x

Post de Armando Saquetti no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Meus parabéns!

Tenho 71 anos e meu acervo vem desde 1977.

Também vivi a fase do jejum mas nada me fez abdicar dessa paixão chamada Corinthians. Abs.

em Bate-Papo da Torcida > Revirando as coisas antigas do meu avô, encontrei um acervo sobre o...

Em resposta ao tópico:

Fala aí rapaziada? Tudo suave?

Sou um cara que quase não acessa esse site e nem me lembrava que tinha conta, mas me senti na obrigação de postar aqui o que encontrei revirando as coisas do meu avô.

Meu vô era um corintiano fanático e é o motivo de eu ser também. Nasceu nos anos 30 e viu uma época sensacional do time quando jovem, mas também sofreu muito no jejum que se seguiu. Ele mesmo dizia que a paixão só aumentou à medida que o tempo foi passando. 1977 foi libertador pra ele que quase morreu do coração, viveu todas as glórias que vieram depois e quis o destino que não estivesse aqui em 2007, no pior momento. Enfim, um puta corintiano.

Nesse fim de ano passei na casa dele e revirando a bagunça encontrei várias coisas interessantes sobre o Corinthians. Lá vai...

Revista do Corinthians edição especial (Comemoração dos 30 anos do clube)

Essa aqui é a mais antiga e interessante. No primeiro texto uma parte me chamou atenção:

“Sem dúvida, a estrada a ser percorrida é muito mais longa do que a que já ficou para trás. Por isso os corintianos devem ter em mira somente um objetivo: o progresso contínuo do clube de seu coração, para orgulho completo dos corintianos de ontem, hoje e amanhã”.

Esse texto é de autoria de um historiador chamado Antonio de Almeida que também escreveu os versos de uma valsa chamada “Corinthiana” que tá mais pra frente na mesma revista:

Um poema meio meloso sobre o Corinthians, tri-tri-tri em referência aos paulistas de 22-23-24; 28-29-30 e o de 37-38-39. Embaixo a foto do provável mais jovem sócio do clube:

Autoexplicativo:

A revista fala de tudo e obviamente direcionada aos sócios que na época, como a própria destaca, tinham participação ativa do gerenciamento e futuro do clube. Tem matéria sobre atletismo, basquete, natação, polo, remo, vôlei...

Tem uma parte dedicada ao Neco, primeiro ídolo absoluto do Corinthians:

“Dezoito anos de devotamento ao seu clube, a que dedicou o máximo de suas energias, o melhor de sua mocidade e toda sua existência. “diz a revista sobre Neco, “O Infatigável”.

Enfim muita coisa interessante para quem curte a história do clube, daria até pra falar em outros tópicos.

A revista encerra lembrando que o Corinthians tem 11, o Palestra apenas 7...

Pôster Campeão Paulista de 1951:

O tempo não fez bem a este aqui. Pesquisei um pouco (bem pouco) e não encontrei nenhuma imagem igual, então talvez seja única? Não tenho certeza mas não se enganem, não estão usando faixas de campeão, como era comum na época, apesar de parecer.

Em pé: Cabeção, Touguinha, Lorena, Idário, Julião, Murilo

Ajoelhado: Claudio, Luizinho, Baltazar, Jackson, Colombo

Eu chuto que é no PSJ, mas não tenho certeza. Por conta da escalação e o local, acredito que esse jogo foi Corinthians 1 x 1 Portuguesa Santista (30/12/1951) Gol de Baltazar.

Revista Stadium Corinthians Campeão de 1951 (Edição Número 1):

Novamente digo que pesquisei bem pouco sobre tudo que estou mostrando, portanto, não achei quase nada sobre essa aqui. A ideia era ser uma revista quinzenal e o nome acredito que faça referência a uma famosa revista portuguesa dos anos 40. Sei que teve uma revista oficial do Corinthians nos anos 50, mas acredito que não tenha relação. Enfim, não sei nem se ao menos existiu a edição número 2...

Falando um pouco sobre a campanha do título:

Enfim, tenho bem mais pra mostrar mas esse tópico já tá gigante então faço em outras oportunidades.

Para quem ficou até o final, que duvido que sejam muitos, e é amante do futebol brasileiro, achei isso também:

Álbum de figurinhas Brasil Campeão Mundial de 1958(!) Completo(!)

Esse deve valer uma grana federal

Corintianos do elenco: Gilmar (ou Gylmar?) e Oréco.

Pelé é citado como “Uma das mais risonhas promessas de nosso futebol”.

Interessante que o massagista e o preparador físico estão aqui também.

Bom, é isso que tenho pra hoje.

Abraço, vai Corinthians!

Responder ao post do Armando Saquetti

Réplicas desse post

Foto do perfil de Conrado

Conrado 13 posts

@bolacha66 Apoiador em 27/12/2021 às 10:38

Parabéns a você também Armando. Os mais novos precisam da sabedoria e da história de grandes corintianos como você. Abraço.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Bruno C.

    Agora sim, vamos ser justos. Seleção tá jogando bem

    Última resposta há 33 segundos por Bruno C.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 48 segundos por Rocky

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Bagre Tiago não entra mais no time

    Última resposta há 1 minuto por Elnatã Nascimento

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 1 minuto por Thiago Augusto

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elnatã Nascimento

    Vamos gente, eu quero mais tópicos de qualidades...

    Última resposta há 2 minutos por Roblox Neto

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 2 minutos por Tulio Melo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 3 minutos por mauricio randi

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clilson Assis

    Melhor vender o PSJ pra abrir um presídio

    Última resposta há 3 minutos por Jefferson nunes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juan Sebastian veron

    Que várzea essa Escócia hein

    Última resposta há 3 minutos por Tom

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 4 minutos por Nicholas Cunha

    57respostas

    acessar o tópico