x

Post de Fiel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nada do que eu disse justifica você dizer que não sei a diferença entre a posição/função lateral de quem executa essa função, o lateral (jogador).

O que acontece é que estou falando que o jogador responsável pela marcação dos lados do campo será efetivamente o lateral do time independente do nome que você invente para a função. O rótulo você pode inventar um novo, a função vai existir sempre a não ser que como eu já disse, algum time opte por não marcar dos lados.

Na sua opinião se o Ramon escalar 4 zagueiros e nenhum dos laterais de ofício do time, você dirá que o time jogou sem lateral e eu direi que jogou com zagueiro improvisado na lateral.

Você estará se referindo ao jogador que joga de lateral.
Eu estarei me referindo a função efetiva em campo.

em Bate-Papo da Torcida > Pergunta para os especialistas em tática

Em citação ao post:

A lateral é uma coisa. O lateral é outra. Enquanto não entender essa diferença, vai sempre achar que tanto faz.

O lateral joga aberto e PODE apoiar por dentro, como gostam os treinadores em sua maioria hoje. O ala se quiser apoiar por dentro, vai embolar com os meias porque pra ter ala, inevitavelmente você vai ter mais gente por dentro e muitíssimo improvável que tenha 3 atacantes. Ou seja, não vai ter gente apoiando por fora a não ser que um dos atacantes, caso seja um 3-5-2, por exemplo, abra pra puxar marcação.

3-4-3 não tem ala nem lateral. 4-5-1 tem ala e lateral. No 4-4-2 de Abel tem dois laterais sendo que um fica disfarçado de meia Hahahaha

No 4-5-1 que tem lateral e ala, muitas vezes, como citei com Carille, ou se opta pelo jogador canhoto do lado direito pra cortar pra dentro na hora do chute e (ou) fazer o 1-2 com o centroavante e concluir a gol. E aí nesse caso, o lateral até apoia; ou o ala se desdobra fisicamente e faz a função de ala E de ponta, pois ocupa a faixa lateral do campo no setor ofensivo e consequentemente impede o apoio do lateral. Senão, apenas um adversário marca os dois.

Se fossem a mesma coisa, veríamos treinadores alternando esquemas com tranquilidade e sucesso e isso está LONGE de ser uma realidade. Quando testado na posição de ala, Fagner nunca foi tão bem quanto como lateral. Porque não tem o 1x1. Já Marcelo, nos tempos de Real Madrid, ou Sorin nos tempos de Cruzeiro, pareciam pontas do tanto que apoiavam. Ambos eram listados como laterais apenas por distração pois a parte defensiva, que é OBRIGAÇÃO do lateral, que lembre: é jogador de DEFESA (ala é do MEIO), nenhum dos dois jamais teve. Marcelo como lateral na Seleção nunca foi bem, né? Rsrsrs

Responder ao post do Fiel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Fábio

Fábio 12.209 posts

@fabiomcbaltz em 01/02/2025 às 11:19

Também não mas enfim, eu já disse o que tinha pra dizer e talvez não tenha sido claro ou talvez você não tenha entendido ou talvez tenha e realmente discorde. Rsrsrs

Como última tentativa, direi que a FUNÇÃO só existe se ela é EXERCIDA. (As maiúsculas não são gritos, tá? É porque nunca acerto colocar negrito aqui rsrs) Se Ramon escalar um zagueiro nA lateral do campo ele só vai jogar comO lateral se ele marcar, apoiar (seja para o dentro ou por fora), fazer a ultrapassagem no caso do ponta fechar e etc. O lateral não se basta em marcar o lado do campo. Rsrs

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    Neymar hoje, corre menos que Ronaldo de 2009 no Timão

    Última resposta há 37 segundos por F. FZZ

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    13 milhões vendo o jogo de Portugal na caze

    Última resposta há 41 segundos por F. FZZ

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guto Maket

    Neo Química Arena - Difícil fazer isso?

    Última resposta há 58 segundos por Edison Santiago

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Acho que até o Neymar sem joelho se movimenta mais que o CR7

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Oliveira

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    É hoje!

    Última resposta há 2 minutos por F. FZZ

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fubá Pistola

    Após eliminação, Croácia anuncia novo técnico

    Última resposta há 3 minutos por Fernando Oliveira

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    André Ramalho já jogou com Haaland antes de defender o Corinthians

    Última resposta há 3 minutos por Fernando Oliveira

    38respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marco tiberio

    Corinthians

    Última resposta há 4 minutos por Nightmare

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Silvano

    Kane é mais completo que o Haaland!

    Última resposta há 6 minutos por Adriano A

    46respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gumercindo Aguiar

    Querem mesmo comparar Cr7 com Neymar KKKKK

    Última resposta há 6 minutos por Daniel Soares

    27respostas

    acessar o tópico