Memphis faz de pênalti, Corinthians bate Cuiabá e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão
25 mil visualizações 582 comentários Reportar erro
Por Matheus Fiuza
0 X 1
Brasileirão 2024
28 de outubro de 2024, 19:00
Cuiabá 0 x 1 Corinthians
Arena Pantanal, Cuiabá, MT.
Ver todos 505 marcaram presença
Nesta segunda-feira, o Corinthians conseguiu um alívio na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Arena Pantanal, com gol de Memphis Depay, o Timão bateu o Cuiabá, por 1 a 0, e deixou o Z4 do torneio nacional.
O elenco comandado por Ramon Díaz não fez um primeiro tempo brilhante, sofrendo para criar situações de perigo. Porém, na reta final, Talles Magno sofreu pênalti, que foi cobrado com personalidade por Memphis para deixar o Corinthians em vantagem.
Na segunda etapa, o Timão precisou segurar o ímpeto ofensivo do Cuiabá, que precisava do resultado em meio à luta contra o Z4. Apesar de sustos nos minutos finais, o grupo corinthiano se segurou e garantiu o triunfo.
Com o resultado, o Corinthians termina a 31ª rodada fora da zona de rebaixamento. O clube alvinegro chega aos 35 pontos, ultrapassando Juventude, Red Bull Bragantino e Athletico-PR, e agora ocupa a 15ª posição.
Anota aí, Fiel! O Corinthians terá pouco tempo de preparação para o duelo de volta das semifinais contra o Racing, da Argentina, pela Sul-Americana. O Timão vai ao El Cilindro, em Buenos Aires, na próxima quinta-feira, para o duelo marcado às 21h30.
Escalação
Com as ausências de Yuri Alberto e José Martínez, ambos suspensos, Ramón Díaz escalou Raniele e Talles Magno, respectivamente, além de outras trocas para rodar o elenco. O Corinthians iniciou o jogo com: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, Alex Santana, Breno Bidon e Igor Coronado; Memphis Depay e Talles Magno.
No banco de reservas, o treinador corinthiano conta com 12 jogadores à disposição: Matheus Donelli, André Ramalho, Charles, Rodrigo Garro, Romero, Gustavo Henrique, Pedro Henrique, Carrillo, Pedro Raul, Fagner, Léo Mana e Gui Negão.
O Cuiabá, por sua vez, vai a campo com: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves e Ramon; Filipe Augusto, Lucas Fernandes, Gustavo Sauer e Fernando Sobral; Clayson e Pitta.
O jogo
Primeiro tempo
O Corinthians teve um início como esperado, figurando no 4-4-2, com o losango de meio-campistas, tendo Talles Magno e Memphis Depay como dupla de ataque. O elenco corinthiano mostrou dificuldade para sair jogando e não conseguia se firmar no campo de ataque.
Quando apareceu no setor ofensivo, a Fiel teve uma breve comemoração. Breno Bidon caiu na grande área, a princípio fora da área, mas o replay mostrou um possível toque dentro da área. Porém, após revisão do VAR, Bruno Arleu de Araújo reverteu a infração e cancelou a cobrança do Corinthians.
Sem ameaçar o adversário, o clube alvinegro começou a sentir a presença do Cuiabá no ataque. Pitta, após um chute que foi anulado por impedimento, aproveitou bobeira entre Cacá e Torres e soltou uma pancada, mas Hugo Souza estava atento para a defesa.
As finalizações seguiam vindo do lado mandante. Aos 27 minutos, Fernando Sobral recebeu com liberdade pela direita e arriscou de longe. O chute saiu fraco, facilitando a defesa de Hugo Souza.
O Timão mostrou uma resposta aos 30 minutos, com organização feita por Memphis Depay. O holandês achou Alex Santana, que fez trama individual na intermediária e passou para Coronado. O meia ajeitou e soltou o pé, mas a finalização foi desviada por Bruno Alves.
Após a pausa para hidratação, o Timão teve apenas uma chance com Raniele que parou nas mãos de Walter. O Cuiabá também optava por disparos de longa distância, também sem assustar.
Aos 40 minutos, o Corinthians conseguiu uma faísca de esperança. Félix Torres deu lindo lançamento para Talles, que pedalou diante de Marllon na grande área e sofreu pênalti. Na cobrança de Memphis, bola para um lado e goleiro para o outro, para a felicidade da Fiel. 1 a 0 Corinthians!
Sem grande emoções na sequência, o Corinthians levou a vantagem mínima para o intervalo.
Segundo tempo
No retorno do vestiário, os donos da casa tinham a obrigação de sair para o jogo em busca do resultado, proporcionando espaços para contragolpes corinthianos. O Timão teve falta frontal aos três minutos, mas Coronado carimbou a barreira.
O Cuiabá tentava se soltar, mas tinha dificuldade para infiltrar na defesa alvinegra. A alternativa voltaram a ser os chutes de longa distância. Gustavo Sauer e Ramon optaram pelas finalizações, repetindo os resultados das oportunidades anteriores.
Aos 15 minutos, em meio ao possível avanço do adversário, Ramón Díaz fez as duas primeiras modificações na equipe. Charles e Carrillo entraram nos lugares de Alex Santana e Breno Bidon.
O Timão buscava jogadas de velocidade para punir o Cuiabá, mas pecava na parte final do campo. O Corinthians não demorou para mudar mais uma vez, já que Cacá sentiu um problema nas costas e foi substituído por André Ramalho.
O zagueiro, inclusive, apareceu aos 21 minutos ameaçando na bola parada. Igor Coronado cobrou escanteio aberto na cabeça de André, que acabou não testando com firmeza e mandou para fora.
Na sequência, as duas equipes deixaram suas marcas de ameaças. O time da casa arriscou de fora da área com Lucas Fernandes, em chute que tirou tinta da trave esquerda. O Corinthians respondeu com Talles Magno, que cabeceou após cruzamento de Carrillo, mas Walter interveio e salvou o Cuiabá.
Aos 30 minutos, a bola parada alvinegra apareceu mais uma vez. Talles Magno ficou a sobra dentro da área e mandou uma pancada de esquerda, explodindo na trave. O lance antecedeu as últimas alterações do Corinthians, com as saídas de Coronado e Raniele para as entradas de Romero e Garro.
Os minutos finais deixaram o Cuiabá com maior presença ofensiva. O time da casa apostava nos cruzamentos e bolas espirradas no meio da área, contando com algum erro da defesa corinthiana. Porém, o Corinthians se segurou e garantiu a vitória pelo placar mínimo.