x

Post de Mateus no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Muito boa explicação. Obrigado

Quais seriam os pontos falhos ou riscos ainda em aberto, na sua opinião?

em Bate-Papo da Torcida > SAFIEL: me convençam (e a todo torcedor desconfiado com razão)

Em citação ao post:

Me parece que está mal-informado sobre o projeto. Os organizadores são oriundos dos maiores doadores da Vaquinha que se juntaram este ano para propor um solução para uma gestão profissional do futebol (não do clube).

Não sei de onde tirou que eles apoiaram o Augusto Melo já que eles nem são sócios do PSJ para ter alguma participação direta (ou indireta) na eleição que foi em 2023.

Também parece que você não chegou a ver nenhuma das muitas entrevistas que eles já concederam, algumas com quase 3 horas de duração, para vários canais no YouTube onde eles explicaram exaustivamente sobre o funcionamento.

Mas vamos ao ponto da arrecadação onde eles começaram o projeto, no início do ano, onde existiam várias categorias de cotistas baseado no valor do investimento. A maior categoria contava com até 10 investidores individuais dispostos a colocar R$ 76 milhões cada (metade do objetivo inicial que era de R$ 1,5 bi) e a menor para até 250 mil a R$ 2 mil cada. Havia outra para organizadas para até 50 mil membros a R$ 50 cada.

Eles atualizaram para uma cota única de R$ 200 para até 300 mil CPFs separados em 2 grupos: o primeiro para comprar até 10 cotas (R$ 2 mil) e o segundo para comprar até 1,8% do total (máximo de R$ 20 milhões). Estes grupos terão direito a voto para eleger conselheiros.

O terceiro tipo é voltado para empresas (CNPJ) sem limite de valor porém sem direito a voto. Um exemplo, seria a Fatal Model que havia oferecido uma ajuda de R$ 200 mi para tirar o Timão do buraco mas que foi rejeitado por conta da 'imagem'.

A viabilidade financeira obviamente eles têm a partir do levantamento de interesse baseado nos grandes doadores da Arena que, segundo eles, estariam dispostos a investir até 10 vezes mais que doaram. Me tomo como exemplo que doei para a Arena e pretendo investir nesta proporção por conta da valorização inevitável.

Entre as primeiras ações está a quitação à vista da dívida da Arena e acordos para pagamento das demais dívidas de impostos e judiciais. Atualmente esta dívidas crescem na razão de R$ 1 milhão diários geométricos, ou seja, mais de R$ 400 mi este ano. O clube fatura cerca de R$ 1 bi anuais com uma dívida de R$ 400 mi, ou seja, um líquido de R$ 600 mi. Pagando a dívida, tudo que entrar (R$ 1 bi) será investido no futebol que consequentemente será refletido na valorização de cada cota. Se o futebol entra na gestão profissional, o faturamento deve aumentar significativamente com novos e melhores patrocínios, 'naming rights', etc.

Responder ao post do Mateus

Réplicas desse post

Foto do perfil de Sérgio

Sérgio 1.428 posts

@sergio.ohno em 24/10/2025 às 11:54

O projeto é profissional organizado por empresários bem-sucedidos. Ele coloca o clube numa posição que só será recusada por total irresponsabilidade da Diretoria atual já que ainda não depende de aprovação do Conselho (já que está previsto nos estatutos).

O que a SAFiel está solicitando é apenas a permissão do clube para avaliar as propriedades do futebol do clube incluindo seus ativos e, principalmente, as dívidas atuais e seus contratos. Ou seja, não se está pleiteando implantar uma SAF primeiro para ver o que vai dar.

Uma vez feito este levantamento, a SAFiel abrirá o período de reserva de cotas para CPFs que preserva os interessados de efetivar qualquer repasse de valor antes da definição do clube.

Encerrada as 2 etapas eles incluem as empresas interessadas que já devem ter manifestado interesse e o valor total do aporte inicial será fechado.

Só com este número em mãos é que a decisão passa por aprovação dos sócios do clube se o Conselho Deliberativo colocar para votação numa Assembleia Geral Extraordinária. Ou seja, até aí risco nenhum para o clube nem para os investidores.

Uma vez aprovada começa a etapa onde os cotistas vão ter que depositar os valores das cotas e, paralelamente, é organizada a assembleia dos cotistas para eleição dos Conselhos para, em seguida, começar a fase de contratação do CEO e demais profissionais que irão dirigir a parte administrativa e também a parte esportiva. A previsão deles é completar estas etapas em até 6 meses, ou seja, seria para a segunda janela do ano que vem quando poderiam fazer as contratações para o elenco já com a maioria das dívidas quitadas.

Riscos sempre tem mas do lado do clube onde podem simplesmente recusar, ou mesmo retardar, a abertura das informações do levantamento inicial. Depois passa pelo presidente do Conselho Deliberativo colocar em votação para só depois convocar uma Assembleia Geral (daria tempo de colocar na próxima prevista para novembro). Chegando nos sócios me parece que passa já que, se o clube quebrar, eles podem ser responsabilizados pelas dívidas. O problema, obviamente, é o tempo de demora em aprovar a parceria que pode resolver a questão da dívida em 6 meses.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Anão Ramalho

    (OFF) Cornelius vs Xhaka

    Criado há 2 minutos por Anão Ramalho

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Roberto de Vasconcellos

    A Intervenção no Corinthians já aconteceu

    Última resposta há 1 minuto por Robson Gualda

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Situação financeira no SCCP é tão grave que

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Martins

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Será um sinal? Eu ouvi um amém?

    Última resposta há 2 minutos por Luiz Henrique

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 2 minutos por Eduardo Miranda

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Em clima de Copa do Mundo, vamos rir um pouco

    Última resposta há 2 minutos por Mathiers

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 3 minutos por F. FZZ

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor Quaresma vitao

    Miguel moscardo é craque muito habilidoso sub 17 do Corinthians só tem craque..

    Última resposta há 3 minutos por Headbanger Fiel

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 39 minutos por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 4 minutos por Detetive da fiel

    21respostas

    acessar o tópico