x

Post de Fabiano no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

União pela Revolução Corinthiana

Quem visita hoje o Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge, pode ver, logo em sua entrada, acima da foto dos Fundadores, a expressão em latim “Per aspera ad astra”: pelo caminho das árduas lutas é que se chega às glórias.

Em maio de 1910, o mundo vivia sob a sombra do apocalipse com a passagem do cometa Halley, que cruzava o céu e aterrorizava a população. Cientistas especulavam que a Terra poderia ser varrida por uma nuvem tóxica vinda da cauda do astro. Havia quem estocasse água, rezasse ou simplesmente esperasse o fim. Mas, enquanto o céu era ameaçador, na terra firme cinco operários já arquitetavam um começo. Um clube. Um ideal. Um time para representar aqueles que jamais deveriam pisar nos salões da elite futebolística.

Ali, no chão de barro da várzea, brotava o embrião de uma revolução popular. Era o início de tudo. Um gesto de teimosia, um grito contra o fim: o Corinthians nascia quando tudo parecia prestes a acabar.

Nosso primeiro Estatuto já registrava, documentalmente, que não seríamos apenas um time de futebol, mas sim uma instituição popular, cultural e poliesportiva. Dentre os artigos ali registrados, constavam três pilares revolucionários para a época: (i) a intenção de se tornar um clube poliesportivo, com prática de outras modalidades além do futebol; (ii) a criação de uma biblioteca voltada aos associados; e (iii) a abertura do clube a todas as raças, nacionalidades e religiões – algo radical numa sociedade elitista e excludente.

Desde sua fundação, o Clube é um manifesto: o Corinthians não surgiu apenas para jogar futebol, mas para educar, integrar, unir. E é por isso que nada nunca nos foi – ou será – entregue de graça, sem luta.

As inúmeras histórias de dificuldade – financeiras, esportivas, políticas – nos forjaram na batalha. Os Deuses do Futebol estão constantemente nos testando, e a nossa missão é superar qualquer obstáculo que se atreva a ficar no caminho do Corinthians.

É a Mística Corinthiana, meus caros.

Há quem tente explicar essa mística com números, estatísticas, títulos, jogadas ou jogadores. Mas tudo escapa. Tudo falta. O que move o Corinthians está nas ruas, nos gritos da arquibancada, no aperto no peito ao ver o manto preto e branco, ao comemorar com um desconhecido no momento do gol. É mais que paixão. É um elo invisível. Religioso.

Lourenço Diaféria, em seu livro Coração Corinthiano, talvez tenha sido quem chegou mais perto de uma definição precisa dessa Mística: “Se a árvore se conhece pelos seus frutos, é das raízes que os frutos e toda a árvore se alimentam. Quem quer que tente explicar ou entender a ‘mística corinthiana’, ou que outro nome tenha essa paixão, esse arrebatamento, esse fenômeno singular que os próprios corinthianos, muitas vezes por não poderem explicar-se a si próprios, chamam de ‘religião’ – no sentido de algo que os religa a uma aspiração maior e coletiva (…) – quem quer que adentre no labirinto desse ‘mistério’ brumoso em busca da luz da revelação irá encontrar, na raiz de tudo: o povo.”

Aqueles que se acham donos do Corinthians querem mais é que a torcida fique desunida, em uma guerra polarizada, defendendo “A” ou “B”. Enquanto isso, o Corinthians sangra, e eles continuam usurpando o Clube como se tivessem direito a alguma contrapartida por serem Conselheiros ou Conselheiros Vitalícios. O Corinthians não é de vocês. É do povo. É de todos nós!

É momento de nos unirmos para lutar pelas pautas do manifesto da Revolução Corinthiana: (i) Fiel Torcedor com direito a voto; (ii) Reforma do Estatuto; e (iii) Punição e responsabilização de todos aqueles que deixaram dívidas em suas gestões.

Torcedor “comum”, torcedor de organizada, associado do Clube: precisamos incorporar o Corinthianismo para brigar, não por indivíduos, mas pelo Corinthians. É momento de o Povo Corinthiano invocar a mística e SE LIGAR, SE RELIGAR, SE UNIR pela Revolução Corinthiana.

VAI CORINTHIANS, sempre!

em Bate-Papo da Torcida > Revolução corinthiana

Responder ao post do Fabiano

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Gavião Mascote

    Café do setorista é um dos caras mais inteligentes do YOUTUBE

    Última resposta há 40 segundos por Jorge Rise Salomão Virulilo

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 41 segundos por José Carlos Marques

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 43 segundos por ems frr

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marco Antônio Barros

    Naming Rights CEF

    Criado há 1 minuto por Marco Antônio Barros

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 1 minuto por Pedro Henrique

    71respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    E o Senador Romário segue papocando o nosso dinheiro

    Última resposta há 2 minutos por corinthiano fiel753

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ezequiel Wailer

    🚨 SAFiel tem mais Assinaturas que o Sócio Torcedor

    Última resposta há 2 minutos por Kauê Zambelli

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 2 minutos por Bruno Henrique

    85respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 4 minutos por Luciano Mesquita Matos

    47respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Venezuela

    Última resposta há 4 minutos por Daniel Soares

    6respostas

    acessar o tópico