x

Post de Luke no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Se a geração atual com Roni, Piton, Xavier, Raul e JV já estão indo bem, imagina a próxima com Biro, Léo Maná, Belezi e Felipe Augusto...

em Bate-Papo da Torcida > Hora de aproveitar a base do Corinthians e mudar a filosofia do clube

Em resposta ao tópico:

O Corinthians, nas últimas décadas, é um dos principais exemplos do maior problema do futebol brasileiro: o péssimo aproveitamento das divisões de base.

Quais foram as últimas revelações do nosso famoso Terrão? Marquinhos? Malcom? Willian? Pedrinho? Eles são os diferenciados, as exceções. E ainda assim, nenhum teve uma venda de grande destaque financeiro.

Porque a regra no Corinthians é queimar a molecada, principalmente as grandes promessas da base que poderiam dar retorno, no campo e nos cofres. Eles são descartados em favor de “apostas” de talento discutível. Uns são perdidos por culpa do clube, outros da torcida e alguns por problemas do atleta, mas o fato é que o Corinthians é um verdadeiro moedor de talentos.

E como solucionar isso?

Hoje, com a situação financeira desesperadora do clube, a diretoria está sendo obrigada a apostar na base. E já temos um retorno quase imediato de alguns nomes: João Victor, Raul, Piton e outros se mostram capazes de fazer parte do elenco.

Mas esse ainda não é o melhor modo de aproveitar a base em um time gigante como o Corinthians. A base não pode ser a salvação, ela precisa ser o estoque.

Cauê é o melhor exemplo do problema de ter que “apostar tudo” na base. É óbvio que ele ainda mostra algumas falhas no seu jogo, por ter 18 anos, não ter o físico ideal e ser seu primeiro ano como profissional. Com um atacante titular, ele só precisaria entrar em jogos menores, no segundo tempo e tanto a torcida quanto o treinador teriam muito mais paciência com o garoto.

Mas se alguns desses nomes forem vendidos e a situação financeira do time melhorar, chegaremos no balanço ideal que é: os jovens precisam jogar? Sim, mas eles também precisam de estrutura . De outros nomes que tirem a pressão. E o reinvestimento precisa ser feito em nomes absolutos.

No elenco atual temos alguns exemplos disso. Fagner é um lateral-direito absoluto pros padrões brasileiros. Pra que investir em um reserva como o Michel Macedo, com um salário altíssimo? A vaga de reserva já deveria ser de um jovem desde sempre.

A única coisa que Cafu, Natel, Ederson, Sidcley, Otero e Cazares fizeram em 2020 foi tirar minutos de jovens da base que, mesmo que fossem mal, seriam mais baratos e promissores. Porque esses atletas também não jogaram bem e ainda custaram dinheiro que o clube não tinha.

Não podemos e nem precisamos contratar “apostas” todos os anos. Nomes como Camacho, Matheus Jesus, Marllon, Michel, Everaldo e etc, os jogadores pra “fazer elenco”. Um time sustentável mantém uma base de jogadores titulares, a maioria dos reservas são oriundos da base e são maturados sem pressão. Os jovens que se mostram diferenciados pulam a fila, aparecem como titulares e são vendidos. O dinheiro é reinvestido então em jogadores pontuais e de alto nível.

Quem melhor fez isso nos últimos anos foi o Flamengo.

Vendeu bem suas grandes promessas e reinvestiu o dinheiro em jogadores que dominam a nível Brasil: Pedro, de Arrascaeta, Gerson e cia. Enquanto o Corinthians, em 2016, investiu R$28 milhões em Giovanni Augusto, Marlone e Guilherme, o Flamengo investiu R$22 milhões em Everton Ribeiro. Pagamos R$19 milhões pelo Ramiro. O Flamengo pagou R$23 milhões pelo Bruno Henrique.

O caminho pra sustentabilidade e bons elencos no Corinthians está traçado. Já vimos que a base não é pior do que os jogadores comuns que contratamos todos os anos. Que se transformem em grandes vendas e o fim dos “pacotões”. O dinheiro que entrar precisa ser direcionado para as dívidas e depois com contratações pontuais e absolutas. Essa é a oportunidade perfeita para mudar uma vez por todas.

Responder ao post do Luke

Réplicas desse post

Foto do perfil de Felipe

Felipe 135 posts

@felipe.souza117 em 10/05/2021 às 22:45

Mateus Araújo
Pedrinho também

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Argentina está lembrando muito o Palmeiras nessa copa

    Última resposta há 52 segundos por ROZEVAN FERREIRA SANTOS

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Os Simpsons vão acertar de novo?

    Última resposta há 2 minutos por Renan Monteiro

    18votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Izaac Corleon

    Tive uma ideia GENIAL, vocês precisam ver

    Última resposta há 2 minutos por Reinaldo Xavier

    56respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Corinthians 2012 x Argentina 2022 sem clubismo kkkkkk

    Última resposta há 4 minutos por ANDRE MATOS CARDOSO

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Dos crimes cometidos contra o clube, e dos crimes omissivos

    Última resposta há 4 minutos por Jefferson nunes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Soares

    O Carlos da Safiel tem que criar um candidato para a eleição

    Última resposta há 5 minutos por Joseph Schwalk Dias

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 6 minutos por Derik Martins

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Pergunta sobre Fatal Models...

    Última resposta há 6 minutos por Joseph Schwalk Dias

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 7 minutos por Corneta .

    30respostas

    acessar o tópico