Ramón Díaz destaca melhor campanha do Corinthians e se empolga com primeira final no clube
1.7 mil visualizações 40 comentários Reportar erro
Por Matheus Fiuza e Beatriz Zoccoler

Ramón Díaz fará sua primeira final no comando do Corinthians
Diego Soares/Ag.Paulistão
Ramón Díaz está empolgado com sua primeira final pelo Corinthians. O treinador do Timão projetou o clássico contra o Palmeiras, no próximo domingo, e valorizou o planejamento bem-sucedido junto aos jogadores no Campeonato Paulista.
"Acho que uma coisa importante que fizemos, que tínhamos planejado, foi tentar sair em primeiro no grupo para poder decidir em casa, e esse é um objetivo que os jogadores cumpriram. Não foi fácil, porque a sequência de jogos é muito intensa, muito dura, mas, claro, tenho que agradecer aos jogadores, porque foi mérito exclusivamente deles chegar a esta final. Então, tanto o Romero quanto todo o grupo que temos, fizeram um esforço enorme para chegar a esta final", afirmou o técnico, que estava ao lado de Romero, em coletiva de imprensa na sede da Federação Paulista.
O clube alvinegro terá a possibilidade de decidir em casa por ter feito a melhor campanha geral. Na fase de grupos, foram 27 pontos em 12 rodadas, chegando a 33 pontos devido aos dois triunfos contra Mirassol e Santos no mata-mata. Com duas vitórias a mais em relação ao rival, Ramón Díaz desconversou sobre merecer mais o título pelo desempenho em todo o torneio.
"Em termos de merecimento, além da pergunta polêmica, acho que os dois times fizeram por merecer estar nesta final. Sabemos que, em jogos desse tipo, qualquer um dos dois pode levar o resultado, e para conseguir isso, é preciso ter muita concentração, muita determinação e não cometer erros. É um jogo diferente, além de ser um clássico, também é uma final, e isso precisa ser entendido, sempre de forma esportiva. O jornalismo tem que acompanhar a competição, mas o esporte e o futebol têm que continuar", afirmou.
As duas equipes, vale lembrar, se enfrentaram pela primeira vez em 2025 no início de fevereiro. Em duelo válido pela sétima rodada, o Dérbi terminou empatado em 1 a 1, graças à defesa de pênalti de Hugo Souza nos acréscimos em cobrança de Estêvão. Ramón falou sobre a competitividade do elenco e a resposta após a dura eliminação pela Pré-Libertadores, na última quarta-feira.
"Que vença o melhor, quem jogar melhor e estiver taticamente mais preparado. Eu confio muito no meu time, no clube em que estou e na qualidade dos jogadores que temos. Queremos competir, e com certeza vamos competir, e que vença aquele que jogar melhor, que suportar melhor as pressões e que for superior taticamente. Acredito que os dois times estão preparados, tanto em termos táticos quanto em experiência, têm treinadores e jogadores experientes. O que queremos é ver um grande clássico, com um público incrível, porque isso é o melhor que existe", explicou o argentino.
Os comandados de Ramón Díaz têm a chance de quebrar o jejum de títulos do Corinthians, que dura desde 2019, quando o Timão bateu o São Paulo e conquistou o 30º título Estadual. Após bater na trave com duas semifinais no fim do ano passado, o treinador elogiou o adversário, mas vê o clube pronto para voltar a erguer uma taça.
"Para mim é algo muito especial. É uma final e, principalmente, pelo pouco tempo que estou aqui no Corinthians. É muito pouco tempo, mas, claro, eu sempre vou agradecer aos jogadores pela inteligência, seja tática, profissional, comportamento e vontade de crescer. Eles não só me ajudaram como treinador, mas também se superaram para chegar a essa final. Estamos muito orgulhosos de disputar essa final, ainda mais em um clássico contra um time que vem ganhando há muitos anos. Vamos ter que competir, e isso é o que mais gostamos. Mas eu sempre vou agradecer aos jogadores e ao clube por me darem a oportunidade de vir ao Corinthians e, em tão pouco tempo, chegar a uma final. A coisa mais importante é agradecer aos jogadores, porque foram eles os verdadeiros protagonistas para alcançar essa final", finalizou.
Corinthians e Palmeiras entram em campo no próximo domingo, às 18h30, no Allianz Parque. O duelo decisivo do Paulistão será no dia 27, às 21h35, na Neo Química Arena. Ambos os clássicos contarão apenas com torcida do time mandante.