x

Post de Rodriguez no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Que linda.

em Bate-Papo da Torcida > Corinthians e a camisa grená

Em resposta ao tópico:

Corinthians e a camisa Grená

Você sabe a história por trás dessa camisa criada em 2011 pela Nike?

Em 21 de julho de 1948, o Corinthians enfrentou o Torino, da Itália, em um amistoso no Pacaembú. O jogo marcou a despedida entre os dois clubes que haviam construído um forte laço de amizade. Isso porque, em 1914, as equipes já haviam feito duas partidas bem disputadas em São Paulo, ambas com vitória dos italianos.

Em 1948, o resultado foi diferente. Já com alguns nomes que formariam a base do nosso super timaço, o mais forte no cenário estadual da década de 1950, como Baltazar e Cláudio, o Corinthians derrotou os italianos por 2x1, com gols de Baltazar e Colombo. Na ocasião, o Timão foi um dos poucos times a derrotar o ‘Gran Torino’, era assim que a equipe italiana era conhecida na época. Em 1948 o time de Torino era a sensação da Europa e formava a base da seleção italiana para a Copa de 1950, que viria ser realizada no Brasil. Entre 1942 e 1949, eles venceram todos os Campeonatos Italianos, além da Copa da Itália. Um ano após a visita ao Brasil. No dia 4 de maio de 1949, após deixar a cidade de Lisboa rumo a Turim, o avião que levava os jogadores e a comissão técnica, chocou-se contra a Basília de Superga, já na cidade italiana, protagonizando a 'Tragédia de Superga', o acidente tirou a vida de todos os jogadores do time, além de membros da comissão técnica, tripulantes e jornalistas.

Corinthians 2×1 Torino
21 de julho de 1948
Estádio do Pacaembu
Amistoso Internacional
Corinthians: Bino, Rubens, Belacosa, Palmer, Hélio, Newton, Cláudio, Baltazar, Severo (Edélcio), Ruy e Colombo. Técnicos: Cláudio/Hélio/Servílio.

Torino: Bacigalupo (Bani), Ballarin, Tomá, Grezar, Rigamonti, Martelli, Menti, Castigliano, Gabetto, Mazzola e Ferraris. Técnico: Leslie Lievesley.
Gols: Baltazar (43′), Colombo (70′) e Gabetto (81′)

No dia 8 de maio, quatro dias após o acidente, o Corinthians entrou em campo contra a Portuguesa com uma camisa grená, em homenagem às cores do Torino. Em 2011 o Corinthians relembrou às cores da Equipe italiana e criou a III camisa na cor grená. Essa camisa venceu o título de ‘mais bonita do mundo’. Legal, né?

Vai, Corinthians! (:

Responder ao post do Rodriguez

Réplicas desse post

Foto do perfil de Flávia

Flávia 37.557 posts

@flavia.sccp em 08/10/2022 às 15:27

Muito linda

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Juan Sebastian veron

    Que várzea essa Escócia hein

    Última resposta há 3 minutos por Marcello K.

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Milagre, a seleção está jogando bem

    Última resposta há 4 minutos por Marcello K.

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Brasil parece o Arsenal das seleções

    Última resposta há 5 minutos por Elnatã Nascimento

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 16 minutos por O tuga

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 36 minutos por Schimidt

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 38 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    75respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 41 minutos por sergio trovo

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cesar Neves

    CORINTHIANS: Memphis pode entrar para galeria se vencer na Copa do Mundo

    Criado há 43 minutos por Cesar Neves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 1 hora por Vinicius

    51respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Esse juiz do jogo Brasil x Escócia tá mal-intencionado

    Última resposta há 1 hora por VIÚVA VP

    2respostas

    acessar o tópico