x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Dá pra resumir em: Argentina prevê suspensão da pena para réu primário com pena menor que 3 anos. Provavelmente o que vai ocorrer.

em Bate-Papo da Torcida > Caso Garro: Um olhar jurídico

Em resposta ao tópico:

Tive o cuidado para estudar como funciona o processo penal argentino, até porque é minha área.

O fator de maior diferença é quanto ao sistema. Lá funciona o acusatório, que privilegia a vítima e a celeridade da fase probatória. Do mais, o mesmo.

Então vamos aos fatos:

- A culpa: Ela se caracteriza por displicência, imperícia e imprudência. No caso do álcool, ele pode ser uma agravante, que poderia se comparar, em matéria de pena, ao dolo (intenção de matar, por exemplo). Na Argentina, pela quantidade ingerida, não se aplica.

Pelas primeiras informações, Garro fez uma manobra imprudente, que levou ao choque, ao acidente. Ele não negou o fato, e nem abandonou a cena. Isso conta como cooperação para o inquérito e pode ser levado em conta. Também há a questão do réu primário. Mais um fator atenuante.

- O homicídio: A vida é bem indisponível. Aqui, na Argentina e em quase todo país do mundo. O que vai ser levantado no fato em questão é:

A) Se a vítima estivesse de capacete teria evitado o óbito? A velocidade com que vinha o veículo do Garro seria suficiente? Tem que se levar em conta a desproporção dos dois veículos.

B) Se o veículo da vítima estava sem as luzes, o acidente poderia ser evitado? Há imprudência também da vítima nesse caso, se comprovado a falta de requisitos de segurança para manusear o veículo.

Ao meu ver, é iminente a condenação de Garro. O que falta saber é:

A) o crime em que será enquadrado

B) a pena aplicada

C) o regime de cumprimento (execução).

Acredito que se comprovada as atenuantes (a culpa recíproca), levado em conta a postura de Garro e sua primaria penal, deve se aplicar pena branda em regime aberto, ou semi aberto (o que dificultaria a permanência no Brasil).

A questão civil, indenizatória acaba contando indiretamente.

Responder ao post do Daniel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Magno

Magno 3.035 posts

@magno.amoreira em 06/01/2025 às 17:11

Na verdade será cumprimento em regime aberto, ou semi aberto adequado

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Filipe Silva

    RIP Futebol

    Última resposta há 8 segundos por Chato do Forum

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor P.

    Se isso é falta, pode acabar o futebol

    Última resposta há 10 segundos por Eduardo Rodrigues

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 25 segundos por Sammyr Abdala

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius

    Conhecem esse zagueiro da Escócia?

    Última resposta há 33 segundos por Jordan Marques

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 44 segundos por Enzo

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Meanest Flavor II

    Brasil x Escócia - Comente aqui!

    Criado há 53 segundos por Meanest Flavor II

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Falta claríssima. Não sei o porquê do choro aqui

    Última resposta há 1 minuto por Filipe Silva

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de VIÚVA VP

    Vinicius Júnior ou Pelé?

    Última resposta há 1 minuto por JaoPdrn

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Anular esse gol é vergonhoso

    Última resposta há 1 minuto por CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Testomaster da Fiel

    Neneca escocês

    Última resposta há 2 minutos por Zebedeus .

    5respostas

    acessar o tópico