x

Post de Gilberto no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Perfeito cara, esse vagabundo do Andrés quer acabar com o clube, contratar michael por 20 milhões é um crime contra o clube, não pelo jogador e sim pela situação em que o clube se encontra, já temos dois pontas, o janderson e o everaldo, deixem o técnico trabalhar esses jogadores e depois lucrar com uma futura venda, se continuar gastando o que não tem a conta vai chegar, igual com o Cruzeiro

em Bate-Papo da Torcida > Entendendo a dívida do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Entendendo a dívida do Corinthians

Entender a evolução das dívidas dos clubes de futebol não é fácil. Nos últimos meses, a impressionante crise financeira e institucional do Cruzeiro, que culminou no rebaixamento do clube mineiro, ligou um sinal de alerta para as torcidas dos grandes clubes do Brasil.

Dentre eles, talvez o caso mais difícil de analisar seja o do nosso Corinthians. A gestão Andrés Sanchez, que nunca se notabilizou pela transparência (apesar de levar essa palavra no nome da chapa eleitoral), tornou o acesso a informações ainda mais difícil em 2019. Se em 2018 em divulgados balanços mensais, em 2019 apenas um balanço completo foi divulgado, ao fim do primeiro semestre. E o susto foi grande: déficit de cerca de R$90 milhões.

Como entender um déficit deste tamanho? A despesa com jogadores e pessoal é o carro chefe, com 113 milhões, o que resulta numa despesa mensal de cerca de 19 milhões mensais APENAS com a folha salarial e demais contratos. As despesas totais do futebol chegam a 34 milhões ao mês.

Tal cifra é absolutamente insustentável quando se considera que as receitas mensais sofreram redução em relação a 2018 devido à mudança nos contratos de televisão, que passaram a dividir o valor igualmente entre os clubes, com premiação por colocação no campeonato e pagamento por jogo transmitido. Com isso, as receitas no primeiro semestre, somados direitos de TV, patrocínios, Fiel Torcedor e vendas de jogadores, ficaram em cerca de 30 milhões ao mês.

Isso por si só já significaria o aumento do déficit em R$ 4 milhões ao mês, mas a situação se complica mais quando computadas as despesas financeiras (onde entra o pagamento das dívidas), que soma mais R$ 3,5 milhões ao mês. Recentemente o Corinthians teria feito um empréstimo milionário junto ao Banco BMG, e por melhores que sejam as condições de pagamento (talvez isso explique um contrato de patrocínio tão desfavorável com esse mesmo banco), a conta chega, e chega todo mês.

Além disso, temos os gastos com o clube social e modalidades amadoras, que custam quase R$ 4 milhões ao mês.

As justificativas da gestão Sanchez para esse quadro são pífias. Quando questionada pelo conselho deliberativo, a gestão culpou ao gasto com contratações, a ausência de vendas de jogadores e, PASMEM, o direcionamento da bilheteria ao pagamento da dívida da Arena. Como isso pode servir de desculpa quando todo e qualquer corinthiano sabe que o clube não pode contar com a renda de bilheteria até pagar o estádio?

O atual quadro demonstra que para evitar o colapso financeiro iminente, é necessária uma diminuição drástica dos gastos e do déficit financeiro. A dívida do clube saltou de R$ 460 milhões em 2018, segundo o Itaú BBVA, para cerca de R$ 700 milhões ao fim de 2019. É quase inacreditável. E o pagamento de contas de TV agora no fim do ano não serve para remediar a situação, pois o grosso dos direitos de transmissão e Pay-Per-View já foram recebidos.

Por outro lado, ajuda o fato de a comissão técnica de Thiago Nunes receber bem menos que a de Carille. Penso ainda que o bom desempenho do clube em modalidades como o Futsal e o Basquete, e sobretudo a temporada maravilhosa do Futebol Feminino, devem ser usadas pelo departamento de marketing para impulsionar receitas e recuperar os investimentos feitos.

Mas nada disso adianta se o clube não reduzir os gastos com salários, luvas, etc.(o que significa pouquíssimas contratações pontuais), se não fizer boas vendas (Pedrinho e Vital devem ser as soluções), e se a dívida do clube com os bancos não for solucionada. Além da pauta de direito a voto dos associados, que é fundamental, essas questões devem fazer parte das reivindicações da torcida.

Responder ao post do Gilberto

Réplicas desse post

Foto do perfil de Cadu

Cadu 396 posts

@caduldna em 11/12/2019 às 08:04

Ainda tem Love que é centroavante, mas atualmente joga melhor pelo lado do que de referência, como 09 só tem atrapalhado, contratando um bom meia, na verdade precisamos de 2 meias, o Pedrinho embora tenha criticado o Carille por colocá-lo pelos lados quando sua origem é pelo meio, prefiro o Pedrinho pelo lado cortando para o meio, não tem porte físico para jogador de meio na armação, além disso o Tiago Nunes está trazendo o André Luís de volta. Concluindo, opção pelos lados já temos Everaldo, Janderson, Love, Pedrinho e André Luís, sonhando com uma negociação do Clayson

Foto do perfil de Leonardo

Leonardo 2.009 posts

@leonardo.schlickmann em 11/12/2019 às 06:57

Cara crime é você contratar Junior dutra, Guilherme, Giovani Agusto por 15 milhões, Marlone, Rene Junior, Paulo Roberto, Lucca, Mosquito, Araos 13 milhões, Avelar 6 milhões, Marlom, Marquinhos Gabriel, Richard 8 milhões etc pagar por valores absurdos e pagar salários integral

Foto do perfil de Jouseffer

Jouseffer 213 posts

@jouseffer.cavalcante em 11/12/2019 às 02:45

Se não contrata esses caras vai reforça os rivais, depois toma uma sapatada que nem contra o Flamengo, ai vai vir aqui corneta. Obs: não estou defendendo essa quadrilha da diretoria.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Valério Pinheiro

    NeoQuimica Arena - Projeto de ampliação

    Última resposta há 24 segundos por Lcs

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio Corinthiano

    Alerta extremo - Defesa Civil...

    Última resposta há 1 minuto por Gabriel Anjos

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 2 minutos por Sergio Barbosa

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 2 minutos por CORINTHIANS DA SILVA

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Felipe Saulo

    Vitalício bom é vitalício?

    Última resposta há 3 minutos por Gabriel Anjos

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Santos Fernandes

    E os salários atrasados, vai esperar completar 2 meses?

    Criado há 18 minutos por Daniel Santos Fernandes

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 4 minutos por Carlos Timão

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 7 minutos por Dejair Antonio Bravin

    38respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Véi Mofado

    Vou votar no André Negão para presidente

    Última resposta há 7 minutos por Robson Silva

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Hugo Alves

    Conheci o Marcelo Paz

    Última resposta há 8 minutos por Robson Silva

    15respostas

    acessar o tópico