador de pulso firme e coragem para colocá-los para jogar. E o Luxemburgo vem fazendo isso daí, vem dando coragem para os moleques e os deixando à vontade. Os mais velhos também dá para ver que têm dado esse suporte para os garotos, que quando estão subindo, quando jogarem, se sentirem à vontade e desenvolverem um bom trabalho para ajudar o Corinthians", complementou em seguida.

Desde que Luxemburgo assumiu a equipe, ele tem testado diversos jovens. Com a chegada do treinador, Murillo e Gabriel Moscardo assumiram a titularidade do plantel alvinegro. Wesley, Guilherme Biro e Matheus Araújo também têm conquistado mais minutos com o técnico.

A Sul-Americana tem sido o laboratório do "pofexô", já que jogadores tidos como reservas disputam o torneio. Na classificação sobre o Universitario, do Peru, cinco titulares surgiram da base do Corinthians e outros cinco entraram no decorrer do segundo tempo. Gustagol valorizou esses testes citando como Luxemburgo se relaciona com os jogadores mais jovens, com o perfil "paizão".

"Sim, ajuda muito (perfil 'paizão' do Luxemburgo), deixar os garotos mais à vontade, porque não é fácil. Eu lembro que, quando eu cheguei no Corinthians em 2016, eu jogava no Criciúma, acho que a capacidade do estádio era 20 mil, e na época colocavam 10, 5 mil e o estádio parecia que estava lotado. Quando eu cheguei (no Corinthians) peguei 30 mil, com duas semanas estava jogando um clássico. É totalmente diferente, não é fácil (risos)", explicou citando seu próprio caso.

Gustavo foi contratado pelo Corinthians em 2016 após se destacar pelo Criciúma. Chegou assumindo a camisa 9, mas não conseguiu se destacar, sendo emprestado para Bahia e Fortaleza, em 2017 e 2018, respectivamente. Terminando sua passagem pelo futebol nordestino, retornou ao Parque São Jorge em 2019, permanecendo até 2020, quando foi emprestado ao Internacional e depois vendido à equipe sul-coreana. O atacante apontou como Cássio e Fagner o ajudaram durante sua passagem.

"Ele (Cássio) e o Fagner conversavam para continuar mantendo a cabeça boa porque, por mais que a gente esteja em time grande, as coisas vêm muito fácil. Se tratando de Corinthians, quando você está em uma fase boa as coisas vêm fácil, então que era para eu continuar o que vinha fazendo, trabalhar me dedicando no dia a dia e nos jogos, que as coisas iriam acontecer. E não me deixar deslumbrar com a fama e com tudo o que vinha acontecendo porque isso poderia me atrapalhar", contou.

Nesses três anos de Corinthians, Gustavo somou 69 jogos, sendo 30 com titular. Marcou 15 gols e conquistou o Paulistão de 2019. Já soma mais de 100 partidas pelo Jeonbuk Motors e uma marca curiosa: o gol mais rápido da história do Campeonato Coreano. No fim de 2022, o centroavante balançou a rede adversária em apenas 11 segundos.

Veja mais em: Gustavo, Ex-jogadores do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo e Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Nacional x Corinthians

    Corinthians visita o Nacional no Paraguai pela Sul-Americana; acompanhe em tempo real

    ver detalhes
  • Wesley vem para mais uma partida como titular do Corinthians

    Corinthians define titulares para encarar o Nacional-PAR pela Sul-Americana; veja escalação

    ver detalhes
  • Corinthians joga contra o Nacional-PAR pela Sul-Americana

    Confira as duas opções para assistir ao jogo entre Corinthians e Nacional-PAR pela Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians oferece instalações para clubes do Rio Grande do Sul em meio a catástrofe climática

    Corinthians oferece instalações para clubes do Rio Grande do Sul em meio a catástrofe climática

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta o Nacional, às 19h, no Defensores del Chaco

    Corinthians visita o lanterna Nacional-PAR em busca da liderança na Sul-Americana; saiba tudo

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Corinthians divulga informações sobre compra de ingressos para o duelo contra o Argentino Juniors

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: