x

Post de RC no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Bidon de ponta?

Cara, se você quer um ponta, temos o dieguinho, agora você quer colocar um meia lento na ponta?

Ai não tem como não perceber que você não manja de futebol

em Bate-Papo da Torcida > Provável Escalação do GE - Mesma formação ou teremos um 4-3-3 puro?

Em resposta ao tópico:

Vou falar uma coisa aqui e talvez eu apanhe:

Hoje eu quero ver o Bidon de ponta, como a imagem remete.

Não de meia burocrático, não de “ajuda na construção box-to-box”, não de jogador bonitinho circulando no meio.

Ponta mesmo. Aberto na direita, trazendo pra dentro e incomodando.

O moleque tem recurso pra isso. Tem drible curto, pensa rápido, finaliza bem e não treme com a bola no pé. E tem um dado curioso: nas poucas vezes (6) em que apareceu como ponta direita, produziu quase o mesmo que produziu em muito mais jogos por dentro (1 gol e 1 assistência). Como meia central (46 jogos 2 gols e 4 assistências), como meia atacante (25 jogos, 1 gol e 2 assistências).

Lingard já é ponta esquerda de ofício, apesar de ter muito jogo como segundo atacante e ponta direita e também bons números, a área dele é a ponta esquerda.

Então fica a pergunta:

Será que a gente não está prendendo o Bidon no lugar errado?

Porque olha o cenário:

Lingard na esquerda.
Bidon na direita.
Yuri no meio.
Garro armando e defendendo como um bom argentino raçudo com alma de corinthiano. Voltando marcar lembra a raça do Mascherano.

André e Raniele mordendo.

Isso não é invenção de videogame. Isso é o básico que o Corinthians não faz há tempos:

Dois lados do campo funcionando.

A última vez que bateu aquela sensação de “opa, esse ataque tem cara” foi no fim de 2022: Róger Guedes de um lado, Mosquito/Adson do outro e Yuri no meio. Não era o Barcelona, mas tinha lógica. Tinha ponta. Tinha profundidade. Tinha bola chegando no 9.

Hoje teríamos Lingard que é equilibrado com Roger Guedes em questão de números, mesmo eu achando que joga menos bola.

E na direita Kaio César, extremamente superior a Mosquito/Adson. Ou como falei, Bidon. Bidon de ponta pode nos surpreender.

Do 4-3-3 do VP em 2022 pra cá, parece que o Corinthians ataca sempre meio torto, meio amassado, dependendo de uma jogada salvadora.

Hoje eu quero ver outra coisa.

Quero ver se o Diniz vai deixar o Bidon ser ponta que pensa, não meia engessado.
Quero ver se o Lingard vai dar amplitude do outro lado.
Quero ver se o Garro vai parar de ter criar próximo ao gol sozinho.
Quero ver se o Yuri vai receber bola de frente para o gol, na corrida diagonal, não tijolo brigado no meio de dois zagueiros.

Não estou dizendo que vai dar certo.

Mas se o Bidon encaixar aberto pela direita, o Corinthians ganha uma coisa que anda rara:

Um ataque com desenho.

E aí muda a conversa.

Porque o Corinthians pode até jogar mal. Pode errar gol. Pode sofrer.

Mas quando entra com dois pontas, um 9 e gente chegando perto da área, pelo menos entra com cara de time grande.

E faz tempo que a gente não vê isso por aqui.


Responder ao post do RC

Réplicas desse post

Foto do perfil de Willian

Willian 129 posts

@willian.correia2 em 06/05/2026 às 13:04

Você está confundindo ponta com corredor. Por pensamento igual o seu que consideram Vini Jr. Craque.

Ninguém está dizendo que o Bidon é ponta de velocidade, irmão. A questão é justamente outra:

-> ponta não é só o Dieguinho correndo no fundo. Existe ponta associativo, que joga por dentro, pensa rápido e cria. Olise, Mahrez, Bernardo Silva, Ziyech… nenhum deles viveu de velocidade pura.

O ponto é simples, nas poucas vezes em que o Bidon jogou aberto pela direita, produziu mais por jogo do que preso no meio.

Então talvez a pergunta não seja “ele é veloz? ”, mas “por que estamos deixando um cara tão técnico e perigoso longe da área? ”

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 22 segundos por Hilton Lima germano

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Dembélé irá ser bola de ouro

    Última resposta há 28 segundos por marselo

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    O camisa 9 que o Corinthians necessita!

    Última resposta há 59 segundos por marselo

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Acorda, Marcelo Paz!

    Última resposta há 3 minutos por Thiago Sccp

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lincoln Padre

    Off topic: Romero maior artilheiro de sua seleção

    Última resposta há 4 minutos por Goku Corinthiano

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Incrível! Homenagem Democracia corinthiana em Atlanta EUA

    Última resposta há 6 minutos por Daniel Soares

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gladston Meneses

    Invasão Corinthiana

    Última resposta há 8 minutos por Joseph Schwalk Dias

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Igor Alves

    Falta pouco

    Última resposta há 8 minutos por Joseph Schwalk Dias

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Augusto Sousa Silva

    Arrascaeta hahahahah

    Última resposta há 8 minutos por Daniel Soares

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ROSANA RSN

    Que França é essa?

    Última resposta há 9 minutos por Ricardo Calheiros da Silva

    27respostas

    acessar o tópico