Andrés Sanchez foi denunciado pelo Ministério Público junto de Roberto Gavioli, atual gerente financeiro do Corinthians

Andrés Sanchez foi denunciado pelo Ministério Público junto de Roberto Gavioli, atual gerente financeiro do Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

23K 360 Reportar erro

Denunciados

Ministério Público denuncia Andrés Sanchez e superintendente financeiro do Corinthians

Por Victor Godoy e Fábio Marinho

Nesta quarta-feira, o promotor Cássio Roberto Conserino informou que o Ministério Público ofereceu denúncias contra o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez e o, até então, atual superintendente financeiro Roberto Gavioli por uso indevido do cartão corporativo do clube. Esse último foi afastado do cargo após a denúncia se tornar públicaveja abaixo a nota do clube na íntegra.

A denúncia compreende três crimes: apropriação indébita, lavagem de dinheiro e falsidade de documento tributário. Andrés foi denunciado por todos, enquanto Gavioli somente nos dois primeiros. O ex-presidente pediu afastamento das suas funções no Cori (Conselho de Orientação) e no Conselho Deliberativo após a coletiva .

O Meu Timão pediu posicionamento dos dois. Gavioli optou por não se posicionar, enquanto a defesa de Andrés emitiu comunicado dizendo estar "surpreendida com o oferecimento de uma denúncia distribuída em apartado, sem juntada ao procedimento investigatório ao qual possui acesso" - veja na íntegra abaixo.

"Andrés Navarro Sanches e Roberto Gavioli, respectivamente, ex-presidente do Sport Club Corinthians Paulista e atual gerente financeiro do Sport Club Corinthians Paulista, e na ocasião também gerente financeiro daquela entidade. A denúncia versa sobre possíveis crimes de apropriação indébita agravada, lavagem de dinheiro e falsidade do documento tributário, crime tributário. Há também pedido de constituição do crédito tributário em relação ao senhor Andrés, porque desta postura engendrada e escrita na denúncia resultaram acréscimos patrimoniais ilícitos e é uniforme no direito tributário que não importa a fonte da origem para que seja tributável, são proventos de qualquer natureza que dão aso ao eventual crime tributário, desde que precedido do prévio lançamento tributário da prévia constituição do crédito tributário", disse o promotor do MP-SP.

"Trocando em miúdos, trata-se de denúncia com dois crimes antecedentes: apropriação e falsidade de documentos fiscais e tributáveis. De lá na frente, eventual persecução penal por crime de sonegação fiscal", concluiu.

Na coletiva, o promotor também destacou que o próximo passo da investigação vai ser se aprofundar na gestão de Duilio Monteiro Alves, que perdurou de 2021 a 2023.

Agora, a Justiça irá decidir se aceita ou não a denúncia do MP. Se for aceita, o caso segue e os denunciados se tornam réus. Se não, a denúncia é arquivada.

Relembre o caso

Desde agosto , o Corinthians virou alvo do Ministério Público, que vem investigando as passagens dos ex-presidentes Andrés Sanchez (em seu segundo mandato, de 2018 a 2020), Duilio Monteiro Alves (de 2021 a 2023) e Augusto Melo (de janeiro de 2024 a maio de 2025) pelo Parque São Jorge.

Em um primeiro momento, apenas Andrés e Duilio seriam investigados. O primeiro devido ao uso do cartão corporativo do Corinthians para fins pessoais , e o segundo por uma série de gastos que totalizavam R$ 80 mil em apenas 40 dias de gestão . Depois, a gestão de Augusto Melo também foi incluída nas investigações . Inclusive, o Ministério Público chegou a solicitar o afastamento temporário dos três ex-presidentes de todos os colegiados do clube até o fim das investigações para evitar que influenciem em processos internos - o Conselho de Orientação (Cori) recomendou a abertura de um processo interno contra Andrés .

Para além dos presidentes, o Corinthians também vem participando das investigações. Na condição de testemunha, o presidente Osmar Stabile e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, foram ouvidos pelo MP-SP . O clube também enviou uma série de documentos requisitados pelo Ministério Público sobre gastos das três gestões .

Veja a nota do Corinthians sofre o afastamento de Roberto Gavioli

O Sport Club Corinthians Paulista informa que afastou de suas funções nesta quarta-feira (15) - por tempo indeterminado e sem remuneração- o superintendente financeiro do Clube, Roberto Gavioli, para que o mesmo possa defender-se da denúncia oferecida pelo Ministério Público.

O Corinthians esclarece ainda que acompanha com atenção a denúncia envolvendo o ex-presidente Andrés Navarro Sanchez, colocando-se à disposição para fornecimento de documentos e informações necessárias ao Ministério Público e órgão internos do clube como Conselho Deliberativo, CORI (Conselho de Orientação), Conselho Fiscal e Comissão de Ética.

A Diretoria Executiva do Corinthians reforça seu comprometimento na colaboração com as investigações do Ministério Público e dos órgãos internos do clube.

Veja a nota oficial divulgada pela defesa de Andrés Sanchez sobre a denúncia do MP

“A defesa de Andrés Navarro Sanchez, representada pelo advogado Fernando José da Costa, informa que foi surpreendida com o oferecimento de uma denúncia distribuída em apartado, sem juntada ao procedimento investigatório ao qual possui acesso. O teor da acusação só se tornou conhecido após coletiva de imprensa convocada pelo promotor responsável, que anunciou a denúncia por supostos delitos de apropriação indébita, crimes tributários e lavagem de capitais. A defesa destaca, desde já, a inépcia da peça acusatória e o evidente excesso na imputação, reiterando que a inocência de Andrés será comprovada ao longo do processo, agora presidido pelo imparcial Poder Judiciário", disse a defesa de Andrés em nota oficial.

Veja mais em: Presidentes do Corinthians, Andrés Sanchez e Diretoria do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

360 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X