x

Coordenador do Corinthians explica 'projeto Tchoca' como estratégia para emprestar atletas da base

3.1 mil visualizações 23 comentários Reportar erro

Por Marina Borges, Rodrigo Vessoni e Victor Godoy

Chicão aborda estratégia para acelerar desenvolvimento de atletas da base

Chicão aborda estratégia para acelerar desenvolvimento de atletas da base

Reprodução / Meu Timão

Em entrevista exclusiva ao Meu Timão, o ex-zagueiro Chicão, atual coordenador de transição do Corinthians, falou sobre a estratégia de emprestar atletas a outros clubes como forma de dar visibilidade e acelerar o desenvolvimento dos jogadores. Além disso, comentou sobre o “Projeto Tchoca”, voltado para a base do Timão.

“A gente pode emprestar os meninos da base para jogarem a Copinha por outro clube, para que possam voltar no próximo ano mais maduros. O que a gente não pode é deixá-los de férias, sendo que podemos usar a vitrine da Copa São Paulo para colocar esses meninos de 16 anos para jogar. Tem clube que precisa", iniciou.

"Eu coloquei essa ideia para o pessoal, até para a gente dar oportunidade a esses meninos de 16 anos. Foram os casos do Denner, que é fora da curva, Pedro Thomas e Nicolas. Eles jogaram com 16 anos no Corinthians. Então, tem menino com essa idade que a gente pode emprestar depois para jogar a Copa São Paulo no ano que vem por outros clubes. O que a gente não pode é deixá-los parados", explicou.

O Meu Timão já havia apurado que a ideia da diretoria corinthiana é que os garotos sigam o mesmo caminho de João Pedro Tchoca, que foi promovido ao time principal em 2024 e, na sequência, emprestado ao Ceará. O zagueiro retornou nesta temporada e ganhou espaço no elenco, conquistando minutos em campo e elogios da comissão técnica.

“Acho que o Batata participou também justamente daquele projeto que hoje é chamado de 'Projeto Tchoca' (...) Os meninos têm que jogar no profissional. Se não for no Corinthians, podemos emprestar este ano, porque, no ano que vem, será o último ano de contrato. O jogador já será profissional, então precisamos entender se ele pode atuar no profissional ou não. Não dá para esperar, como aconteceu com o Tchoca, que ficou um tempo parado antes de ser emprestado. E foi muito bom para ele, todo mundo vê que voltou mais preparado. Então, queremos antecipar esse processo", explicou.

Sobre a necessidade de ajustar a competitividade e oferecer um projeto de carreira que beneficie os jovens talentos, o coordenador de transição ainda acrescentou que esse projeto visa conseguir maturar os garotos mais rapidamente.

"Assim, o 05 (nascido em 2005), de repente, pode tirar espaço do 06 (nascido em 2006), que conseguimos maturar um pouco mais rápido, porque está cada vez mais precoce, né? E a gente quer fazer isso porque é preciso abastecer o profissional. O presidente precisa realizar vendas de atletas da base", disse.

"É o caso do Breno (Bidon), porque, assim, o empresário dele foi muito parceiro quando veio fazer a renovação de contrato aqui. Ele falou: 'Eu tenho um projeto de carreira para o meu atleta'. Qual é o projeto? Ele precisa jogar. Hoje, se eu chego aqui e coloco para vocês que ele quer ganhar X valor, como fica a cabeça do garoto? 'Ah, vai ganhar 200 mil', não é isso, né? Tem atleta que não consegue controlar, e aí ele falou: 'Não, eu quero um projeto de carreira. Assim que ele (Bidon) jogar, a gente renova o contrato de novo'. Foi o que aconteceu, e a multa vai lá em cima", completou.

Veja a entrevista completa

Veja mais em: Base do Corinthians e João Pedro Tchoca.

Veja Mais:

  • Rodrigo Garro vem enfrentando alguns problemas no joelho e nem chegou a entrar em campo no primeiro jogo da final do Paulista

    Díaz revela pedido de Rodrigo Garro para jogar no sacrifício final do Paulista pelo Corinthians

    ver detalhes
  • Como é de costume, os técnicos campeões receberam um banho durante a coletiva de imprensa do título

    Elenco do Corinthians dá banho em Emiliano e Ramón Díaz após título do Paulista; confira

    ver detalhes
  • Corinthians empata com o Palmeiras e conquista o título do Paulistão 2025

    Corinthians empata com o Palmeiras e conquista o título do Paulistão 2025

    ver detalhes
  • Corinthians provoca Palmeiras e Vítor Roque após título do Paulistão

    Corinthians provoca Palmeiras e Vítor Roque após título do Paulistão

    ver detalhes
  • Memphis Depay com a taça do Campeonato Paulista

    Diretor financeiro do Corinthians revela conversas por renovação com Memphis

    ver detalhes
  • Corinthians coloca frases intimidadores em vestiário de visitantes da Neo Química Arena

    Corinthians coloca frases intimidadores em vestiário de visitantes da Neo Química Arena

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: